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E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 19 nov 2013, 16:09
por kikonc30
Boas pessoal, ando com a sensação que o meu carro não puxa como deve ser!

Em baixas, e ao arrancar numa subida um pouco íngreme tenho de puxar consideravelmente pela primeira, para que, quando meter segunda esta não entrar atrasada e consequentemente morrer, se é que me entendem!!!

O carro em andamento em auto estrada anda bem, com bastante facilidade aos 200 e sem muito stress acima disso.

O turbo não "assobia", e o carro não deita fumo de nenhuma cor e intensidade que preocupe.

Qual será o stress?

Algum sensor, mediador de massa de ar, geometria do turbo?

Se algum tiver este motor, e a mesma sensação do que eu, que opine!!!

Cumprimentos

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 19 nov 2013, 19:56
por husky
Liga ao DIS ou INPA para ver se tens algum erro...

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 19 nov 2013, 22:27
por Melodies
Ou só puxa a partir das 1500rpms ?

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 20 nov 2013, 11:23
por kikonc30
Melodies Escreveu:Ou só puxa a partir das 1500rpms ?

Penso que só ás duas mil é que sinto o turbo, mas não tenho a certeza.

Agora imagina arrancar a subir, tenho que puxar aí pelo menos até as 2.500 3.000 para a segunda não morrer... Não acho muito normal, com a minha Clio 1.5 dci, arranco na boa em 1 e sem puxar muito meto segunda e o carro mantém um desenvolvimento linear e bastante disponível, obviamente dentro da potência do carro, claro.

Não sei se é por ser um 1.5 de 2 lugares, em que o motor seja mais "esperto" e carro leve...

Agora o E90 é um 2L com 163cv, acho que não desvia sentir esta "dificuldade"...


Cumps

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 20 nov 2013, 17:44
por Melodies
Eu sinto o mesmo mas o meu é uma Touring, tenho a mesma "dificuldade" em subidas íngremes...

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 20 nov 2013, 21:33
por kikonc30
Melodies Escreveu:Eu sinto o mesmo mas o meu é uma Touring, tenho a mesma "dificuldade" em subidas íngremes...

Com o mesmo motor?

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 20 nov 2013, 23:29
por Melodies
kikonc30 Escreveu:
Melodies Escreveu:Eu sinto o mesmo mas o meu é uma Touring, tenho a mesma "dificuldade" em subidas íngremes...

Com o mesmo motor?
Yes Sir

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 20 nov 2013, 23:38
por kikonc30
Melodies Escreveu:
kikonc30 Escreveu:
Melodies Escreveu:Eu sinto o mesmo mas o meu é uma Touring, tenho a mesma "dificuldade" em subidas íngremes...

Com o mesmo motor?
Yes Sir

Pois! E então? O que é que cegas que pode ser? Ou achas normal?!!?

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 21 nov 2013, 01:15
por Melodies
Pessoalmente acho normal... por vezes acontece-me fazer a praceta da minha rua em 2ª, e a rotação facilmente fica abaixo das 1500rpms. Dá vontade de meter primeira para o motor não "bater".

Agora com o teu relato, vejo que é uma característica deste motor, é preciso mais rpm...

Por via das duvidas, podes sempre limpar a admissão, limpar a EGR, limpar a MAF, tirar as borboletas etc...

Para tirar esse "poço", só com uma repro...

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 22 nov 2013, 01:02
por Artur Costa
Os 163cv foram do pior em baixas... Pisar uma 2a a subir abaixo das 1500rpm até perde rotação.
Repro resolve :)

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 22 nov 2013, 15:07
por navigator
O Clio tem menos peso, caixa mais curta, 8 válvulas, turbo mais pequeno...são várias razões para se aguentar melhor em baixa rotação.

Mas olha que conheço o 136 e o 150 cv e não acho que sejam assim tão maus...o 150 cv que é injecção common rail então, sai com bastante força.

Verifica a saúde da MAF, conversor de pressão do turbo, limpeza da EGR, etc

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 22 nov 2013, 23:55
por kikonc30
navigator Escreveu:O Clio tem menos peso, caixa mais curta, 8 válvulas, turbo mais pequeno...são várias razões para se aguentar melhor em baixa rotação.

Mas olha que conheço o 136 e o 150 cv e não acho que sejam assim tão maus...o 150 cv que é injecção common rail então, sai com bastante força.

Verifica a saúde da MAF, conversor de pressão do turbo, limpeza da EGR, etc

Navigator,

Pessoalmente acho que é muito sono para um carro com 163cv.

Limpeza EGR - é Fácil?

Conversor do turbo - é algum sensor?

MAF - não faço a mínima ideia do que é, pelo menos pela abreviatura ;)

Obrigado!!

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 23 nov 2013, 04:54
por Artur Costa
Todos os 163cv que andei eram assim... alguem daqui tem um que puxa abaixo das 1500rpm sem repro?

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 23 nov 2013, 10:18
por navigator
Artur, não querendo duvidar de ti mas custa-me a crer que seja tão pior que o 150 cv :-)

O meu conselho é este: se não estás a ver o trabalho que é pelo que te disse (apesar das abreviaturas que são comuns) então leva o carro a alguém de confiança. Não é um trabalho caro e se fazes algo errado podes ter de pagar caro. MAF é o medidor de massa de ar, na admissão e como deves saber é sensível e caro de substituir.

Cumps

Re: E90 320d 163cv Potência em baixas

Enviado: 23 nov 2013, 23:43
por kikonc30
Pessoal reparei que o tubo de admissão de ar, o enorme, que liga a entrada de ar ao filtro esta totalmente partido ao pé do encaixe da entrada de ar!

Será que que influência no rendimento? Reparei desde que analisei o tubo, e este se desfez todo ao pé do encaixe, que o carro faz um pequeno poço antes de entrar o turbo!

O que acham?