Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por ///M90 »

Boas pessoal o meu Bimmer (E46 320d 136cv) conta com 394mil km o turbo é o de origem, e entretanto noto que ele não está na melhor forma possível, ele não assobia mas a "turbina" abana um pouco com o carro frio fui lá com os dedos, para além disso eu noto que as prestações dele nas subidas deixa muito a desejar principalmente entre as 2mil RPM e as 3 mil RPM depois disso ele acorda.... o carro ja foi ligado à maquina e não apresenta nenhum problema de motor (portanto bomba injectora está boa), e como recentemente foi subsituida uma peça que está relacionada com o turbo (acho que é uma peça que faz com que a geometria do turbo se altere é uma caixinha preta do tamanho de um porta moedas mas rectangular) e o carro ficou melhor mas longe de perfeito o meu mecanico disse-me que agora tem de ser mesmo o turbo a ser subsituido. O sintoma está menos grave do que antes que subsitui a tal peça mas os sintomas são o mesmo o ponteiro dos consumos em subidas mesmo com o pé a fundo não passa dos 12l/100km e não tenho força é impensavel subir uma subida ingreme ( a 70km/h de 4ª ) ele vai perdendo velocidade....... não tem força... se vier lançado a 160km/h ele é capaz de manter essa velocidade.... conclusão em rotações baixas ele não tem força...

Portanto a desconfiar que seja do turbo a minha questão é turbo novo ou reconstruido? Novo na MFPINTO, que salvo erro é um distribuidor da GARRET o preço é de 650€+IVA , eu por norma gosto de comprar peças novas e OEM, mas não vejo muita oferta de turbos novos GARRET o que leva a que mesmo no estrangeiro um turbo novo seja o mesmo preço ou mais caro (ja pesquisei no ebay). Portanto aceito sugestoes se novo ou não e onde mandar reparar sou de lisboa (é importante para mim que fique bem reparado não me importo se é um bocadinho mais caro quero é que me dure mais 400 mil km) ou esta durabilidade só consigo num turbo novo...

Eu não sou nada de alterar o carro mas colocar o turbo de um 330d é possivel ?(plug&play)? visto o motor ja ter quase 400 mil km talvez não seja muito aconselhável pois não? eu primo pela durabilidade....

Será que é arriscado fazer mais 22mil km com o turbo no estado em que está o meu?

Cumprimentos e obrigado

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por navigator »

Boa tarde,

A questão num carro com essa quilometragem pode ser mais do que um componente. Pela descrição de que o ponteiro não passa dos 12l/100 pode indicar falha do medidor de massa de ar (MAF). Eu começava por testar isso. O circuito do turbo teria de estar muito mau e não só com folga para isso acontecer.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por Junglas »

navigator Escreveu:O circuito do turbo teria de estar muito mau e não só com folga para isso acontecer.
O actuador da geometria é suficiente para ter esses sintomas.

O 20d 136 do meu pai teve esse comportamento. Falta de força, 5ª a fundo e não passava dos 8-10L.... Depois acordava, batia nos 20L durante um par de segundos e logo a seguir morria, com o ponteiro a marcar não mais de 8-10L de consumo instantâneo.

Bastou trocar o controlador e pronto, novamente com força. :)
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por ///M90 »

Esse actuador não é uma peça preta rectangular que salvo erro o carro até usa 2? SE sim desde que eu substitui essa peça tudo ficou melhor mas longe de perfeito....pois acho que agora o problema é mesmo o turbo...

Se a MAF não tivesse em condições apareceria o erro na maquina? a maquina não detectou nenhum erro!

Avatar do Utilizador
jorgefgr
Membro Juvenil
Mensagens: 104
Registado: 31 mai 2009, 13:32
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
Localização: Norte

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por jorgefgr »

Na minha opinião novo! De preferência na BMW pois mudam tubagens e afins...
Santander: Solid as wind! It´s too bad!

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por Junglas »

///M90 Escreveu:Esse actuador não é uma peça preta rectangular que salvo erro o carro até usa 2? SE sim desde que eu substitui essa peça tudo ficou melhor mas longe de perfeito....pois acho que agora o problema é mesmo o turbo...

Se a MAF não tivesse em condições apareceria o erro na maquina? a maquina não detectou nenhum erro!
Peças rectangulares pretas, existem desde o porta-bagagens até ao para-choques dianteiro...

E não, o actuador não é rectangular. É mais para o cilindríco e fica preso num suporte. Fica perto do próprio turbo (o que faz todo o sentido).

Quanto á tua questão da MAF, tudo depende do estado dela. Pode continuar a dar leituras, mas estarem completamente erradas. Isso não é erro.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por ///M90 »

Junglas Escreveu:
///M90 Escreveu:Esse actuador não é uma peça preta rectangular que salvo erro o carro até usa 2? SE sim desde que eu substitui essa peça tudo ficou melhor mas longe de perfeito....pois acho que agora o problema é mesmo o turbo...

Se a MAF não tivesse em condições apareceria o erro na maquina? a maquina não detectou nenhum erro!
Peças rectangulares pretas, existem desde o porta-bagagens até ao para-choques dianteiro...

E não, o actuador não é rectangular. É mais para o cilindríco e fica preso num suporte. Fica perto do próprio turbo (o que faz todo o sentido).

Quanto á tua questão da MAF, tudo depende do estado dela. Pode continuar a dar leituras, mas estarem completamente erradas. Isso não é erro.

Pois essa da MAF é uma boa dica .... a peça que eu mudei é a Valvula selonoide de controlo de pressao turbo (já vi à venda umas iguais no OLX) eu paguei pela minha 70€ enfim mas vou comprar um TURBO NOVO apesar de achar que o problema deve ser da MAF mas como o carro tem quase 400 mil km e o turbo é o de origem não é erro nenhum o trocar!!!

NightShade_PT
Membro Juvenil
Mensagens: 182
Registado: 13 nov 2007, 15:08
O meu Carro:: BMW E90 320d 2005
Localização: De perto..

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por NightShade_PT »

Troca a MAF primeiro, é bem mais barato que um turbo, e com esses klm se for de origem já não deve estar a 100%, só depois disso avançava para a troca do turbo.
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!

///M90
Membro Juvenil
Mensagens: 142
Registado: 13 set 2010, 17:46
O meu Carro:: bmw 320D E46-->100%STOCK

Re: Turbo novo ou reconstruído? do 320D ou do 330d?

Mensagem por ///M90 »

NightShade_PT Escreveu:Troca a MAF primeiro, é bem mais barato que um turbo, e com esses klm se for de origem já não deve estar a 100%, só depois disso avançava para a troca do turbo.

Ok obrigado em preencipio é isso mesmo que vou fazer... faltam 3 mil km para ir à revisão vou andar assim com ele e depois devo seguir o teu conselho...

Responder

Voltar para “Série 3”