White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida
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- stoca3
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Boas,
Bem relativamente ao primeiro ponto, até concordas que a repro poderá baixar consumos, e na maioria dos casos, não é alteração de hardware, mas sim de software, claro que terá de se continuar a fazer o mesmo tipo de condução, e como isso não acontece, o pessoal não se dá muito conta disso mesmo.
No segundo ponto, não concordo, é claro que depois da repro e de todas essas alterações, o mesmo motor, ganhou mais binário, e para manter o carro à média de 150 kmh, terá de se esforçar menos, e dai menos consumos, Sei do que falo, porque antes das minhas alterações, fiz pelo menos duas vezes Leiria - Paris com o carro cheio, média de 7.2 L. e depois da primeira repro que nem foi muito forte, consegui 6.3 L no ano seguinte, e mesmo viagens mais curtas, até ao Algarve, por exemplo eu noto consumos mais baixos, do que antigamente.
Ponto três, é a tua opinião que respeito!!
Ponto quatro, dois erros, eu não mexi no hardware do meu carro, nem lhe juntei nada, apenas se alterou a nivel de software, quanto ao resto foram apenas upgrades mecânicos, e claro que é possivel optimizar toda a rede de mapas de injecção e demais paramêtros com software e habilidade.
Ponto cinco, ou seja, voltamos ao ponto um! se as pessoas que fazem reprogramaçãos alteram em média os valores em cerca de trinta % e se continuarem a fazer o mesmo tipo de condução, os consumos baixam de certeza.
Ponto seis, igual ao três!!
Cumps
Bem relativamente ao primeiro ponto, até concordas que a repro poderá baixar consumos, e na maioria dos casos, não é alteração de hardware, mas sim de software, claro que terá de se continuar a fazer o mesmo tipo de condução, e como isso não acontece, o pessoal não se dá muito conta disso mesmo.
No segundo ponto, não concordo, é claro que depois da repro e de todas essas alterações, o mesmo motor, ganhou mais binário, e para manter o carro à média de 150 kmh, terá de se esforçar menos, e dai menos consumos, Sei do que falo, porque antes das minhas alterações, fiz pelo menos duas vezes Leiria - Paris com o carro cheio, média de 7.2 L. e depois da primeira repro que nem foi muito forte, consegui 6.3 L no ano seguinte, e mesmo viagens mais curtas, até ao Algarve, por exemplo eu noto consumos mais baixos, do que antigamente.
Ponto três, é a tua opinião que respeito!!
Ponto quatro, dois erros, eu não mexi no hardware do meu carro, nem lhe juntei nada, apenas se alterou a nivel de software, quanto ao resto foram apenas upgrades mecânicos, e claro que é possivel optimizar toda a rede de mapas de injecção e demais paramêtros com software e habilidade.
Ponto cinco, ou seja, voltamos ao ponto um! se as pessoas que fazem reprogramaçãos alteram em média os valores em cerca de trinta % e se continuarem a fazer o mesmo tipo de condução, os consumos baixam de certeza.
Ponto seis, igual ao três!!
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- pedrosousa
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
stoca3, menos nunca gastas quanto muito gastas o mesmo, o CB é que te engana, eu tenho um ibiza para mexer mas é suposto ser um carro de trabalho e tem que gastar pouco, a lógica não seria enfiar-lhe logo uma repro? Acredita que a coisa que me prende de a carregar de mods é saber que vai ficar logo a gastar mais, se bem que só com repro pode ficar a gastar o mesmo mas menos só no CB!
O meu bmw desde 2006 tem vindo a alterar muito o consumo por causa das repros....
Para ganhar cv's não há outra hipótese a não ser meter + gasoleo, quanto muito podes manter a relação ar/gasoleo aumentando a pressão de turbo, mas continuas a ter + gasoleo, nunca te safas ou andas mais devagar ou acabas por gastar sempre o mesmo... Se tivesses a minima ideia do que se faz para ganhar cv's percebias que isso não passa de um mito!
O meu bmw desde 2006 tem vindo a alterar muito o consumo por causa das repros....
Para ganhar cv's não há outra hipótese a não ser meter + gasoleo, quanto muito podes manter a relação ar/gasoleo aumentando a pressão de turbo, mas continuas a ter + gasoleo, nunca te safas ou andas mais devagar ou acabas por gastar sempre o mesmo... Se tivesses a minima ideia do que se faz para ganhar cv's percebias que isso não passa de um mito!
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Não, não concordo. Onde é que conseguiste ler isso?stoca3 Escreveu:Boas,
Bem relativamente ao primeiro ponto, até concordas que a repro poderá baixar consumos, e na maioria dos casos, não é alteração de hardware, mas sim de software, claro que terá de se continuar a fazer o mesmo tipo de condução, e como isso não acontece, o pessoal não se dá muito conta disso mesmo.

Desculpa mas não sabes, se ganhou binário é porque está a ser injectado mais gasóleo.. O binário havia de vir de onde? Não se fazem omeletes sem ovos. Comparar viagens não é minimamente cientifico, há carradas de factores que se metem pelo meio. Se estiveres a ver pelo CB então é para esquecer, completamente.. Um C2 que eu tive depois de reprogramado chegava a fazer médias de 3.8 no CB.. Ia-se a ver o real e era mais 1 litro. De origem era quase certinho.No segundo ponto, não concordo, é claro que depois da repro e de todas essas alterações, o mesmo motor, ganhou mais binário, e para manter o carro à média de 150 kmh, terá de se esforçar menos, e dai menos consumos, Sei do que falo, porque antes das minhas alterações, fiz pelo menos duas vezes Leiria - Paris com o carro cheio, média de 7.2 L. e depois da primeira repro que nem foi muito forte, consegui 6.3 L no ano seguinte, e mesmo viagens mais curtas, até ao Algarve, por exemplo eu noto consumos mais baixos, do que antigamente.
Nem eu disse que tinha sido alterada alguma coisa no teu carro a nível de hardware, apenas estabeleci o termo de comparação porque se efectivamente se melhorar a eficiência mecânica de peças do motor, pode ganhar-se em consumo. Essa conversa da "optimização e parâmetros" é conversa de chipador que quer vender, se discordas, sê sff especifico e diz-me exactamente como se optimiza a injecção. Que é possível modificar muita coisa sei eu.. Agora chamar-lhe optimização = erro. A menos que estejamos a falar de "optimização de potência", aí ok.Ponto quatro, dois erros, eu não mexi no hardware do meu carro, nem lhe juntei nada, apenas se alterou a nivel de software, quanto ao resto foram apenas upgrades mecânicos, e claro que é possivel optimizar toda a rede de mapas de injecção e demais paramêtros com software e habilidade.
Claro, porque o carro anda a bytes, não é a gasóleo.Ponto cinco, ou seja, voltamos ao ponto um! se as pessoas que fazem reprogramaçãos alteram em média os valores em cerca de trinta % e se continuarem a fazer o mesmo tipo de condução, os consumos baixam de certeza.

- far16
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
o meu projecto :
viewtopic.php?f=59&t=38199
bmw 323ci
farinha pos vossos olhos ....

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- stoca3
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Boas, espero que esta discussão seja benefica do ponto de vista instrutivo, e que se debatam assim assuntos que nos interessam no nosso dia a dia, e que se fique a perceber certas coisa que os outros fazem aos carros e que nós, tambem devemos saber e não porque ouvimos falar.
Como tinha dito no inicio da discussão, esses termos tecnicos, não são o meu forte, eu sou Estucador, mas não sou burro! Tenho um carro como cada um de vós, nunca fiz o mapa de consumos que o cap tem, mas tenho uma ideia bem defenida dos consumos do meu carro, que já o tenho desde o ano 2000, assisti ao aumento de consumo, quando lhe mudei os pneus de 225 para 235 F e 255 T, de jante 15 para 17, é certo, Voltei e ter a certeza de aumento de consumos, quando fiz a repro, isto deve-se a ter mudado completamente os meus habitos de condução, logo que coloquei a linha de escape directa e para ouvir bem aquele som, já nem ligava o rádio, e era sempre a fundo.
Ai concordei, que a repro tinha de facto aumentado os consumos, pois via bem o ponteiro a descer, e fiz então várias vezes a média, e assustei-me, como é possivel.
Disse para mim mesmo, que ia fazer cuidado com o pedal direito, pelo menos durante algum tempo, e tive a confirmação da minha ideia inicial, e para corroborar, aproveitei duas viagens que fiz a França, dentro do que já tinha feito e confirmou-se 1L a menos em viagem.
Eu não tenho de provar nada a ninguêm, desde que o faça com honestidade para comigo, e como o meu carro não deve ser diferente dos outros, fica aqui a minha opinião.
Depois de consultar, em especialista, que poderei dizer quem é, foi-me garantido por ele, que nunca teve um carro reprogramado a Gásoleo que mantendo o mesmo tipo de condução, tivesse subido os consumos, poucos o mantiveram, e a maioria desceu. Tem, segundo ele, muito a ver com a repro instalada, e como já disse a condução.
Cumps
Como tinha dito no inicio da discussão, esses termos tecnicos, não são o meu forte, eu sou Estucador, mas não sou burro! Tenho um carro como cada um de vós, nunca fiz o mapa de consumos que o cap tem, mas tenho uma ideia bem defenida dos consumos do meu carro, que já o tenho desde o ano 2000, assisti ao aumento de consumo, quando lhe mudei os pneus de 225 para 235 F e 255 T, de jante 15 para 17, é certo, Voltei e ter a certeza de aumento de consumos, quando fiz a repro, isto deve-se a ter mudado completamente os meus habitos de condução, logo que coloquei a linha de escape directa e para ouvir bem aquele som, já nem ligava o rádio, e era sempre a fundo.
Ai concordei, que a repro tinha de facto aumentado os consumos, pois via bem o ponteiro a descer, e fiz então várias vezes a média, e assustei-me, como é possivel.
Disse para mim mesmo, que ia fazer cuidado com o pedal direito, pelo menos durante algum tempo, e tive a confirmação da minha ideia inicial, e para corroborar, aproveitei duas viagens que fiz a França, dentro do que já tinha feito e confirmou-se 1L a menos em viagem.
Eu não tenho de provar nada a ninguêm, desde que o faça com honestidade para comigo, e como o meu carro não deve ser diferente dos outros, fica aqui a minha opinião.
Depois de consultar, em especialista, que poderei dizer quem é, foi-me garantido por ele, que nunca teve um carro reprogramado a Gásoleo que mantendo o mesmo tipo de condução, tivesse subido os consumos, poucos o mantiveram, e a maioria desceu. Tem, segundo ele, muito a ver com a repro instalada, e como já disse a condução.
Cumps
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
A intenção foi desde o inicio chegar-se aqui a alguma conclusão, nunca chamar burro ou o que seja a alguém. O que eu te quis tentar mostrar é que não há qualquer razão para que isso possa acontecer.
Já agora, se puderes dizer quem é o especialista?
O Manuel Pedro Fernandes da VC Power e o Miguel Patrocinio da MB Power (penso que são dois bons exemplos), são da mesma opinião que eu em relação a este assunto. Penso que eles sabem o que fazem.
Em relação ao tipo de condução vs repro, se for apressado o gasóleo passa a evaporar em vez de se gastar, como tu próprio pudeste comprovar. Se for normal, de velocidades estabilizadas e etc, os consumos mantêm-se.
Já agora, se puderes dizer quem é o especialista?
O Manuel Pedro Fernandes da VC Power e o Miguel Patrocinio da MB Power (penso que são dois bons exemplos), são da mesma opinião que eu em relação a este assunto. Penso que eles sabem o que fazem.

Em relação ao tipo de condução vs repro, se for apressado o gasóleo passa a evaporar em vez de se gastar, como tu próprio pudeste comprovar. Se for normal, de velocidades estabilizadas e etc, os consumos mantêm-se.
- stoca3
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Boas, o especialista de que falei foi o Daniel Marques de Soure, e a resposta dele contenta-me e vai de encontro a minha ideia. :lol1 :lol1
cumps
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Pronto, interessa é andarmos contentes. 
Já agora White_Spot, desculpa os kms de off-topic.

Já agora White_Spot, desculpa os kms de off-topic.

- stoca3
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Boas, X2 :lovebmw :lovebmw :lovebmw
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Estejam à vontade pois com estes offtopic´s é que todos nós aprendemos algo mais.
De certa forma eu estou um pouco como o stoca3 (Pedro), sempre ouvi dizer que em média ficava a consumir menos 1 litro com uma repro em cima.
Contudo também acho um bocado estranho conseguir-se pôr um carro a andar mais e por defeito ficar a gastar menos.
Não digo que não seja possível, muito pelo contrário, mas para isso teríamos de ter um carro muito mal optimizado, coisa que por defeito não acontece hoje em dia.
De certa forma eu estou um pouco como o stoca3 (Pedro), sempre ouvi dizer que em média ficava a consumir menos 1 litro com uma repro em cima.
Contudo também acho um bocado estranho conseguir-se pôr um carro a andar mais e por defeito ficar a gastar menos.
Não digo que não seja possível, muito pelo contrário, mas para isso teríamos de ter um carro muito mal optimizado, coisa que por defeito não acontece hoje em dia.
- jocatdm
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D
Caros amigos,eu com a mesma condução nunca desci consumos :duh
Reprogramei no eng MPF,como sabem,e ele quando viu la o meu carro perguntou:Que média fazes com a cx automatica?Eu respondi: +/- 8l..
Ele respondeu:Tens de fazer um condução cuidada para fazeres essa media...Se fosse eu fazia para cima de 15l...Ate fiquei de boca aberta...
Mas a verdade é que como tenho o carro e se andar smp a prego,faço essa media...
Neste momento faço media de 8 mas tenho andado com calma
Tambem ouvia dizer que repro fazia descer consumos...No meu não se verificou isso
Verifica-se é k tenho um erro de cb de mais de 1l em relação ao real :wall
Sory off topic...
White_Spot™, Carregaaaaaaaaaaaaaaaaa :lol1
Reprogramei no eng MPF,como sabem,e ele quando viu la o meu carro perguntou:Que média fazes com a cx automatica?Eu respondi: +/- 8l..
Ele respondeu:Tens de fazer um condução cuidada para fazeres essa media...Se fosse eu fazia para cima de 15l...Ate fiquei de boca aberta...
Mas a verdade é que como tenho o carro e se andar smp a prego,faço essa media...
Neste momento faço media de 8 mas tenho andado com calma

Tambem ouvia dizer que repro fazia descer consumos...No meu não se verificou isso

Sory off topic...
White_Spot™, Carregaaaaaaaaaaaaaaaaa :lol1
Rebaixar é arte, roçar faz parte...!
- White_Spot™
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Pois a minha média deve andar lá perto dos 15L ás vezes :lol1. O CB indica-me por norma médias entre os 9 e tal e os 11 e pouco, mas aquilo deve estar a contar bem mal.
-- Quinta Dez 03, 2009 10:11 pm --
Bem aqui vão as fotos do update contendo a remoção das borboletas da admissão, da remoção da EGR e respectivo termóstato, troca do breather e filtro de ar :fixe.
Remoção do filtro de ar de habitáculo ou lá como se chama:


Remoção de uma das tampas do motor:

Aspecto do filtro de ar:


Fichas não sei das quantas desligadas:

Admissão fora:

Aspecto das borboletas ainda na admissão (não pareciam estar muito más):


Aspecto do antes e depois de limpar as "entradas da admissão" (estava um tanto ao quanto babado e como tal levou os o-ring todos novos):



Remoção das borboletas da admissão (confirma-se que não estavam muito más):









Aspecto do breather velho (não estava nada podre):


Aspecto do breather novo (por baixo caixa do filtro de ar novo):

Vista geral do local onde se encontrava o termóstato da EGR e da própria EGR, para se ter uma ideia do estado de babanço do motor :duh:
Em princípio é a junta da tampa das válvulas que está lixada, mas como a BMW não tinha e era preciso mais uns dias para vir de Espanha não a levou.
Também poderia ser por causa do breather estar tão lixado que a pressão das válvulas tinha de sair por algum lado e esse lado ser por aí.





Esfera enfiado no tudo que ligava à EGR:

Estado da EGR (lembrar que tinha sido limpa à relativamente pouco tempo):

Supressor de EGR:



Falange para tapar a saída de gases / fumos que iam para a EGR (pedaço de metal cortado na hora e com uma camada de amianto que é essa cena por baixo a dizer 400):




Tacos a tapar o sistema de refrigeração (termóstato) da EGR:





A tralha que saiu fora:


Agora valores da coisa incluindo afinação em dureza dos coil´s da frente:
- 12 o-ring´s colectores admissão -> 25.58€
- Torneiro (fazer supresso da EGR) -> 40€
- Filtro de ar -> 30.94€
- Breather -> 59.32€
- 2 tacos (tapar tubos) -> 3.84€
- 3 braçadeiras (apertar tacos e outro tubo) -> 3.90€
- Mão de obra -> 75€
- ? (não me lembro o que é isto lol) -> 10€
Pequenas explicações / ilações.
Borboletas: Optou-se por cortar o veio das borboletas pois dava menos trabalho. As borboletas estão presas com uns parafusos que na parte de trás parecem ter sido batidos e como tal precisam ser limados e depois desapertados. Por isso tal como disse optou-se por cortar que foi bem mais rápido.
Supressor da EGR: A parte de união com o colector ficou redonda pois o torneiro não tinha como pôr aquilo quadrado(
). De lembrar que o melhor torneiro da zona não quis fazer o supressor e só à última da hora é que o mecânico optou por ir a outro torneiro (menos habilidoso) e ele com um bocado de insistência lá aceitou fazer o supressor. O mecânico ainda se ofereceu para tornar aquilo quadrado com a rectificadora mas preferi que ficasse assim. Como não se vê também não faz diferença e o que interessa é que fique perfeitamente ajustado e não haja "fugas" na junta do colector.
Assim de momento não me lembro de mais nada, contudo estejam à vontade de exporem alguma dúvida que vos surja.
-- Quinta Dez 03, 2009 10:11 pm --
Bem aqui vão as fotos do update contendo a remoção das borboletas da admissão, da remoção da EGR e respectivo termóstato, troca do breather e filtro de ar :fixe.
Remoção do filtro de ar de habitáculo ou lá como se chama:


Remoção de uma das tampas do motor:

Aspecto do filtro de ar:


Fichas não sei das quantas desligadas:

Admissão fora:

Aspecto das borboletas ainda na admissão (não pareciam estar muito más):


Aspecto do antes e depois de limpar as "entradas da admissão" (estava um tanto ao quanto babado e como tal levou os o-ring todos novos):



Remoção das borboletas da admissão (confirma-se que não estavam muito más):









Aspecto do breather velho (não estava nada podre):


Aspecto do breather novo (por baixo caixa do filtro de ar novo):

Vista geral do local onde se encontrava o termóstato da EGR e da própria EGR, para se ter uma ideia do estado de babanço do motor :duh:
Em princípio é a junta da tampa das válvulas que está lixada, mas como a BMW não tinha e era preciso mais uns dias para vir de Espanha não a levou.
Também poderia ser por causa do breather estar tão lixado que a pressão das válvulas tinha de sair por algum lado e esse lado ser por aí.





Esfera enfiado no tudo que ligava à EGR:

Estado da EGR (lembrar que tinha sido limpa à relativamente pouco tempo):

Supressor de EGR:



Falange para tapar a saída de gases / fumos que iam para a EGR (pedaço de metal cortado na hora e com uma camada de amianto que é essa cena por baixo a dizer 400):




Tacos a tapar o sistema de refrigeração (termóstato) da EGR:





A tralha que saiu fora:


Agora valores da coisa incluindo afinação em dureza dos coil´s da frente:
- 12 o-ring´s colectores admissão -> 25.58€
- Torneiro (fazer supresso da EGR) -> 40€
- Filtro de ar -> 30.94€
- Breather -> 59.32€
- 2 tacos (tapar tubos) -> 3.84€
- 3 braçadeiras (apertar tacos e outro tubo) -> 3.90€
- Mão de obra -> 75€
- ? (não me lembro o que é isto lol) -> 10€
Pequenas explicações / ilações.
Borboletas: Optou-se por cortar o veio das borboletas pois dava menos trabalho. As borboletas estão presas com uns parafusos que na parte de trás parecem ter sido batidos e como tal precisam ser limados e depois desapertados. Por isso tal como disse optou-se por cortar que foi bem mais rápido.
Supressor da EGR: A parte de união com o colector ficou redonda pois o torneiro não tinha como pôr aquilo quadrado(

Assim de momento não me lembro de mais nada, contudo estejam à vontade de exporem alguma dúvida que vos surja.
- MarcosFonseca
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Até fiquei cansado de ver o trabalho que isso deve ter dado...
hehe
Bom trabalho
E pode vir a ajudar mt gente 
hehe
Bom trabalho


Marcos Fonseca
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Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
Nos 330D dá um bocado de trabalho tirar a admissão fora, mas tirando isso até que é um serviço relativamente simples de se fazer (pelo menos assim me pareceu) :fixe.
Re: White_Spot™ Project! E46 330D - Pág. 8 Update
bem sem esse peso o carro deve dar mais uns 20km/h :lol1 :lol1
muito bom serciço sim sr!!!
muito bom serciço sim sr!!!

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tenho de assinar ou posso rubricar??