White_Spot™ Project! E46 330D - Viatura vendida
Moderador: Staff
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Re: White_Spot™ Project! E46 330D
White_Spot™, ao desligar a ficha da válvula este deixa de ter corrente para actuar, logo não pode abrir para admitir gases de escape. Aconselharam-me a fazer assim para que não possa haver possíveis diferenças de pressão no sistema de vácuo.
- marbmw
- Membro Juvenil
- Registado: 19 mai 2009, 17:10
- O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/04
Sobre retirarem as borboletas indicaram já terem feito um procedimento semelhante a alguns Mercedes, os quais pelos vistos sofrem do mesmo problema, conferindo-me assim algum à vontade sobre o trabalho que irão efectuar (tenho total confiança mas assim fico mais descansado).
Já que se vai tirar a admissão fora para retirar as borboletas, aproveita-se e limpa-se a admissão... e eles próprio deram a sugestão para eliminar logo a EGR senão iria ficar tudo sujo novamente. Disse que por mim tudo bem já que andava a planear fazer isso, mas que era preciso ter peças para isso e eles disseram que levavam não sei o quê ao torneiro para fazer uma "falange" (acho que foi isso que disseram) igual.
No entanto sobre a remoção da EGR tenho umas pequenas dúvidas.
Basta meter uma peça tipo esta da marbmw:

Presumo que seja isso que vão fazer no torneiro.
Passando disto:

Para isto:

E então no sítio de onde vem o tubo que liga ao lado esquerdo da EGR o que se mete?
Nesta foto da marbmw não dá para perceber muito bem o que está ali?

É apenas uma parte metálica para tapar o buraco?
E o tubito do lado direito da EGR fica como? Solto ou tapa-se aquilo com alguma coisa? Tenho ideia de já ter visto algo tipo um pano preso com uma abraçadeira :think.
No caso da marbmw, o tubo metálico que sai da "nova" EGR serve apenas para ligar o manómetro do turbo certo? Se sim... dispenso isso.
Não é preciso fazer mais nada? Não vai dar erro nem nada? Desliga-se alguma coisa eléctrica / electrónica?
Eu presumo que lá na oficina saibam o que tem de fazer, eles próprios saíram com a ideia, mas seja como for, ir prevenido com a matéria toda estudada nunca fez mal nenhum :fixe.
Espero que alguém se dê ao trabalho de ler esta treta toda e que me consiga elucidar / tirar as dúvidas que tenho, para que na segunda feira vá com a noção correcta de como este tipo de intervenção deve ser feito :fixe.
P.S. Já agora, e remover a MAF? É só remover aquilo fora? Ou é preciso algo mais? Isto quando é para tirar coisas aproveita-se o andamento e manda-se tudo o que está a mais fora :lol1.[/quote]
ola, em relação a remoção da EGR, foi tudo muito facil, na primeira imagem é o supressor da egr, que foi feito em um toneiro, o tubo pequeno que sai, é sim para ligar o manometro de pressao do turbo, a segunda foto é a outra peça feita tambem para tapar a saida do tubo do lado drt do motor que ligava a Erg, atenção nao acusou avaria, por isso nao foi preciso apagar luz nenhuma...
em relação às borboletas que vão no colector de admissão, segundo a Hendo(bmw) em santo tirso, os bmw 330d de 184cv motor M57D30 nao gastam, ainda bem para nós, de qualquer das formas ainda vou confirmar...
em relaçao a maf nao mexia...
em relação às fotos estás à vontade
espero ter ajudado
Já que se vai tirar a admissão fora para retirar as borboletas, aproveita-se e limpa-se a admissão... e eles próprio deram a sugestão para eliminar logo a EGR senão iria ficar tudo sujo novamente. Disse que por mim tudo bem já que andava a planear fazer isso, mas que era preciso ter peças para isso e eles disseram que levavam não sei o quê ao torneiro para fazer uma "falange" (acho que foi isso que disseram) igual.
No entanto sobre a remoção da EGR tenho umas pequenas dúvidas.
Basta meter uma peça tipo esta da marbmw:

Presumo que seja isso que vão fazer no torneiro.
Passando disto:

Para isto:

E então no sítio de onde vem o tubo que liga ao lado esquerdo da EGR o que se mete?
Nesta foto da marbmw não dá para perceber muito bem o que está ali?

É apenas uma parte metálica para tapar o buraco?
E o tubito do lado direito da EGR fica como? Solto ou tapa-se aquilo com alguma coisa? Tenho ideia de já ter visto algo tipo um pano preso com uma abraçadeira :think.
No caso da marbmw, o tubo metálico que sai da "nova" EGR serve apenas para ligar o manómetro do turbo certo? Se sim... dispenso isso.
Não é preciso fazer mais nada? Não vai dar erro nem nada? Desliga-se alguma coisa eléctrica / electrónica?
Eu presumo que lá na oficina saibam o que tem de fazer, eles próprios saíram com a ideia, mas seja como for, ir prevenido com a matéria toda estudada nunca fez mal nenhum :fixe.
Espero que alguém se dê ao trabalho de ler esta treta toda e que me consiga elucidar / tirar as dúvidas que tenho, para que na segunda feira vá com a noção correcta de como este tipo de intervenção deve ser feito :fixe.
P.S. Já agora, e remover a MAF? É só remover aquilo fora? Ou é preciso algo mais? Isto quando é para tirar coisas aproveita-se o andamento e manda-se tudo o que está a mais fora :lol1.[/quote]
ola, em relação a remoção da EGR, foi tudo muito facil, na primeira imagem é o supressor da egr, que foi feito em um toneiro, o tubo pequeno que sai, é sim para ligar o manometro de pressao do turbo, a segunda foto é a outra peça feita tambem para tapar a saida do tubo do lado drt do motor que ligava a Erg, atenção nao acusou avaria, por isso nao foi preciso apagar luz nenhuma...
em relação às borboletas que vão no colector de admissão, segundo a Hendo(bmw) em santo tirso, os bmw 330d de 184cv motor M57D30 nao gastam, ainda bem para nós, de qualquer das formas ainda vou confirmar...
em relaçao a maf nao mexia...
em relação às fotos estás à vontade
espero ter ajudado

29X cv 6XX nm muito power girlRGpower
GT226X VK BMW
Repro by RGpower, para "meninas"
- White_Spot™
- Membro Senior
- Registado: 15 fev 2006, 05:17
- O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01
Boas marbmw e muito obrigado pela tua ajuda, mas digo-te já uma coisa, garanto-te que o meu 330D de Janeiro de 2001 tem as malfadadas borboletas pois elas hoje de tarde foram retiradas. Cortou-se o veio junto da borboleta pois dava menos trabalho que limar o lado oposto dos parafusos e desapertar os mesmos.
Como o motor está com uma fuga nos o-ring da admissão, vai levar os mesmos novos. Pelos vistos a junta da tampa das válvulas também está com uma fuga e como tal vai levar isso também novo (aproveitar que o motor está com as entranhas abertas hehe).
Vai ser feito o supressor da EGR num torneiro bem como a junta cega para meter no colector de escape, no entanto surgiu uma dúvida.
O que fazer com esta peça? É a peça que fica entre o colector de escape e a EGR (no tubo que faz esse percurso) que presumo chamar-se termostato da EGR?

(Peça metálica com uma outra peça plástica por cima)
Na tua imagem não dá para ver se o teu tem / tinha essa peça.

Precisava de saber se isso é para eliminar completamente ou se fica lá a fazer feito, ou como é que se resolve a coisa.
O meu carro é de caixa automática e já li algures que os automáticos trazem isso, por isso não sei se todos os carros têm isso.
Como o carro do jocatdm é automático e como tal também deverá ter isso. Confirmas jocatdm se o teu tem / tinha essa peça e se sim o que lhe fizeste?
Só amanhã é que chegarão os o-ring e a junta, bem como provavelmente será feito o supressor da EGR / junta cega, logo ainda tenho tempo de descobrir o que fazer com essa treta, ou melhor, vocês explicarem-me como fazer :lol1 :assubiar.
Obrigado pessoal pelas dicas :fixe.
P.S. Já agora onde fica o breather do turbo que não o vi :lol1.
Como o motor está com uma fuga nos o-ring da admissão, vai levar os mesmos novos. Pelos vistos a junta da tampa das válvulas também está com uma fuga e como tal vai levar isso também novo (aproveitar que o motor está com as entranhas abertas hehe).
Vai ser feito o supressor da EGR num torneiro bem como a junta cega para meter no colector de escape, no entanto surgiu uma dúvida.
O que fazer com esta peça? É a peça que fica entre o colector de escape e a EGR (no tubo que faz esse percurso) que presumo chamar-se termostato da EGR?

(Peça metálica com uma outra peça plástica por cima)
Na tua imagem não dá para ver se o teu tem / tinha essa peça.

Precisava de saber se isso é para eliminar completamente ou se fica lá a fazer feito, ou como é que se resolve a coisa.
O meu carro é de caixa automática e já li algures que os automáticos trazem isso, por isso não sei se todos os carros têm isso.
Como o carro do jocatdm é automático e como tal também deverá ter isso. Confirmas jocatdm se o teu tem / tinha essa peça e se sim o que lhe fizeste?
Só amanhã é que chegarão os o-ring e a junta, bem como provavelmente será feito o supressor da EGR / junta cega, logo ainda tenho tempo de descobrir o que fazer com essa treta, ou melhor, vocês explicarem-me como fazer :lol1 :assubiar.
Obrigado pessoal pelas dicas :fixe.
P.S. Já agora onde fica o breather do turbo que não o vi :lol1.
- stoca3
- Membro Gold
- Registado: 02 dez 2007, 12:21
- O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i
Boas, White-Spot tudo fino?? quanto ao breadher vê aqui no meu projecto
viewtopic.php?f=59&t=29327&start=30
viewtopic.php?f=59&t=29327&start=30
- jocatdm
- Membro Gold
- Registado: 01 out 2008, 21:03
- O meu Carro:: Ex. Bmw 320tdM auto
Boas,esse termostato tem de ser anulado...
Eu tive de anular o meu...Solução;Passar um tubo desde ca cima ate la baixo ao pe do colector...
Precisas de um tubo com 16mm de diametro,1 uniao para esse tubo e duas braçadeiras
cmp
Eu tive de anular o meu...Solução;Passar um tubo desde ca cima ate la baixo ao pe do colector...
Precisas de um tubo com 16mm de diametro,1 uniao para esse tubo e duas braçadeiras

cmp
Rebaixar é arte, roçar faz parte...!
- White_Spot™
- Membro Senior
Obrigado por essa dica jocatdm, foi crucial saber que posso eliminar isso completamente.
Pedro, obrigado também pela dica, estou a tentar abrir o teu tópico mas estou com net móvel aqui na terra e isto não anda :duh.
O novo breather que mostraram já por aí algures que é diferente do de origem, tem alguma designação diferente ou agora vem todos assim?
Pedro, obrigado também pela dica, estou a tentar abrir o teu tópico mas estou com net móvel aqui na terra e isto não anda :duh.
O novo breather que mostraram já por aí algures que é diferente do de origem, tem alguma designação diferente ou agora vem todos assim?
- stoca3
- Membro Gold
- Registado: 02 dez 2007, 12:21
- O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i
Boas, diferente como?? ele está é muito diferente quando sai em relação ao novo, só isso.
No teu caso, deve ser bastante difil de tirá-lo devido ao motor ser mais " embutido na carroçaria do que no 530, mas saì
Abraço
No teu caso, deve ser bastante difil de tirá-lo devido ao motor ser mais " embutido na carroçaria do que no 530, mas saì
Abraço
- marbmw
- Membro Juvenil
- Registado: 19 mai 2009, 17:10
- O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/04
sim os de caixa automática gastam sim as tais borboletas, mas os 184cv de caixa manual nao gastam, foi a explicação que me deram na Bmw

29X cv 6XX nm muito power girlRGpower
GT226X VK BMW
Repro by RGpower, para "meninas"
- White_Spot™
- Membro Senior
Bem isto afinal deu pano para mangas, primeiro a junta da tampa das válvulas que precisava de levar nova a BMW não tinha stock e tinha de vir de Espanha, mas isso obrigaria a ficar mais um dia com o carro na oficina e sobretudo ter de ficar mais um dia na terra, coisa que a minha mulher não queria lol, por isso ficou por meter.
Depois o palerma do torneiro que deve ter muito dinheiro e se pode dar ao luxo de rejeitar trabalhos "simples" não quis fazer o supressor da EGR, fiquei pior que estragado. Depois só ontem por volta do meio dia é que o mecânico é que verificou o breather e aquilo parecia uma esponja embebida em óleo :duh, por isso toca a mandar vir um e só chegaria por volta das 17H30 :duh.
Lá fui para casa almoçar convicto que tinha deixado o carro dois dias na oficina para vir de lá só com as borboletas removidas e pouco mais, mas o mecânico lá se deu ao trabalho de ir bater à porta de outro torneiro (um mais fraco segundo ele) mas que a algum custo lá fez o supressor da EGR :palmas. Com essa treta toda saí da oficina pelas 20H e com um tombo de 250€
em cenas variadas (só o breather custou quase 60€).
A ver se nos próximos dias trato então de meter umas fotos da coisa toda, mas aproveito já para dizer ao jocatdm que a solução dada e feita pelo mecânico para remover o termóstato da EGR foi tapar as duas pontas do tubo, assim não fica ali um tubo no meio só para fazer feitio segundo ele.
Depois o palerma do torneiro que deve ter muito dinheiro e se pode dar ao luxo de rejeitar trabalhos "simples" não quis fazer o supressor da EGR, fiquei pior que estragado. Depois só ontem por volta do meio dia é que o mecânico é que verificou o breather e aquilo parecia uma esponja embebida em óleo :duh, por isso toca a mandar vir um e só chegaria por volta das 17H30 :duh.
Lá fui para casa almoçar convicto que tinha deixado o carro dois dias na oficina para vir de lá só com as borboletas removidas e pouco mais, mas o mecânico lá se deu ao trabalho de ir bater à porta de outro torneiro (um mais fraco segundo ele) mas que a algum custo lá fez o supressor da EGR :palmas. Com essa treta toda saí da oficina pelas 20H e com um tombo de 250€

A ver se nos próximos dias trato então de meter umas fotos da coisa toda, mas aproveito já para dizer ao jocatdm que a solução dada e feita pelo mecânico para remover o termóstato da EGR foi tapar as duas pontas do tubo, assim não fica ali um tubo no meio só para fazer feitio segundo ele.
Última edição por White_Spot™ em 26 nov 2009, 00:52, editado 1 vez no total.
- jocatdm
- Membro Gold
White_Spot™ Escreveu:Bem isto afinal deu pano para mangas, primeiro a junta da tampa das válvulas que precisava de levar nova a BMW não tinha stock e tinha de vir de Espanha, mas isso obrigaria a ficar mais um dia com o carro na oficina e sobretudo ter de ficar mais um dia na terra, coisa que a minha mulher não queria lol, por isso ficou por meter.
Depois o palerma do torneiro que deve ter muito dinheiro e se pode dar ao luxo de rejeitar trabalhos "simples" não quis fazer o supressor da EGR, ficou pior que estragado. Depois só ontem por volta do meio dia é que o mecânico é que verificou o breather e aquilo parecia uma esponja embebida em óleo :duh, por isso toca a mandar vir um e só chegaria por volta das 17H30 :duh.
Lá fui para casa almoçar convicto que tinha deixado o carro dois dias na oficina para vir de lá só com as borboletas removidas e pouco mais, mas o mecânico lá se deu ao trabalho de ir bater à porta de outro torneiro (um mais fraco segundo ele) mas que a algum custo lá fez o supressor da EGR :palmas. Com essa treta toda saí da oficina pelas 20H e com um tombo de 250€em cenas variadas (só o breather custou quase 60€).

Quanto ao breather,esse é mais ou menos o preço...
Abraço
- White_Spot™
- Membro Senior
jocatdm o pensamento dele foi que o termóstato só deixava passar água quando era necessário arrefecer os gazes que iam para a EGR, ou seja, quando activava, como tal na maioria das vezes não haveria fluxo nenhum de água, logo estar sempre tapado agora não mudaria nada.
Mais, quando havia fluxo de água para arrefecer os gazes que iam para a EGR, o fluxo de água só servia para aquilo, o circuito não servia para mais nada. Sendo assim ele achou desnecessário manter um tubo a unir as duas extremidades do circuito, contudo se eu viesse a descobrir ser necessário manter o circuito ele me meteria o tubo na boa :fixe.
Mais, quando havia fluxo de água para arrefecer os gazes que iam para a EGR, o fluxo de água só servia para aquilo, o circuito não servia para mais nada. Sendo assim ele achou desnecessário manter um tubo a unir as duas extremidades do circuito, contudo se eu viesse a descobrir ser necessário manter o circuito ele me meteria o tubo na boa :fixe.
- jocatdm
- Membro Gold
Ok,da minha parte percebido
Eu apenas não fexava um circuito existente,apenas isso
Como esta a maquina?já levou vitamina? :assubiar

Eu apenas não fexava um circuito existente,apenas isso

Como esta a maquina?já levou vitamina? :assubiar
- Rui Godinho
- Membro Juvenil
- Registado: 27 fev 2007, 20:28
ja anda é vitaminado desde de gois, aquele fumo nao engana.
RG 17
335d M "BRANQUINHA" mais um avião a voar baixinho
M5 e39
335d M "BRANQUINHA" mais um avião a voar baixinho
M5 e39
- jocatdm
- Membro Gold
:assubiar :assubiar Sou da mesma opinião...
E tu tens tudo gravado :lol1
E tu tens tudo gravado :lol1
- White_Spot™
- Membro Senior
jocatdm faz algum sentido isso que dizes e foi o que eu disse ao mecânico, mas ele frisou que esse circuito só abre quando detecta que os gazes que vão para a EGR estão demasiado quentes e liga provocando o fluxo de água, fazendo com que por defeito no resto do tempo (não é detectado gazes demasiado quentes) esteja sempre fechado certo?
Sendo assim, já que não existe o termóstato nunca vão ser detectados gazes quentes e consequentemente nunca vai ser ligado o circuito (provocar o fluxo da água)... como tal não faz lá falta nenhuma um tubo a fazer feitio (supostamente pela lógica da batata :think).
Quanto a diferenças agora com a admissão limpa, filtro de ar e breather novos e claro sem a EGR, talvez noto uma melhor resposta mas penso que mais nada.
Rui Godinho e jocatdm, que eu saiba está stock. A única vez que fiz uma repro a mesma não surtiu efeitos (devido à MAF estar manhosa) e foi retirada tal como vos disse. Agora se foi mal retirada isso já não sei, mas não acredito que ando com potência acima do normal... pode é estar todo mamado e como tal explicaria o fumo e os consumos talvez um pouco elevados (uma média de 550km com 60lts) :think.
Quanto a estar tudo gravado... nunca cheguei a ver esse vídeo e até gostava de ver para perceber que raio de fumo especial vocês viram :lol1.
Sendo assim, já que não existe o termóstato nunca vão ser detectados gazes quentes e consequentemente nunca vai ser ligado o circuito (provocar o fluxo da água)... como tal não faz lá falta nenhuma um tubo a fazer feitio (supostamente pela lógica da batata :think).
Quanto a diferenças agora com a admissão limpa, filtro de ar e breather novos e claro sem a EGR, talvez noto uma melhor resposta mas penso que mais nada.
Rui Godinho e jocatdm, que eu saiba está stock. A única vez que fiz uma repro a mesma não surtiu efeitos (devido à MAF estar manhosa) e foi retirada tal como vos disse. Agora se foi mal retirada isso já não sei, mas não acredito que ando com potência acima do normal... pode é estar todo mamado e como tal explicaria o fumo e os consumos talvez um pouco elevados (uma média de 550km com 60lts) :think.
Quanto a estar tudo gravado... nunca cheguei a ver esse vídeo e até gostava de ver para perceber que raio de fumo especial vocês viram :lol1.