E após pragejar, insultar quem quer que se tenha lembrado de meter o controlador das velas, ali, debaixo do colector de admissão, já está aquilo trocado.
Falta apagar os erros da ECU e confirmar que tudo ficou a funcionar.
Aqui fica mais um DIY . Substituir o controlador das velas.
Material necessário :
Novo controlador (BERU)
Chave sextavada interior de 6mm
Chave de caixa de 16mm
Chave de caixa de 10mm
Rótula
Extensor
Roquete
O íman extensíel, dá jeito para apahar alguma porca que possa eventualmente cair, e para apontar as porcas, no processo de re-instalação.
O Primeiro passo é ganhar acesso. Retira-se a forra acústica, recorrendo á chave sextavada interior.
Na parte de baixo do carro, retiram-se os plásticos de protecção e a placa de reforço. Para retirar esta placa, utiliza-se a chave de 16mm.
Para ganhar um pouco mais de espaço, retira-se a forra acústica que está por cima da ponteira de direcção. Não é obrigatório, mas ganham-se uns centímetros preciosos.
A seguir desapertam-se as 2 porcas de 10mm que seguram o controlador no sítio. Devido ao ângulo esquisito e ao "espaço abundante", a rótula da uma ajuda preciosa nesta tarefa.
E as vezes as chaves querem ser engolidas pela máquina!
Com o controlador já solto, o próximo passo realiza-se por baixo do carro. Puxa-se o cabo de alimentação (circular) e remove-se a ficha que liga o controlador á ECU.
Se não tive dificuldade em remover o cabo de alimentação, para desligar a ficha, foi... complicado! O acesso só é possível por baixo do carro, os cabos têm pouca folga e os braços ficam numa posição acrobática...
O cabo de alimentação só precisa de um bom puxão, já a ficha requer que as duas patilhas laterais que a prendem sejam pressionadas para se conseguir puxar a ficha.
Tendo o módulo solto, é só manobrar o mesmo, por cima, para o retirar em direcção á optica dianteira, do lado do condutor.
O antigo em baixo, e o novo em cima. A data de fabrico é do módulo antigo é 2005, pelo que era ainda o módulo de origem.
A montagem é o processo inverso.
No fim, limpam-se os erros da ecu, liga-se o carro e confirma-se qu as velas de incandescência já não surgem com erro.