318 is 1994 - M42 Turbo - Projecto finalizado
Enviado: 09 set 2009, 16:59
Boa tarde a todos!
Venho aqui apresentar meu projecto já finalizado. Sou brasileiro e nas terras de lá estava acostumado a adaptar turbo nos meus carros sem problemas quanto a peças ou mecanicos, visto que temos excelentes oficinas de preparação e excelentes preparadores que já trabalham com isso a muitos anos. Lá a lei nos permite adaptar o turbo e averbar no documento, consoante resultados positivos de um orgão publiuco destinado a essas avaliações, chamado INMETRO. Lá testa-se a potencia nas rodas e os travoes para saber se condizem e se estiver tudo ok, já sai de unm dos agentes credenciados ao INMETRO com o documento ok.
Já estou por cá há algum tempo, mas com medo da lei e das abordagens da bofia, não tinha coragem para começar um projeto de turbo adaptação. Mas o bichinho do tuning atacou novamente e lá fui eu investigar o assunto. Após noites e noites na internet percebi alguns pontos:
- Carros japoneses são os mais fáceis pois tem kits e mais kits disponiveis para venda no ebay;
- Poucos se aventuram a adaptar o turbo por causa das inspeções e da policia:
- Muitos dizem que o motor M42 não é indicado devido à alta taxa de compressão;
Bom, aqui começou o desafio, com o budget não muito extenso, fui atras de um carro fiavel, com baixa km e que pudesse pagar. O escolhido foi um 318is ano 1994 com 151.000 km originais. Perfeito!
Embora a maior parte das pessoas pense que os motores novos são os melhores para turbinar, a minha experiencia me diz que motores com alguns milhares de km´s e jah algum desgaste entre as partes moveis sao os melhores, pois sabemos que ao meter lah o turbo,m o calor aumenta e esta folga extra causada pelo uso é muito bem vinda.
O coletor de escape veio da VAC Motorsport enqto o turbo um .42 / .48 foi o unico que conseguiu-se meter no espaço que sobrava e embora pequeno para minhas pretensoes, está a dar conta do recado. O intercooler veio de um kit universal e toda a montagem foi feita na Mecanosport. Uma que não tenho espaço em casa e nem habilidade para esta montagem e outra que deixo o acerto fino para eu mesmo fazer.
Descobri algumas coisas acerca desse motor:
Por todo o lado na internet se fala em usar até 0,5 bar pois é o maximo que nesta taxa de compressão, 10:1, o motor aguentaria e manteria sua fiabilidade. Entao ok, tudo montado, bora para o Dyno ver qtos poneis conseguimos. Incriveis 210HP a 0,5 bar.
Fui para casa satisfeito, mas sei que bielas forjadas aguentam muito mais do que isso. Apertei o parafuso da Wastegate e vieram 1,0 bar. Mistura OK e o carro a andar muito. Lembrem-se que o M42 tem SIM knock sensor e nada de pré detonação mesmo a usar gasolina 95.
Num dos meu passeios, resolvi que iria acelerar até o limite e o carro estava a ir bem com seus 1 bar qdo de repente ouço uma pequena explosao... Pensei que uma biela tinha resolvido ver a luz do sol, mas que nada... Foi somente a conexão entre a pressurização e o coletor de admissão que explodiu, literalmente. Passei na BMW, encomendei outra peça, montei e mais uma vez com 1 BAR a peça explodiu novamente.
Agora encomendei mangueiras de silicone para adaptar, mas ainda não chegaram e o carro está parado. Se chegarem até sexta feira, nos vemos no trackday de Estoril dia 13/09.
Encomendei tb umas Head gaskets MLS de .140 para baixar a taxa de compressao para 8,5:1 e parafusos ARP para manter tudo no lugar. O objetivo agora é chegar aos 300HP com miolo stock e essa nova junta. Deixo aqui claro que a junta original está a se aguentar muito bem, a nova é apenas por precaução.
No mais, fico a disposição para responder a qualquer duvida que ocorra e postarei fotos em breve, tão logo cheguem as mangueiras novas.
Um grande abraço e nos vemos por ai!
Mazzuco
Venho aqui apresentar meu projecto já finalizado. Sou brasileiro e nas terras de lá estava acostumado a adaptar turbo nos meus carros sem problemas quanto a peças ou mecanicos, visto que temos excelentes oficinas de preparação e excelentes preparadores que já trabalham com isso a muitos anos. Lá a lei nos permite adaptar o turbo e averbar no documento, consoante resultados positivos de um orgão publiuco destinado a essas avaliações, chamado INMETRO. Lá testa-se a potencia nas rodas e os travoes para saber se condizem e se estiver tudo ok, já sai de unm dos agentes credenciados ao INMETRO com o documento ok.
Já estou por cá há algum tempo, mas com medo da lei e das abordagens da bofia, não tinha coragem para começar um projeto de turbo adaptação. Mas o bichinho do tuning atacou novamente e lá fui eu investigar o assunto. Após noites e noites na internet percebi alguns pontos:
- Carros japoneses são os mais fáceis pois tem kits e mais kits disponiveis para venda no ebay;
- Poucos se aventuram a adaptar o turbo por causa das inspeções e da policia:
- Muitos dizem que o motor M42 não é indicado devido à alta taxa de compressão;
Bom, aqui começou o desafio, com o budget não muito extenso, fui atras de um carro fiavel, com baixa km e que pudesse pagar. O escolhido foi um 318is ano 1994 com 151.000 km originais. Perfeito!
Embora a maior parte das pessoas pense que os motores novos são os melhores para turbinar, a minha experiencia me diz que motores com alguns milhares de km´s e jah algum desgaste entre as partes moveis sao os melhores, pois sabemos que ao meter lah o turbo,m o calor aumenta e esta folga extra causada pelo uso é muito bem vinda.
O coletor de escape veio da VAC Motorsport enqto o turbo um .42 / .48 foi o unico que conseguiu-se meter no espaço que sobrava e embora pequeno para minhas pretensoes, está a dar conta do recado. O intercooler veio de um kit universal e toda a montagem foi feita na Mecanosport. Uma que não tenho espaço em casa e nem habilidade para esta montagem e outra que deixo o acerto fino para eu mesmo fazer.
Descobri algumas coisas acerca desse motor:
Por todo o lado na internet se fala em usar até 0,5 bar pois é o maximo que nesta taxa de compressão, 10:1, o motor aguentaria e manteria sua fiabilidade. Entao ok, tudo montado, bora para o Dyno ver qtos poneis conseguimos. Incriveis 210HP a 0,5 bar.
Fui para casa satisfeito, mas sei que bielas forjadas aguentam muito mais do que isso. Apertei o parafuso da Wastegate e vieram 1,0 bar. Mistura OK e o carro a andar muito. Lembrem-se que o M42 tem SIM knock sensor e nada de pré detonação mesmo a usar gasolina 95.
Num dos meu passeios, resolvi que iria acelerar até o limite e o carro estava a ir bem com seus 1 bar qdo de repente ouço uma pequena explosao... Pensei que uma biela tinha resolvido ver a luz do sol, mas que nada... Foi somente a conexão entre a pressurização e o coletor de admissão que explodiu, literalmente. Passei na BMW, encomendei outra peça, montei e mais uma vez com 1 BAR a peça explodiu novamente.
Agora encomendei mangueiras de silicone para adaptar, mas ainda não chegaram e o carro está parado. Se chegarem até sexta feira, nos vemos no trackday de Estoril dia 13/09.
Encomendei tb umas Head gaskets MLS de .140 para baixar a taxa de compressao para 8,5:1 e parafusos ARP para manter tudo no lugar. O objetivo agora é chegar aos 300HP com miolo stock e essa nova junta. Deixo aqui claro que a junta original está a se aguentar muito bem, a nova é apenas por precaução.
No mais, fico a disposição para responder a qualquer duvida que ocorra e postarei fotos em breve, tão logo cheguem as mangueiras novas.
Um grande abraço e nos vemos por ai!
Mazzuco