A E61 foi alvo de uma limpeza que eu já andava a planear à algum tempo: limpar a admissão e ao mesmo tempo ver o estado das famosas (não tanto nos N47) borboletas.
Contei com a preciosa ajuda do Eric. Disse-me à tempos o que deveria substituir; comprei o material e depois agendei com ele. A ajuda que eu queria era apenas de "formação"
A experiência aqui conta muito. É bem mais simples seguir as indicações e explicações de quem está mais do que habituado a fazer isto do que andar a descobrir o que desligar e desapertar.
O material necessário:
Tentei depois fazer um
step by step mas aconteceu o que acontece quase sempre. Começa o "entusiasmo" e as fotos ficam esquecidas
Sem a proteção de cima:
Comecei por desmontar a barra anti-aproximação:
O tubo que liga àquela espécie de TB que por sua vez liga ao coletor:
Depois foi necessário/conveniente desligar uma série de fichas para o coletor sair com mais facilidade:
Segue-se o desapertar dos parafusos do coletor e com algum esforço controlado, puxar por ele.
O que torna o processo de desencaixe/encaixe mais difícil um pouco é aquele tubo metálico que também foi substituído.
O coletor cá fora:
Tendo em conta que a carrinha conta com 153 mil quilómetros, não me pareceu nada mal. O Eric confirmou que estava com muito bom aspeto tendo em conta a quilometragem.
Umas fotos da admissão, no motor:
O tal tubo metálico que fica com bastante "carvão":
O antigo e o novo:
O passo seguinte foi a limpeza do coletor. Usei literalmente tudo que tinha disponível para este efeito: "limpa carburadores", Carstar, W99 e "petróleo".
Com a ajuda de um compressor de água e depois de uns 10 minutos de intensa limpeza ficou assim:
Isto já foi mais simples e fácil de limpar:
Vedantes novos
vs vedantes antigos:
Sensor limpo também:
E depois, vedantes e tubo para o sitio:
Coletor pronto a voltar para o sitio:
Antes de o colocar ainda aspirei o melhor que consegui aquela zona do motor:
E pronto, depois foi fazer o processo inverso e apertar tudo devidamente apertado, com o
torque correto para não se partirem parafusos
Não, não notei diferenças nenhumas. Apenas ando mais descansado porque sei agora que o coletor está limpo e pronto para outros tantos quilómetros e vi o bom estado das borboletas e do veio que as segura.
Nunca saberei se o produto da Liqui Moly que usei para limpar a admissão resultou ou não, mas como gostei do aspeto do coletor, vou continuar a usar.
Mais uma vez, muito obrigado Eric! Sem as tuas indicações, dicas e ajuda, o que demorou umas horas teria demorado um dia, no mínimo :thumbup1: