[nunorsilva] - BMW 520d E61
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 11 set 2006, 15:59
- O meu Carro:: BMW E90 M-Power
Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61
Gostei do que vi, da tua parte a dedicação que dás tal como eu faço aos meus.
Força ai com essa bimmer :fixe
Força ai com essa bimmer :fixe
- emagalhaes
- Membro Juvenil
- Registado: 03 ago 2012, 15:57
- O meu Carro:: 320d E91 '07
-
- Membro Juvenil
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Obrigado pelos comentários.
Este Haynes comprei no eBay. Os anteriores tinha comprado numa loja online mas este estava mais barato (2 euros acho eu) no eBay
Este Haynes comprei no eBay. Os anteriores tinha comprado numa loja online mas este estava mais barato (2 euros acho eu) no eBay

- emagalhaes
- Membro Juvenil
-
- Membro Juvenil
Este tópico tem estado parado, mas a E61 não 
Assim, vamos lá atualizar isto:
Fez no princípio de Agosto 140 mil quilómetros:

E com eles veio uma revisão para ficar mais descansado e ter a certeza que a partir de agora a coisas começam a ficam "de minha mão":
-Óleo Castrol 5W30 LL4
-Óleo de travões Ferodo DOT 5.1
-Pastilhas TEXTAR para trás e respetivo sensor
-Anticongelante BMW;
-Filtro do ar, do óleo, do habitáculo e do combustível, todos OEM BMW.

Para quem tiver dúvidas, pastilhas TEXTAR e OEM BMW são a mesma coisa:

(podem ver a marca e a referência na parte de baixo da pastilha)
Tirei mais algumas fotos durante a revisão, mas não há muito para ver.
Posso deixar aqui a foto da localização do sensor das pastilhas. Fica na pinça traseira direita:

Ainda em jeito de revisão e depois de ler bastante sobre o assunto em vários fóruns, comprei e apliquei um spray da Liqui Moly para a limpeza da admissão:

Depois foi a altura de começar o detalhe exterior. As fotos são muito poucas, e quem já detalhou BMWs, sabe que o verniz é bastante duro.
Comecei pelas cavas e pelas jantes. Usei Carstar, Acrysol e Kunstoff. Selei as jantes com Poorboys Wheel Sealant. Felizmente a sujidade das jantes não era nada de extraordinário:
Antes/durante:

Depois:

Segui-se a pintura e começaram a aparecer as "dores de cabeça"
Lavei a carrinha com um champô "forte" e fiz a devida descontaminação com uma claybar e com quick detail caseiro (ou seja, água com muito champô).
Seguiu-se a colocação de fita de papel para evitar o contacto das esponjas com as borrachas e/ou zonas onde o polish entre e não volte a sair:

A partir daqui a coisa complicou-se: comecei com a polidora orbital Porter Cable, com uma esponja de corte e com polish também de corte da Menzerna.
Duas passagens depois, o estado mantinha-se praticamente igual, apenas com um pouco mais de brilho:

Posso dizer que este era o estado geral da pintura da carrinha. Durante toda a sua curta vida deve ter ido regularmente aos "rolos". Juntando a isso neve e muita auto estrada temos uma pintura assim... Posso ainda dizer que estou a considerar mandar pintar o capot uma vez que está com bastantes pedradas e algumas até bem grandes. Por agora estão disfarçadas com tinta da BMW que comprei, mas num futuro próximo deverei tirar o capot e mandar pintar.
Continuando; os resultados com a polidora orbital não estavam a ser nada satisfatórios e então decidi arriscar pegar na rotativa (nunca tinha polido com uma rotativa). Com o mesmo material, e com 2 passagens por cada painel (na fase de corte) consegui chegar a estes resultados:

Mas acreditem que não foi nada, mesmo nada, fácil. Está longe de estar perfeito e ainda ficou com alguns swirls mas não quis insistir mais. Podia correr mal e depois teria que pintar à força.
A partir daqui foi sempre com rotativa. 2 passagens com polish e esponja de corte, 1 passagem com polish e esponja de fase intermédia e 1 passagem com esponja e polish/I] de acabamento.
As borrachas foram condicionadas com 1Z Gummi e plásticos com Kunstoff.
Os vidros também foram todos polidos com esponja específica e com Glass Polish da 1Z. Foram selados com o kit da Carlack (tão cedo não devo usar as escovas de limpa vidros
)
As zonas cromadas e de inox foram limpas com o Metal Polish da Autosol.
Como já referi, as fotos do processo de detalhe em si são muito poucas, mas em contrapartida já tirei mais algumas do estado atual da carrinha.
O fotografo não é grande coisa e a máquina não ajuda

Por agora é só isto. Digam de vossa justiça

Assim, vamos lá atualizar isto:
Fez no princípio de Agosto 140 mil quilómetros:
E com eles veio uma revisão para ficar mais descansado e ter a certeza que a partir de agora a coisas começam a ficam "de minha mão":
-Óleo Castrol 5W30 LL4
-Óleo de travões Ferodo DOT 5.1
-Pastilhas TEXTAR para trás e respetivo sensor
-Anticongelante BMW;
-Filtro do ar, do óleo, do habitáculo e do combustível, todos OEM BMW.
Para quem tiver dúvidas, pastilhas TEXTAR e OEM BMW são a mesma coisa:
(podem ver a marca e a referência na parte de baixo da pastilha)
Tirei mais algumas fotos durante a revisão, mas não há muito para ver.
Posso deixar aqui a foto da localização do sensor das pastilhas. Fica na pinça traseira direita:
Ainda em jeito de revisão e depois de ler bastante sobre o assunto em vários fóruns, comprei e apliquei um spray da Liqui Moly para a limpeza da admissão:
Depois foi a altura de começar o detalhe exterior. As fotos são muito poucas, e quem já detalhou BMWs, sabe que o verniz é bastante duro.
Comecei pelas cavas e pelas jantes. Usei Carstar, Acrysol e Kunstoff. Selei as jantes com Poorboys Wheel Sealant. Felizmente a sujidade das jantes não era nada de extraordinário:
Antes/durante:
Depois:
Segui-se a pintura e começaram a aparecer as "dores de cabeça"

Lavei a carrinha com um champô "forte" e fiz a devida descontaminação com uma claybar e com quick detail caseiro (ou seja, água com muito champô).
Seguiu-se a colocação de fita de papel para evitar o contacto das esponjas com as borrachas e/ou zonas onde o polish entre e não volte a sair:
A partir daqui a coisa complicou-se: comecei com a polidora orbital Porter Cable, com uma esponja de corte e com polish também de corte da Menzerna.
Duas passagens depois, o estado mantinha-se praticamente igual, apenas com um pouco mais de brilho:
Posso dizer que este era o estado geral da pintura da carrinha. Durante toda a sua curta vida deve ter ido regularmente aos "rolos". Juntando a isso neve e muita auto estrada temos uma pintura assim... Posso ainda dizer que estou a considerar mandar pintar o capot uma vez que está com bastantes pedradas e algumas até bem grandes. Por agora estão disfarçadas com tinta da BMW que comprei, mas num futuro próximo deverei tirar o capot e mandar pintar.
Continuando; os resultados com a polidora orbital não estavam a ser nada satisfatórios e então decidi arriscar pegar na rotativa (nunca tinha polido com uma rotativa). Com o mesmo material, e com 2 passagens por cada painel (na fase de corte) consegui chegar a estes resultados:
Mas acreditem que não foi nada, mesmo nada, fácil. Está longe de estar perfeito e ainda ficou com alguns swirls mas não quis insistir mais. Podia correr mal e depois teria que pintar à força.
A partir daqui foi sempre com rotativa. 2 passagens com polish e esponja de corte, 1 passagem com polish e esponja de fase intermédia e 1 passagem com esponja e polish/I] de acabamento.
As borrachas foram condicionadas com 1Z Gummi e plásticos com Kunstoff.
Os vidros também foram todos polidos com esponja específica e com Glass Polish da 1Z. Foram selados com o kit da Carlack (tão cedo não devo usar as escovas de limpa vidros

As zonas cromadas e de inox foram limpas com o Metal Polish da Autosol.
Como já referi, as fotos do processo de detalhe em si são muito poucas, mas em contrapartida já tirei mais algumas do estado atual da carrinha.
O fotografo não é grande coisa e a máquina não ajuda

Por agora é só isto. Digam de vossa justiça

-
- Membro Senior
- Registado: 31 out 2011, 17:29
- O meu Carro:: E60
muito bom :fixe impecável mesmo, nota-se bastante dedicação, mas a beleza natural da carrinha também ajuda :inlove
- tiagolopes96
- Membro Gold
- Registado: 21 nov 2009, 11:17
- O meu Carro:: BMW E46 TOURING
- emagalhaes
- Membro Juvenil
- NPedrosa
- Membro Juvenil
- Registado: 17 jul 2012, 23:59
- O meu Carro:: O. Corsa & Audi A4
Tenho um amigo que tem uma igualzinha, do mesmo ano e tudo. Penso só que seja ligeiramente, uns meses, mais nova, a do meu amigo.
Tá a ficar bem estimada :winner
Tá a ficar bem estimada :winner

-
- Membro Juvenil
Obrigado pelos comentários. Sim, a beleza natural da carrinha ajuda muito!
Ora, quem começa a detalhar sabe que depois é difícil para parar
O quadrante estava com alguns riscos e decidi tirar e fazer o mesmo que fiz ao ecrã do i-Drive:
Depois de tirar os 2 parafusos que o seguram em cima, é só puxar e desligar a ficha:

Não tinha muitos riscos, mas haviam alguns e sendo aquilo plástico estava convencido que os conseguia tirar sem grande dificuldade:

Fiz o polimento com orbital e com o Paint Polish da 1Z e depois com orbital e Final Finish da Menzerna.
De seguida selei com Grojet:

Umas horas depois, tirei o Grojet e o resultado final:

Ora, quem começa a detalhar sabe que depois é difícil para parar

O quadrante estava com alguns riscos e decidi tirar e fazer o mesmo que fiz ao ecrã do i-Drive:
Depois de tirar os 2 parafusos que o seguram em cima, é só puxar e desligar a ficha:
Não tinha muitos riscos, mas haviam alguns e sendo aquilo plástico estava convencido que os conseguia tirar sem grande dificuldade:
Fiz o polimento com orbital e com o Paint Polish da 1Z e depois com orbital e Final Finish da Menzerna.
De seguida selei com Grojet:
Umas horas depois, tirei o Grojet e o resultado final:

- ode_joy
- Membro Gold
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Belos trabalhos aí! Muito bem.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
Assim vale a pena, parabéns!
- NunesTiago
- Membro Gold
- Registado: 06 jun 2011, 16:02
- O meu Carro:: Z4 23i E89 09 - 328ci e46 99
Bom trabalho, esta carrinha está a ficar com detalhe muito bom, parece nova 

- hugu1to
- Membro Juvenil
- Registado: 26 jul 2010, 22:38
- O meu Carro:: BMW 320 compact
Boas,
antes de mais parabens pelo excelente trabalho
invejo essa paciência e esse jeito pelo tratamento que a carrinha tem direito. Pormenores bastante interessantes e k fazem toda a diferença.
abraço e continuação de boas mod´s xD
antes de mais parabens pelo excelente trabalho

invejo essa paciência e esse jeito pelo tratamento que a carrinha tem direito. Pormenores bastante interessantes e k fazem toda a diferença.
abraço e continuação de boas mod´s xD
ReBaIxAr É aRtE, rOçAr FaZ pArTe xD