[nunorsilva] - BMW 520d E61

Secção destinada a todos os Modelos Serie 5 E60/E61 e Serie 6 E6x...

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: [nunorsilva] - BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

lhl Escreveu:parabéns pela e61 :fixe
isso é que é dedicação :inlove
não tinha pachorra pra desmontar os frisos e afins :scary

cumps.
Obrigado!

"Quem corre por gosto, não cansa" :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Fazendo um refresh ao tópico, a E61 tem-se portado bem, fazendo quilómetros com grande conforto e sem preocupações.

A média vai descendo um pouco, mas em cidade e nas voltinhas aqui na vila não deverá ser fácil fazer menos de 7 l/100. O carro é pesado e calça "pata larga" :)

Como já havia feito outro carro cá de casa e tinha gostado do resultado, comprei isto:

Imagem

200ml no óleo do motor e 50ml no óleo da caixa que havia sido mudado à muito pouco tempo.

Independentemente do que a marca diz, o resultado foi o mesmo que tive com o outro carro: motor mais silencioso e mais suave; a caixa ficou mais macia também.
Daqui a 50 mil quilómetros volto a fazer o mesmo :)

Entretanto, à uns dias atrás levei a carrinha à IPO.
Resultado:

Imagem

:D

E ainda um "Parabéns pela compra, está nova!", dito pelo inspetor :fixe

Para terminar, posso dizer que vem aí uma mod mais performante :dance
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Bom, o extra que estava à espera chegou durante a semana:

Imagem

Para terem noção do tamanho:

Imagem

Imagem

Fiquei preocupado quando ouvi "chocalhar" dentro da BOX, mas depois percebi o que era: ela não vinha fechada e os parafusos estavam lá dentro:

Imagem

Só hoje tive oportunidade de a colocar. A instalação é bastante simples e esta BOX tem predefinidos 4 "perfis" (ou curvas como lhe chamam) para escolhermos a que nos interessa mais.

Imagem

Reparem nas curvas de disponibilidade de potência e não nas outras :lol:

Tem ainda um potenciómetro para (se assim quisermos) regularmos para a melhor performance possível:

Imagem

Optei por começar pelo perfil "FAST" e por deslocar 1mm o potenciómetro para a direita para ver os resultados. Vou andar assim uns tempos e depois mudo para o perfil "SPORT" para decidir em qual dos 2 fico.
Pelas curvas de potência, só estes me interessam.

A instalação é bastante simples: tirar o tampo do motor, desligar a ficha do Commom Rail e ligar a BOX:

Imagem

Imagem

Depois é arranjar um local para a fixar.
Como ando ainda em testes, vai ficar por ali:

Imagem

Depois de a ligar devemos ligar o carro e verificar que o LED fica a piscar:

Imagem

Imagem

E depois fixar com umas fitas. Isto é temporário ;)

Imagem

Depois de cerca de 30km feitos, posso dizer que a disponibilidade em baixas aumentou agradavelmente, mas sem grandes exageros. Não puxei muito pelo carro porque não tive oportunidade.

Os próximos tempos vão ser de testes para depois decidir qual dos perfis fica e onde coloco melhor a BOX.

8)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

Porque optares por uma box e nao uma repro?

E porque essa box ao invés de uma ACS, por exemplo.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Essa curva que escolheste é a que dá mais disponibilidade de motor em baixa RPM. Ora, sem mudar componentes do motor, isso só pode ser feito à custa de mais gasóleo. Acho que é a que vai sujar mais a traseira com fumo.
E a que rebenta com embraiagens mais depressa devido ao torque a tão baixa RPM.

Experimenta as outras também :fixe

Cumps
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

JMGP Escreveu:Porque optares por uma box e nao uma repro?

E porque essa box ao invés de uma ACS, por exemplo.
É uma questão do rácio benefício/custo. A BOX custou-me pouco mais de 80 euros. Para o benefício que pretendo neste momento, chega perfeitamente.
Eu sei que uma reprogramação tiraria mais partido do motor, mas como já referi, o objetivo era só mexer na injeção e em mais nenhum componente.

Claro que também é uma vantagem o fato de tirar quando quero e fazê-lo em 2 minutos :)

Tanto quanto consegui apurar, as BOX da ACS são bem mais caras; não digo que não valham o que pedem, mas para já esta está a satisfazer.
Tenho também o feedback de um amigo que teve um e46 com esta BOX e quando vendeu e comprou o atual e91, voltou a comprar a mesma BOX :)

Ele sim, fez algumas centenas de quilómetros com esta BOX no e46; recomendou-ma e eu comprei :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

navigator Escreveu:Essa curva que escolheste é a que dá mais disponibilidade de motor em baixa RPM. Ora, sem mudar componentes do motor, isso só pode ser feito à custa de mais gasóleo. Acho que é a que vai sujar mais a traseira com fumo.
E a que rebenta com embraiagens mais depressa devido ao torque a tão baixa RPM.

Experimenta as outras também :fixe

Cumps
Sim, o objetivo era só mexer na injeção ;)
Para já não noto mais fumo... com FAP o fumo não deverá ser nenhum, tanto quanto sei :)

Vou experimentar os outros perfis, claro... mas para notar bem a diferença tenho que me habituar a este ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Ah, claro tem FAP, não há fumo a sair. Então vai regenerar mais vezes...é bom que não faças muito aqueles trajectos de 5 ou 10 km que não chega a aquecer bem o escape, senão vai pedir estrada.

Cumps
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

navigator Escreveu:Ah, claro tem FAP, não há fumo a sair. Então vai regenerar mais vezes...é bom que não faças muito aqueles trajectos de 5 ou 10 km que não chega a aquecer bem o escape, senão vai pedir estrada.

Cumps

Obrigado pela preocupação. Faço no mínimo uns 500/600kms por mês, sendo destes pelo menos 400 em AE ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

tiagoarne
Membro Iniciado
Registado: 14 dez 2012, 08:43
O meu Carro:: BMW 525d E61 - 2007/01

Mensagem por tiagoarne »

Boas,

Antes de mais, parabéns pela máquina que está muito bonita e tem sorte de ter um dono dedicado como tu.

Tenho uma 525d pre LCI de 2007 e também quero por uma box para tentar baixar um pouco os consumos.

Estás satisfeito com essa que instalaste ? Estava a pensar comprar uma da Racechip mas depois de ver o teu post fiquei indeciso até porque a diferenca de preco é significativa e parece-me a mesma coisa.

Cumps

GasparM
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2012, 13:21
O meu Carro:: BMW 520d E61 2010/05

Mensagem por GasparM »

Eu por acaso também tenho estado atento ao teu tópico, pois deixaste de postar consumos no spritmonitor e continuo sem perceber se a tua bimmer passou a melhorar ou piorar nos consumos que fazia...

Quando puderes dá um feedback. :fixe
Cumprimentos,

GasparM

Projecto: GasparM Project> 520d - E61 2010
Imagem

peoples
Membro Juvenil
Registado: 11 set 2006, 15:59
O meu Carro:: BMW E90 M-Power

Mensagem por peoples »

Boa compra a Box, apesar de preferir Repro, com a Box ficas tu a decidir quando queres de potencia e quando n queres sem estares a depender de outros, mas por outro lado nunca consegues retirar a potencia que a terias com uma Repro, e por mais que a publicidade que esses fabricantes nos tentam impingir nunca a vais verificar na pratica, falo de experiência própria pois ja tive algumas das melhores que andam por ai, por exemplo a ultima foi uma uma PSI instalada no meu Grande Punto.

Mas por 80 euros se conseguires uns 15 ou das melhor das hipóteses uns 20 cavalos já n ficas de nada mal servido.

Mais uma coisa toma cuidado se experimentares a Box no nivel máximo aposto que o carro entra em safe mode, nem que seja pelo acumular de fumo negro na FAP e esta n dar conta do trabalho...atenção a isso :assubiar

nunorsilva
Membro Juvenil

tiagoarne Escreveu:Boas,

Antes de mais, parabéns pela máquina que está muito bonita e tem sorte de ter um dono dedicado como tu.

Tenho uma 525d pre LCI de 2007 e também quero por uma box para tentar baixar um pouco os consumos.

Estás satisfeito com essa que instalaste ? Estava a pensar comprar uma da Racechip mas depois de ver o teu post fiquei indeciso até porque a diferenca de preco é significativa e parece-me a mesma coisa.

Cumps
Obrigado Tiago!
Para já estou satisfeito, mas a verdade é que surgiram uns imponderáveis e a carrinha tem andado muito pouco; são só voltinhas pequenas e principalmente nas mãos da esposa :)

Logo que tenha um feedback mais concreto coloco aqui ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

GasparM Escreveu:Eu por acaso também tenho estado atento ao teu tópico, pois deixaste de postar consumos no spritmonitor e continuo sem perceber se a tua bimmer passou a melhorar ou piorar nos consumos que fazia...

Quando puderes dá um feedback. :fixe
:D

Não Gaspar, não deixei de colocar os consumos no Spritmonitor... a carrinha é que deixou de andar tanto :P

Com a BOX a carrinha ainda não fez mais de 400km; e grande parte deles nem foram feitos por mim. Não houve nenhum problema, apenas surgiram umas situações que fizeram com que alterasse um pouco a rotina.
Daqui a uns tempos volta tudo ao "normal".

Não te preocupes que eu coloco aqui o feedback. Não só dos consumos mas também dos ajustes que vou fazer na BOX ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

peoples Escreveu:Boa compra a Box, apesar de preferir Repro, com a Box ficas tu a decidir quando queres de potencia e quando n queres sem estares a depender de outros, mas por outro lado nunca consegues retirar a potencia que a terias com uma Repro, e por mais que a publicidade que esses fabricantes nos tentam impingir nunca a vais verificar na pratica, falo de experiência própria pois ja tive algumas das melhores que andam por ai, por exemplo a ultima foi uma uma PSI instalada no meu Grande Punto.

Mas por 80 euros se conseguires uns 15 ou das melhor das hipóteses uns 20 cavalos já n ficas de nada mal servido.

Mais uma coisa toma cuidado se experimentares a Box no nivel máximo aposto que o carro entra em safe mode, nem que seja pelo acumular de fumo negro na FAP e esta n dar conta do trabalho...atenção a isso :assubiar
Obrigado pelas dicas.

Eu tenho bem noção que uma reprogramação iria tirar muito mais partido do motor, mas o objetivo foi mesmo esse... conseguir mais uns 20cv sem grande esforço e sem estar a mexer noutros componentes do motor ;)

Ainda não experimentei a BOX no nível máximo, mas conheço quem já o tenha feito só para testar. Disse-me que o motor fica uma coisa bruta e muito agressivo.
Não entrou em safe-mode porque julgo que ele fez apenas uns quilómetros para experimentar; depois voltou a regular a BOX para uma coisa mais suave :)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Responder

Voltar para “E6x”