Boas pessoal,
E chegou a altura de fazer de mais um "update" ao projecto com as mods que foram feitas.
Em primeiro lugar deve-se falar da revisão que a carrinha levou (por mera prevenção) à caixa automática e que de inicio me tinha parecido não ter corrido lá muito bem, isto porque após revisão a caixa auto começou a fazer grandes "soluços" nas transições das relações de caixa, com especial incidência de 1ª para 2ª e de 4ª para 5ª. Fazia também um grande soluçar que se sentia muito quando em descida inclinada a velocidade aproximada de 100 a 120kms/h a caixa ia fazer o seu trabalho de redução de relações e ai se sentia muito os impulsos causados pelas reduções. Por último os soluços eram também sentidos quando a E61 estava parada e agarrava na manete para mudar de park para R, N ou D.
O problema foi relatado à Oficina da marca que se prontificou a testar a E61, verificou o problema e me deixou descansado ao me informar que iriam resolver ou se não o conseguissem, na pior das hipóteses me ofereceriam uma caixa nova.
Neste campo, quero deixar especial agradecimento ao JOFIMO que me aconselhou a ir à marca fazer a revisão da caixa auto. Estou-te muito grato por este conselho, pois se tivesse optado por fazer a revisão fora da marca a esta hora talvez estivesse a ganir bastante.
Bom, tive que retornar a carrinha à Baviera de Portimão que me ofereceu carro de cortesia (1 X1 1.6d) até tudo estar resolvido e passados 3 dias (meteu-se um fim-de-semana pelo meio) me contactou na manhã de segunda-feira a informar que podia ir buscar a carrinha que estava pronta. E estava pronta mesmo! A caixa parece outra, muito suave na transição de relações e parece que fui buscar um carro completamente novo. Fiquei mesmo muito satisfeito!
Bom, e como o que o pessoal gosta é de fotos, aqui as deixo, com breves explicações.
Em termos de material utilizado deixo algumas fotografias que tirei no dia em que a revisão à caixa foi feita:
Bom, no decurso da revisão devo dizer que detectei (e não gostei nada) isto que fica aqui na reportagem fotográfica:
Este foi o tal ACEITE que aparece na factura que já postarei por aqui:
Em conversa com o chefe de oficina chegámos à conclusão que seria melhor lavar o tubo que liga ao turbo pois ele tem um outro tubinho (que se vê na 2ª fotografia do turbo e tubagem) que também poderá ser a causa do óleo babado que ali vêem e por isso mesmo depois de lavado e feitos uns kms será possivel perceber de onde virá esta micro-fuga e resolvê-la substituindo o tubo correspondente. Não gostei, mas confesso que não estou altamente preocupado pois parece-me ser um problema minimo dum o-ring que ande a desempenhar mal a sua função...
As peças e custos da "operação" revisão de caixa auto estão aqui:
Bom e por fim temos as duas últimas mod que fiz: Retrofit Bixenon OEM e AE brancos.
Antes era assim:
Ópticas de Halogénio
Depois:
Ópticas Bixenon e Angel Eyes de 40W com 5000k
Tenho de deixar especial agradecimento ao user JPimpao01 que com todo o tempo e paciência me ajudou fazendo todo o trabalho de retrofit do sistema ópticas de halogénio para bixenon! Arranjou-me todo o material, desmontou tudo, montou e codificou! Se há alguém a recomendar para mexer em BMW o JPimpao01 é mesmo o homem para isso!
A ti, JPimpao01 o meu muito obrigado! Mais mods se seguirão, como sabes :wink1
Por último deixo-vos o video do comportamento da caixa de velocidades, que embora o telemóvel esteja um pouco longe deixa perceptível a suavidade da transição das relações (mexida do ponteiro das rpms) numa condução um pouco mais agressiva que o meu "muito" normal.
[youtube]e4mNP-pj-vQ[/youtube]
Mais mods se seguirão! Stay tunned!