Conforme comentei na minha apresentação, inicio aqui o tópico com o projeto do meu BMW.
Posso dizer que o custo total do carro ficou em cerca de 25500 euros.
Isto inclui o preço do carro, custos da viagem (ida e volta), da legalização e de todas as (muitas) burocracias portuguesas.
Escolhemos esta motorização principalmente por causa dos valores da legalização. Um 530d ou um 535d eram muito aliciantes mas depois de avaliar os custos de ISV, ficaram completamente fora de hipótese.
A carrinha foi comprada com perto de 135 mil quilómetros e é de Janeiro de 2009.
Já sei que este é o motor que "tem tendência" a partir a corrente. Estou consciente disso e vou andar atento para tentar evitar surpresas.
Irei trocar a corrente/correias da distribuição quando chegar aos 200 mil quilómetros, se não for forçado a trocar antes

A viagem da Alemanha para cá correu sem qualquer tipo de percalços. Foram pouco mais de 2200 quilómetros. Até entrar em Portugal fiz uma média de 5,7 com muito Cruise Control. Em solo português andei um pouco mais rápido e a média acabou por ficar em 5,9

Deixo aqui a lista de extras que a carrinha tem e que eu consegui traduzir (consegui traduzir algumas coisas com pesquisas na Internet, outras foi com ajuda externa):
Informações do veículo
Código: PX31
Tipo: 520D OL (EUR)
Série: E61 (MUE)
Série: 5
Tipo: Tour
Direção: LL
Motor: N47
Tração: Traseira
Transmissão: Mecânica
Cor: Branco Alpine 3 (300)
Bancos: Pele Dakota/Preto (LCSW)
Equipamento standard:
548- Quadrante em quilómetros
851- Versão em alemão
Equipamento extra:
320- Sem designação do modelo
354- Pára brisas com faixa verde
386- Barras de tejadilho
4AT- Frisos interiores em preto, brilhante
402- Tecto panorâmico
423- Tapetes em alcatifa aveludada
428- Triângulo de emergência e estojo de primeiros socorros
431- Espelho retrovisor interior com função automática anti-encandeamento
481- Bancos dianteiros desportivos
494- Bancos dianteiros aquecidos
502- Sistema de lavagem dos faróis
508- PDC - sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
521- Sensor de chuva e controlo automático de luzes de condução
522- Faróis de xénon
524- Controlo de iluminação em curva
534- Ar condicionado automático
544- Cruise Control
563- Pack de luzes (frontal: luzes de leitura / iluminação de espelhos de cortesia, iluminação dos puxadores das portas e zona dos pés)
6AA- BMW serviçe (telefone)
6AB- Telefone
606- Sistema de navegação Business
612- Assistência BMW
616- BMW online
633- Mãos livres Bluetooth
676- Sistema de som HiFi
7MF- Sport Edition
704- Suspensão desportiva M
710- Volante M em pele
715- Pack aerodinâmico M
760- Frisos exteriores BMW Individual Shadow Line, brilhante
Há ainda os extras "800" que são do sistema de navegação mas que ainda não consegui traduzir
Os "defeitos e problemas" que a carrinha tinha originalmente: o "cinzeiro" não se segurava na posição de fechado, o banco do condutor tinha (e ainda tem) as marcas "do costume" e que tenciono pintar assim como a manete das velocidades. O sensor da quantidade de líquido do pára-brisas e óticas não estava a funcionar.
O rubber touch do volante está um pouco gasto na zona dos botões.
Ah, e as 4 tomadas de "isqueiro" não funcionavam... mas era só um fusível

Bom, vamos a fotos. Isso é o que o pessoal quer, não é?
Aqui estão as primeiras fotos dela cá em casa, acabado de chegar:
Uma foto das estatísticas da viagem. Só fiz o reset cerca de 100 quilómetros depois de ter arrancado

Ora, a primeira coisa que comprei foi:
Já me ajudou e concerteza me irá ajudar em manutenções caseiras futuras

A carrinha trazia um suporte para um telefone qualquer que não tinha utilidade nenhuma e que estava a tirar ali muito espaço na zona de arrumação do apoio de braço. Como não havia forma de aquele suporte sair sem partir nada (depois descobri porquê - um parafuso que é apertado do lado de dentro), tive mesmo que desmontar aquilo tudo.
O "cinzeiro" também estava com problemas em fixar-se (estava sempre aberto) e tive que desmontar a zona do tabliere da consola central para lá chegar.
Como estava numa de desmontar, tirei também o ecrã do sistema de navegação para limpar e polir.
Ora, como já estava a ficar com algum do interior desmontado decidimos avançar para um primeiro detalhe e limpeza interior. Começava a aparecer lixo em zonas escondidas (encontrei 2 moedas de 1 euro

Algumas fotos do processo. Não estão com uma ordem certa, mas acho que as fotos ajudam sempre alguém que tenha curiosidade em saber como é que as coisas são "por dentro"

A desmontagem da zona do apoio de braço:
Este é o tal parafuso que tem que ser desapertado por dentro:
Mais fotos:
Para quem tiver dúvidas sobre se o guarda-objetos do apoio de braço é refrigerado ou não, esta foto mostram bem que sim :fixe
Aquele buraco ali abaixo dos fios amarelos e vermelhos é diretamente direcionado para lá!
A desmontagem de algumas peças do tablier:
E o "cinzeiro" pronto a ser retirado (aquele fusível foi o que troquei por causa das tomadas de "isqueiro")

A peça que partiu e que não deixava o cinzeiro se segurar na posição de fechado é mesmo muito pequena. Tive a sorte de ela não ter caído e ter-se perdido e consegui colar (viva a Araldite!!!) e fazer com que ficasse a funcionar devidamente.
Alguma fotos:
Este é o mecanismo que faz com que o cinzeiro fique preso quando o empurramos a primeira vez e se solte quando o empurramos novamente

Aqui podem ver a diferença do ecrã do sistema de navegação antes e depois de ser polido:
E depois:
Umas fotos do material limpo, condicionado e polido e selado no caso das peças em preto piano

Uma fotos depois de tudo devidamente limpo e montado:
Uma foto do sensor do depósito do líquido de limpa vidros que arranjei numa sucata a custo zero

Já o troquei. Não tirei fotos mas a remoção é muito simples: tirar a roda esquerda frontal, desapertar uns 5 ou 6 parafusos da cava e desenroscar o sensor.
Pensei que o líquido iria cair, mas não

O original estava caucionado... provavelmente depois de devidamente limpo volta a funcionar. Fico com um de reserva

Umas fotos do volante para verem como está o rubber touch e da manete das velocidades:
Uma foto do N47 (que também irá ser detalhado):
E termino este primeiro post com algumas fotos do exterior (que precisa de alguns mimos e irá ser devidamente detalhado como mandam as "leis" do Detalhe

A carrinha ainda tem ainda algum trabalho pela frente e irá ser feito com calma e com tempo (se entretanto não surgir nenhuma situação anómala).
Entretanto já desmontei o limpa vidros de trás (não tenho fotos também

com a devida limpeza e lubrificação ficou muito leve e já funciona perfeitamente

Chegou hoje um cabo para começar no mundo das codificações!

Força aí com os comentários!