Por estranho que pareça o que acabei de escrever é a mais pura das verdades, grosso modo adquiri uma carrinha e no fim acabei por ficar com outra e isto com muita confusão e complicações à mistura.
Poderia não relatar nada disto mas irei fazê-lo para de alguma forma ajudar / elucidar outros membros sobre situações semelhantes que lhe possam vir a acontecer e perceberem que infelizmente pouco podem fazer para se protegerem de tal situação.
Ora bem pessoal vou então expor aqui o pesadelo que se tornou a aquisição de uma muito ambicionada carrinha E61 535D, pois já andava há perto de dois anos para comprar uma carrinha destas.
Em Setembro lá acabei por encontrar esta carrinha e apôs uma visita ao stand onde se encontrava e ter negociado o valor a pagar, tendo em conta que tinha para entrega o meu E46 330D de 01/01 decidi que valia a pena ponderar seriamente o negócio.
A carrinha em questão foi esta 535D LCI de Agosto de 2007:


Deixo-vos a lista de extras e mais algumas fotos de detalhes "importantes" da carrinha.















Como podem ver a mesma estava bastante engraçada e bastante bem equipada.
Devido à minha profissão ser Agente da PSP dei-me a diversos cuidados antes de efectivar a compra da carrinha, cuidados esses que a maioria dos cidadãos até nem tem a possibilidade de fazer. Grosso modo decidi pesquisar nas bases de dados Policiais se existia algo sobre esta viatura, tendo pesquisado pela matrícula, pelo número de chassi, bem como aproveitando a coisa pesquisei sobre o nome do antigo proprietário e sobre o dono do stand.
Nada de anormal surgiu exceptuando um acidente, sendo que o dono do stand quando questionado sobre o assunto confirmou e indicou que a viatura teria sido reparada na Baviera (Gaia), dando-me inclusive a liberdade de levar a viatura lá para se fazer um checkup completo, coisa que se veio a fazer e onde a marca não apontou nenhum problema.
Fora isso ainda foi consultado a base de dados das seguradoras onde por incrível que pareça não existe nenhuma informação de qualquer acidente relativo a esta viatura. Contudo, uma breve pesquisa no Google com a matrícula dava logo como primeiro resultado uma queixa do antigo dono da viatura no Portal das Queixas, onde relatava o acidente e a desavença / não concordância com a resolução que a companhia queria dar ao sinistro.
Para além disso ainda foi pedido uma Certidão Permanente Automóvel Online onde nada constava também contra a viatura, bem como ainda teve de ir à inspecção antes de me ser entregue.
Sendo assim e não havendo motivos para "desconfianças" de maior decidi efectuar a compra e lá vim todo contente com o canhão para casa. Como esta viatura (tal como o meu ex E46 330D) é só para andar de vez em quando, pouco andei com ela nos dias seguintes, tendo feito cerca de 50km no máximo até surgirem os primeiros problemas.
Salvo erro fui buscar a carrinha numa segunda e no sábado pufff avariou literalmente. Vá para ser preciso numa das poucas vezes que andei com ela já me tinha dado uma anomalia (foi abaixo sem mais nem menos) mas nada ao ponto do que aconteceu. Basicamente ia mais a esposa e filha dar um giro e ao entrar na autoestrada foi-se abaixo e nunca mais consegui sair dali. Se metesse uma velocidade a carrinha desligava logo, se não metesse aguentava mais alguns segundos e depois desligava. Toca a ligar mais uma vez e mais uma vez se desligava (ia abaixo), tanto insisti que a bateria que já deveria estar fraca deu o berro e não deu mais nada, isto não sem antes começar a dar erros de tudo e mais alguma coisa.
Toca a ligar ao senhor do stand que se prontificou a enviar um reboque para levar a carrinha a uma oficina para ver se conseguiam pelo menos resolver o problema naquele momento e aguentar-se até segunda feira para a poder levar à Baviera. Na dita oficina e ligada a carrinha à máquina indicava erro no 6º cilindro, tendo sido limpo os sensores da régua de injecção, mudado o 6º injector pelo 5º (e vice versa claro). Tudo montado no sítio e erro apagado e voilá a carrinha já trabalhava bem e foram dar uma pequena volta sem sobressaltos. Verificaram a bateria e essa tinha entregado a alma ao criador bem como voltaram a montar tudo devidamente no compartimento do motor, verificaram de novo na máquina e tudo normal. Pegaram e foram dar mais uma volta e o problema voltou a surgir tendo sido necessário a carrinha ficar lá (já eram 20H) até segunda ser levada de reboque para a Baviera.
Escusado será dizer que fiquei com um melão terrível.
Segunda a carrinha lá segue viagem para a Baviera e começou uma verdadeira saga com aquele pessoal. Fizeram os testes que tinham a fazer e andaram uma semana a dizer que andavam à procura de um problema na cablagem / fichas e nada. Na segunda semana sem saberem ao certo onde estaria o problema, decidiram que teria de levar uma unidade de comando do motor nova pois aquela estava reprogramada e eles não assumiam colocá-la como de origem. Guerra para aqui e para ali com o senhor do stand e eles, acabou-se por mandar vir a dita unidade que custava a módica quantia de 1200€ + IVA. Veio a peça e admiração total não resolveu coisa nenhuma e mais uma guerra com eles pois já estávamos na terceira semana com a carrinha lá e sem solução à vista. Como o senhor do stand me tinha emprestado uma viatura para eu me poder desenrascar a Baviera já estava a assumirem serem eles a fornecerem-me uma viatura de substituição caso a carrinha não ficasse pronta nos próximos dias e marcaram a terça feira da semana seguinte (isto numa sexta).
Segunda passo por lá de novo e falo com o mecânico que está a "trabalhar" (nunca vi ninguém a mexer na carrinha todas as vezes que fui lá mas pronto) na carrinha e o mesmo diz-me que viram tudo e não encontraram nada de errado ali e das duas uma, ou o motor tinha mesmo o 6º cilindro danificado ou então poderia ser uma anomalia na programação da carrinha. Como tal a mesma estava ligada remotamente para ser completamente reprogramada (todos os módulos) e depois remotamente ser analisada pelo fabricante.
Milagre dos milagres, no dia seguinte que por sinal era o dia em que a carrinha teria de estar pronta ou ser fornecida uma viatura de substituição a mesma já trabalhava, sendo que foi informado ao senhor do stand que a avaria era de um "injector".
Sem querer dizer muito mais, supostamente a Baviera de Gaia precisou de 3 semanas e 3 dias para reparar uma avaria que era apenas um injector e cobrou 2400€ já com desconto pois o senhor do stand era muito bom cliente deles dasss. De salientar que a garantia dada pelo stand era a Select da Gras Savoye NSA (a melhor que possuem) e recusou-se a pagar a reparação acabando por cerca de 4 meses depois pagar apenas uns míseros 700 e tal Euros.
Pensam vocês, chiça isso é que foi um galo dos diabos... nada disso, a procissão ainda mal saiu do adro lol. A carrinha sai da Baviera na quarta (foi o senhor do stand que a foi buscar) e na quinta ligam-me do NIC da GNR a dizerem que precisam de verificar a carrinha... até me caíram os dito cujos ao chão. Escusado será dizer que eles quando me ligaram sabiam o meu nome, a minha profissão (PSP) bem como obviamente o meu contacto telefónico. De nada me valeu ser "colega" pois não me adiantaram nada.
Aviso já que a carrinha ainda não estava em meu nome logo estranhou-se como sabiam eles os meus dados. Parte-se do princípio que pelo registo de propriedade não chegariam a mim e muito menos nisso consta contactos telefónicos e profissões. Restava apenas duas possibilidades onde poderiam ter obtido esses dados, Baviera e o meu seguro, os quais ambos negaram terem sido contactados ou terem fornecido quaisquer dados.
Passando isso à frente, como a carrinha ainda estava na posse do senhor do stand ele levou-a à GNR onde viu a mesma ser apreendida por suspeita de (grosso modo) ter levado uma frente de outro carro, ter o número de chassi gravado na torre do amortecedor e autocolante existente na porta contendo também o número de chassi supostamente viciados. De referir que os elementos da GNR no local não provaram nada disso, apenas tinham (já tinham) indicações de tais supostas viciações e como tal apreenderam a viatura como medida cautelar. Como é óbvio antes de ter comprado a viatura verifiquei esses pontos e nada de anormal verifiquei.
Enfim cabummmmm total e desolação total da minha parte e do senhor do stand.
O triste é que tendo o número do processo nas mãos fui bater a todas as portas dentro da PSP, GNR e PJ de onde era oriundo o processo e nada existia com esse número de processo. Ao fim de alguns dias a advogada do senhor do stand lá veio a descobrir que o processo estava com o procurador do tribunal de Gaia e o mesmo recusou-se a receber a advogada ou dar qualquer informação sobre o sucedido.
Ficou sempre no ar a possibilidade de haver ali alguma confusão ou o que quer que fosse pois na Baviera a directora das oficinas alegava que nada de anormal viram na carrinha e por isso fui aguentando para ver o que acontecia. Independentemente de tudo o senhor do stand juntamente com a advogada celebrou um acordo de rescisão em que caso a carrinha não fosse devolvida até determinada data o negócio seria cancelado e seria reposta situação anterior (devolverem-me o dinheiro e por ai fora). Isto tudo devidamente verificado, assinaturas reconhecidas e registado no sistema da Ordem dos Advogado.
Quando o prazo terminou acabamos por ser chamados para prestar declarações à GNR onde de grosso modo queriam saber como teria sido feito o negócio e essas coisas, não me sendo dado qualquer tipo de explicação para o que estava a acontecer. Com o senhor do stand idem aspas e por aquilo que se soube o antigo dono da carrinha também teria lá sido chamado mas nada mais se soube.
De salientar que o antigo dono da carrinha era um conhecido do senhor do stand e sempre se mostrou perante ele estupefacto com o sucedido e alegava ser impossível qualquer viciação na carrinha na mão dele (a carrinha teria sido importada e comprada por ele).
Quando a minha paciência já tinha esgotado e rebentado completamente, estando inclusive já a falar com um advogado para ver se conseguia resolver alguma coisa rebenta nas notícias a "Operação 60 segundos" onde indicam a apreensão de várias viaturas de alta gama suspeitas de viciação e de terem sido furtadas e tal.
Sorte ou azar não é que a minha carrinha aparece nas notícias e até várias vezes em grande plano.

A partir desse momento não é preciso dizer mais nada, tanto eu como o senhor do stand ficamos a saber que teríamos de dizer adeus à carrinha. Supostamente o antigo dono da carrinha seria funcionário ou meteria carros à venda em consignação no stand principal onde desmantelaram a referida rede (penso ter sido o NgCar) também teria sido detido na coisa.
Posto isto e havendo que seguir em frente o senhor do stand assumiu a "responsabilidade" e combinou-se importar uma nova carrinha. Importar pois comprar cá seria outra loteria e não estávamos para correr novo risco.
Ao fim de quase 4 meses lá recebi a nova carrinha que por obra do destino tem como letras PJ lolololol, assim terei sempre algo para me recordar deste terrível filme.
Disto tudo e acreditem que é a versão condensada pois houve mil e uns outros problemas pelo meio, muita contra informação e por ai fora, fica no ar as seguintes perguntas:
- Como é que um vendedor no acto de uma retoma ou um cliente no acto de uma compra se pode proteger de tal situação, isto visto que eu fui ver tudo o que se podia ver, inclusive ter ido à marca.
- Como é que o NIC da GNR obteve os meus dados? Terá sido a Baviera ou a minha seguradora, tendo ambos negado terem sido eles?
- Devo referir que o processo em que a carrinha foi apreendida era de Janeiro de 2014 e porque raio só em Setembro é que decidiram ir buscá-la, quando a informação de quem era o dono estava ao acesso de qualquer Polícia? Houve aqui algum desleixo ou permitiram com interesse que houvesse mais alguns lesados pelo meio?
- Terá sido ou não a carrinha viciada? Olhando pela lista de extras oficial e o que estava na carrinha nada a mais ali havia a não ser um pára-choque, volante, jante e cor diferentes, coisas que não provam nada de nada. E sim até à data não sabemos de nada ainda.
- Teria a Baviera andado a enrolar 3 semanas com uma suposta avaria na carrinha e assim terem a carrinha na posse deles para alguém poder verificar o que quer que fosse? Todas as vezes que alguém foi ver a carrinha a única coisa que ela tinha de desmontada era a protecção do motor e nada mais, logo seria difícil verificar o que quer que fosse mas nunca se sabe.
- O antigo dono saberia ou também foi comido? Parece pouco provável ter sido comido se ele era mesmo funcionário do referido stand ou se metia lá carros dele à venda.
Enfim... existem mais um milhar de perguntas mas nem vale a pena pensar mais nisso.
No final, o senhor do stand assumiu sozinho o prejuízo inerente da reparação da carrinha apreendida e mais a compra da nova (e algumas alterações que ficaram combinadas), esperando um dia destes ver a situação ficar resolvida em tribunal e ser ressarcido de um prejuízo que poderá rondar facilmente os 30 mil Euros.
Apesar de tudo penso que tive sorte por o senhor do stand ter sido justo e honesto e assumido ele as coisas, já que é algo muito pouco comum no nosso país.
Não mencionei o nome do stand onde comprei a carrinha pois não sei se o dono do mesmo concorda que o faça, mas irei falar com ele e se consentir irei colocar cá.
Como o post já vai enorme e é tarde, deixo para depois a colocação das fotos da nova carrinha, a qual como disse ainda não se encontra devidamente "tratada" tal como ficou acordado.
Sorry pelo testamento, mas quem me conhece sabe que sou propenso a escrever muito, mas também é difícil contar o que se passou de forma mais suscita (e já estou a omitir muitos problemas que houve pelo meio acreditem).