Comprei este carro há cerca de 3 anos e neste momento vai com cerca de 260mil km. Posso dizer que tive muita sorte com o carro, pois na altura e ainda hoje tem muito bom aspecto, estando num estado muito bom. É de 93 e tem bastante equipamento de origem, como vou mostrar na ficha de extras a seguir.
Em termos de manutenção nestes 3 anos levou assim resumidamente:
-mudança de TODOS os fluidos
-bomba de água
-4 discos originais BMW
-4 jogos de pastilhas e sensores das mesmas
-um braço de suspensão
-2 ou 3 tirantes
-barra central da direcção
-as 2 correias já foram trocadas 2 vezes
- 4 pneus novos Michelin
-kit GPL
-6 velas
- filtro de habitáculo
Substituí outras peças que não de manutenção como por exemplo luzes do tablier; o Gong que estava avariado; arranjei-lhe um macaco original que agora não me serve de muito pois não tenho roda suplente :lol1 .
No geral é um carro que me satisfaz bastante, nunca me tendo deixado ficar mal. É um óptimo estradista e faz semanalmente viagens em AE carregado com velocidades na ordem dos 130 140 km/h. O consumo com 80% em AE e 20% em AE anda sempre à volta dos 12,5 L/100.
Já li por aqui várias vezes que este motor é para esquecer, que anda pouco e gasta muito. Ora bem...é relativo!
Acho errado dizer que um carro que dá 210 km/h de velocidade máxima de catálogo e 214 reais medidos por revistas de altura e 10,5 segundos dos 0 aos 100 seja considerado lento. Claro que se for conduzido como um Diesel sem passar das 4000 RPM vai parecer um 190D, passe o exagero. Agora, aproveitando bem o que ele tem para dar, chego a tirar gozo dele. Claro, não se esperem recuperações fulgurantes. Chega um Punto 1.3 a Diesel para a 100 em 5a o ultrapassar. Já tive despiques com alguns carros e foi sempre taco a taco com eles, chegando a passar alguns. Ah, e dá bem os *20!
Quanto a comportamento estou plenamente satisfeito pois a máquina que já de si era boa, ainda tem suspensão M de "orige"! Curva muito bem e é super estável. Está é com 2 grandes defeitos oriundos da idade e que me retiram bastante prazer na condução, que é a folga da direcção que já começa a ser excessiva e a dureza da suspensão, que endureceu sozinha à frente, sendo impossivel empurrar o carro para baixo à mão! Ora, isto deixa-me o carro saltitante e desconfortável em pisos degradados, chegando mesmo a prejudicar o comportamento pois as rodas não estao permanentemente em contacto com o solo!
Nota muito positiva também para os travões. São bastante potentes e dão confiança. Nem todos os carros da altura se podiam gabard e fazer 33m dos 90 aos 0 (306 e 302 mm de diâmetro à frente e atrás, respectivamente)! Apenas resistem pouco à fadiga, por culpa de não serem ventilados à frente o que não se admite num carro destes.
Ainda havia muito mais para dizer, mas o testamento já vai longo.
Aqui seguem algumas fotos da praxe. Hão de reparar nalgumas fotos em várias mudanças que o carro foi sofrendo :lol1

Aqui o meu velho do qual tanto gostava e o "novo"