navigator Escreveu:O 316i tem Vanos?
Eu já tive problema de Vanos (double vanos, no caso do meu) e isso só retira força nas rpm baixas pois as árvores de cames não conseguem ajustar para esses regimes. Ainda assim, a diferença é pequena. E não faz fosso assim.
Para mim deve ser MAF. É um problema que não faz disparar consumo porque as sondas lambda no escape não deixam a mistura ficar muito rica.
Faz o tal diagnóstico com máquina BMW que até a posição do vanos lá aparece e se estiver mal, acusa erro.
Cumps
Obrigado pelo conselho Navigator, acho que não tenho mesmo alternativa senão ir mesmo fazer diagnóstico à marca.
Esqueci-me de referir que a par deste fosso, também está a "embrulhar" ao pegar a quente, isto é, se desligar o motor e o voltar a ligar decorridos alguns minutos, ou pega de imediato mas fica uma fracção de tempo em rotação muito baixa ou então precisa mesmo de algumas voltas até pegar. Após pegar fica com o relantim super estável.
Quanto ao Vanos, o motor do meu é da série N40B16A e sim, tem Vanos. É bastante mais "vivo" do que o velhinho M43 com 105 cv mas talvez por ser um multi-válvulas de 4 cilindros é bastante mais rotativo, o que faz com que a 125 kmh já vá nas 4000 rpm e o motor só corta quase a entrar nas 7000. É mais solto, menos molengão, mas em viagens mais longas torna-se algo barulhento, especialmente na minha velocidade de conforto (140 - 150 kmh). Os consumos reais são bastante baixos, especialmente em estrada onde quase compete com clios 1.2
Obrigado e cumprimentos