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quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 16 nov 2014, 19:14
por awmelo
Boa tarde a todos,
Desde há algum tempo que ao progredir de velocidade, especialmente ao passar de 1ª para 2ª e de 3ª para 4ª, sinto uma quebra momentânea de potência, uma espécie de fosso ou "engasganço" no momento em que levanto o pé da embraiagem. No caso da 4ª velocidade sente-se sempre essa "falha" mesmo quando levanto o pé super devagar. O estranho é que só acontece nas segunda e quarta velocidades, ou seja, nas que são "para trás" e particularmente na quarta... Na terceira e quinta tenho mesmo de ser brusco para sentir essa ligeira quebra.
Um mecânico disse-me que era normal, que esse fosso se deve ao Vanos

ms então por que razão não fazia antes??? Outro diz-me que pode ser problema do medidor de massa de ar ou do bi-massa.
Já algum de vós teve um problema destes ou ouviu relatos semelhantes?
Agradeço toda a ajuda.
Obrigado
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 16 nov 2014, 19:26
por marco pires
bi massa não, se fosse tinhas tremer ao relantin.
o vanos pode ser sim, mas isso acontece quando está a ter problemas, porque quando está bom não faz isso.
a MAF tambem pode ser.
só um diagnóstico pode indicar ao certo a origem do problema.
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 16 nov 2014, 20:09
por awmelo
marco pires Escreveu:bi massa não, se fosse tinhas tremer ao relantin.
o vanos pode ser sim, mas isso acontece quando está a ter problemas, porque quando está bom não faz isso.
a MAF tambem pode ser.
só um diagnóstico pode indicar ao certo a origem do problema.
Obrigado Marco,
Nos diagnósticos correntes não há indicação de erros, talvez nos equipamentos dos concessionários seja diferente.
Mas não deixa de ser estranho ser tão pronunciado na segunda e principalmente na quarta velocidade
Pela minha experiência um problema na MAF traduz-se em perda de potência em baixas e aumento considerável do consumo. Ora o meu está a fazer médias reais de 8,2 litros em cidade + extra urbano (algumas vias rápidas) e bem abaixo dos 7 em estrada, o que para um 1600 a gasolina não é nada mau (acho eu).
Ao relantin também está super estável...
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 02:14
por marco pires
a MAF é detectada nos diagnóstico, já o vanos não
bi massa está fora de questão.
isso parece-me mesmo ser do vanos.
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 08:35
por navigator
O 316i tem Vanos?
Eu já tive problema de Vanos (double vanos, no caso do meu) e isso só retira força nas rpm baixas pois as árvores de cames não conseguem ajustar para esses regimes. Ainda assim, a diferença é pequena. E não faz fosso assim.
Para mim deve ser MAF. É um problema que não faz disparar consumo porque as sondas lambda no escape não deixam a mistura ficar muito rica.
Faz o tal diagnóstico com máquina BMW que até a posição do vanos lá aparece e se estiver mal, acusa erro.
Cumps
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 23:08
por awmelo
navigator Escreveu:O 316i tem Vanos?
Eu já tive problema de Vanos (double vanos, no caso do meu) e isso só retira força nas rpm baixas pois as árvores de cames não conseguem ajustar para esses regimes. Ainda assim, a diferença é pequena. E não faz fosso assim.
Para mim deve ser MAF. É um problema que não faz disparar consumo porque as sondas lambda no escape não deixam a mistura ficar muito rica.
Faz o tal diagnóstico com máquina BMW que até a posição do vanos lá aparece e se estiver mal, acusa erro.
Cumps
Obrigado pelo conselho Navigator, acho que não tenho mesmo alternativa senão ir mesmo fazer diagnóstico à marca.
Esqueci-me de referir que a par deste fosso, também está a "embrulhar" ao pegar a quente, isto é, se desligar o motor e o voltar a ligar decorridos alguns minutos, ou pega de imediato mas fica uma fracção de tempo em rotação muito baixa ou então precisa mesmo de algumas voltas até pegar. Após pegar fica com o relantim super estável.
Quanto ao Vanos, o motor do meu é da série N40B16A e sim, tem Vanos. É bastante mais "vivo" do que o velhinho M43 com 105 cv mas talvez por ser um multi-válvulas de 4 cilindros é bastante mais rotativo, o que faz com que a 125 kmh já vá nas 4000 rpm e o motor só corta quase a entrar nas 7000. É mais solto, menos molengão, mas em viagens mais longas torna-se algo barulhento, especialmente na minha velocidade de conforto (140 - 150 kmh). Os consumos reais são bastante baixos, especialmente em estrada onde quase compete com clios 1.2
Obrigado e cumprimentos
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 23:13
por awmelo
marco pires Escreveu:a MAF é detectada nos diagnóstico, já o vanos não
bi massa está fora de questão.
isso parece-me mesmo ser do vanos.
E que tipo de problemas são comuns no Vanos?
Ou por outras palavras: são problemas caros de resolver ou estamos a falar de sensores avariados?
Obrigado e cumprimentos
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 23:29
por marco pires
caros sim se fores á marca, muito mesmo.
cá fora tens kits de reparação por uns 200€
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 17 nov 2014, 23:38
por navigator
Podes sempre tentar arranjar alguém que tenha máquina BMW emulada no portátil, há uns quantos users que têm.
VANOS é fiável em boa parte, o fraco são os vedantes que perdem qualidades em 60 mil km. Eu comprei um kit da Beisan Systems mas já há outros mais baratos, talvez 50 euros em material.
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 18 nov 2014, 02:18
por tiago blanquet
Se fores a bmw nao te trocam vedantes. Colocam uma unidade vanos nova e cobram um balurdio. Beisan systems é uma boa opçao. Os instrucionais deles sao muito bons com tudo explicado passo por passo. Apesar de tudo os kits sao carissimos quando estamos a falar de orings que custam centimos. Se resolveres atacar tu a questao so te posso recomendar hidralveda em lisboa. Fui la com amostras dos orings que precisava e trouce tudo em viton e teflon, ficou igual a ter montado um kit beisan mas por 20 eur. Apenas um Cring so arranjei na FSMota mas pronto tudo por ca e barato. Saquei as instrucoes do site da beisan e siga. De qq modo antes de fazeres o que quer que seja liga o carro ao GT1 e faz um leak test do vanos. Se falhar entao tas a perder pressao quase de certeza pelos vedantes.
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 18 nov 2014, 23:19
por awmelo
Obrigado pelas vossas contribuições :fixe . Ficou claro que tenho de fazer um diagnóstico com equipamento semelhante ao da marca.
Falaram-me de um mecânico muito experiente que trabalha num concessionário aqui na zona do Porto, parece que ele tem equipamento de diagnóstico semelhante ao da marca.
Vou tentar agendar com ele um diagnóstico e depois partilho aqui os resultados.
Obrigado e cumprimentos.
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 18 nov 2014, 23:22
por awmelo
tiago blanquet Escreveu:Se fores a bmw nao te trocam vedantes. Colocam uma unidade vanos nova e cobram um balurdio. Beisan systems é uma boa opçao. Os instrucionais deles sao muito bons com tudo explicado passo por passo. Apesar de tudo os kits sao carissimos quando estamos a falar de orings que custam centimos. Se resolveres atacar tu a questao so te posso recomendar hidralveda em lisboa. Fui la com amostras dos orings que precisava e trouce tudo em viton e teflon, ficou igual a ter montado um kit beisan mas por 20 eur. Apenas um Cring so arranjei na FSMota mas pronto tudo por ca e barato. Saquei as instrucoes do site da beisan e siga. De qq modo antes de fazeres o que quer que seja liga o carro ao GT1 e faz um leak test do vanos. Se falhar entao tas a perder pressao quase de certeza pelos vedantes.
Obrigado pela tua ajuda, Tiago.
Se for do Vanos vou seguramente seguir os teus conselhos.
Cumprimentos
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 18 nov 2014, 23:27
por awmelo
navigator Escreveu:Podes sempre tentar arranjar alguém que tenha máquina BMW emulada no portátil, há uns quantos users que têm.
VANOS é fiável em boa parte, o fraco são os vedantes que perdem qualidades em 60 mil km. Eu comprei um kit da Beisan Systems mas já há outros mais baratos, talvez 50 euros em material.
Obrigado Navigator, vamos ver o que dá o diagnóstico.
Já agora, parabéns pelo teu 328ci, bela máquina. Esse motor deve ser uma música :lovebmw
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 23 nov 2014, 21:13
por awmelo
Podem p.f. informar-me de algum membro da zona do Porto que tenha equipamento de diagnóstico de erros semelhante ao da BMW? Alguém que trabalhe em mecânica, de preferência com grande experiência em BMW.
Obrigado
Re: quebra de potência ao mudar de velocidade
Enviado: 23 nov 2014, 21:15
por awmelo
navigator Escreveu:Podes sempre tentar arranjar alguém que tenha máquina BMW emulada no portátil, há uns quantos users que têm.
VANOS é fiável em boa parte, o fraco são os vedantes que perdem qualidades em 60 mil km. Eu comprei um kit da Beisan Systems mas já há outros mais baratos, talvez 50 euros em material.
Caro Navigator,
Podes p.f. informar-me de algum membro da zona do Porto que tenha equipamento de diagnóstico de erros semelhante ao da BMW? Alguém que trabalhe em mecânica, de preferência com grande experiência em BMW.
Obrigado