Album Fotografico E31
Enviado: 07 jul 2005, 16:21
Como todos já sabem, eu sou completamente marado por este modelo.
Aqui, deixo um Album Fotografico, com a história e com as mais belas fotos desta magnifica obra de arte da mecanica moderna.
Benvindos!
BMW E31 Serie 8
A idéia de um coupé de classe superior estava lá desde 1981, e em 1984 a luz verde para o projecto E31 foi finalmente dada.
Internamente a decisão não estava facil porque não estava claro se em seis anos existiriam pessoas dispostas a comprar um carro pelo preço de DM 140.000 (EUR 70.000).
O E31 não era simplesmente uma evolução de um modelo já existente, era um projecto feito de raiz...
Dois anos mais tarde, e a quatro anos antes da produção em serie, o design foi concluido e a construção iniciou-se.
O design foi efectuado com recurso a CAD, muito pouco habitual na altura.
Em 1987, a BMW começou a assemblar os primeiros prototipos em tamanho real, depois de alterações de design e aerodinamica terem sido terminadas e dadas certas.
Vários materiais usados no E31 foram testados no série 6.
Serie 6 de Teste
O primeiro prototipo que foi capaz de ser conduzido custou 2 milhões de marcos Alemães, ou 1 milhão de euros (200.000 contos).
Cada veiculo de teste construido, e foram 100, também não foram muito baratos, custando a a modica quantia de 150.000 euros, devido ao facto de terem sido totalmente construidos à mão e feitos de peças também elas fabricadas manualmente.
Muitos destes dispendiosos prototipos acabaram contra um muro de betão - Crash Test.
O primeiro E31
Também tenho uma foto de um crash test mas doi-me demasiado o coração...
Um destes prototipos foi apresentado à Administração da BMW no dia 15 de Junho de 1989 na Munich's "Bayernhalle".
A este ponto, cerca de 2000 pessoas estavam envolvidas no desenvolvimento deste projecto, o E31.
Após multiplos testes de laboratório, os primeiros teste reais, ainda com o carro "under-cover", começaram no dia 4 de Julho de 1989 no Nürburgring Nordschleife.
Cerca de 8000km de testes, cobriam algo equivalente a 150.000 km de uso quotidiano.
No final de Agosto de 1989, os primeiros testes efectuados nos EUA, foram realizados com o intuito de testar o E31 sobre condições extremas de temperatura e com o combustivel americano.
Um, senão o maior grupo "alvo" deste veiculo vivia na America.
Então, testes em regiões polares, seguidos de teste no Vale da Morte a 50ºC, com pedal no fundo durante horas.
Mas não foi só isto.
Depois disto, a carro pintado de preto tinha de aguentar uma hora parado com o motor a trabalhar.
Subir e descer montanhas com mudanças extremas de temperatura e de pressão de ar também foram feitos.
Enquanto os testes ainda decorriam, o BMW 850i foi apresentado ao publico no inicio de Setembro de 1989 no IAA em Frankfurt/Main, Alemanha.
Foi um sucesso estrondoso, sendo 5000 pedidos efectuados durante os 8 dias da exposição por si só, mesmo antes do carro estar preparado para produção, que se iniciara em Fevereiro de 1990 em Dingolfing (14 dias depois do planeado).
Caso se tenha pedido um carro na altura, teria de se esperar 3 anos para este ser entregue.
O custo do desenvolvimento do BMW 850i por si só custou 500.000.000€, algo como 100 milhões de contos!
Agora digam lá: foram ou não foram 100 milhões de contos bem gastos?
Aqui, deixo um Album Fotografico, com a história e com as mais belas fotos desta magnifica obra de arte da mecanica moderna.
Benvindos!
BMW E31 Serie 8
A idéia de um coupé de classe superior estava lá desde 1981, e em 1984 a luz verde para o projecto E31 foi finalmente dada.
Internamente a decisão não estava facil porque não estava claro se em seis anos existiriam pessoas dispostas a comprar um carro pelo preço de DM 140.000 (EUR 70.000).
O E31 não era simplesmente uma evolução de um modelo já existente, era um projecto feito de raiz...
Dois anos mais tarde, e a quatro anos antes da produção em serie, o design foi concluido e a construção iniciou-se.
O design foi efectuado com recurso a CAD, muito pouco habitual na altura.
Em 1987, a BMW começou a assemblar os primeiros prototipos em tamanho real, depois de alterações de design e aerodinamica terem sido terminadas e dadas certas.
Vários materiais usados no E31 foram testados no série 6.
Serie 6 de Teste
O primeiro prototipo que foi capaz de ser conduzido custou 2 milhões de marcos Alemães, ou 1 milhão de euros (200.000 contos).
Cada veiculo de teste construido, e foram 100, também não foram muito baratos, custando a a modica quantia de 150.000 euros, devido ao facto de terem sido totalmente construidos à mão e feitos de peças também elas fabricadas manualmente.
Muitos destes dispendiosos prototipos acabaram contra um muro de betão - Crash Test.
O primeiro E31
Também tenho uma foto de um crash test mas doi-me demasiado o coração...
Um destes prototipos foi apresentado à Administração da BMW no dia 15 de Junho de 1989 na Munich's "Bayernhalle".
A este ponto, cerca de 2000 pessoas estavam envolvidas no desenvolvimento deste projecto, o E31.
Após multiplos testes de laboratório, os primeiros teste reais, ainda com o carro "under-cover", começaram no dia 4 de Julho de 1989 no Nürburgring Nordschleife.
Cerca de 8000km de testes, cobriam algo equivalente a 150.000 km de uso quotidiano.
No final de Agosto de 1989, os primeiros testes efectuados nos EUA, foram realizados com o intuito de testar o E31 sobre condições extremas de temperatura e com o combustivel americano.
Um, senão o maior grupo "alvo" deste veiculo vivia na America.
Então, testes em regiões polares, seguidos de teste no Vale da Morte a 50ºC, com pedal no fundo durante horas.
Mas não foi só isto.
Depois disto, a carro pintado de preto tinha de aguentar uma hora parado com o motor a trabalhar.
Subir e descer montanhas com mudanças extremas de temperatura e de pressão de ar também foram feitos.
Enquanto os testes ainda decorriam, o BMW 850i foi apresentado ao publico no inicio de Setembro de 1989 no IAA em Frankfurt/Main, Alemanha.
Foi um sucesso estrondoso, sendo 5000 pedidos efectuados durante os 8 dias da exposição por si só, mesmo antes do carro estar preparado para produção, que se iniciara em Fevereiro de 1990 em Dingolfing (14 dias depois do planeado).
Caso se tenha pedido um carro na altura, teria de se esperar 3 anos para este ser entregue.
O custo do desenvolvimento do BMW 850i por si só custou 500.000.000€, algo como 100 milhões de contos!
Agora digam lá: foram ou não foram 100 milhões de contos bem gastos?