A todos que tenham 318is E36

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

E32-730i
Membro Juvenil
Registado: 25 mar 2009, 01:08
O meu Carro:: '95 BMW E36 318Tds Touring

Re: A todos que tenham 318is E36

Mensagem por E32-730i »

Bem pessoal, os dados que lancei sobre o M42B18 "preparado" são basicamente uma cópia do S42B20.

Imagem

Bem, este motor é de base um M42B18, alterado para 2.0L.
Optaram pelo M42B18 ao invés do M50B20 por uma razão pela qual já todos o devem saber...

Os specs que dei, são os mais usuais para se fazerem replicas, pois a nivel de admissão, injectores e electrónica é praticamente inviável usar este carro no dia a dia.
O relantim é às 4000rpm, corte perto das 10.000rpm, e o motor teria de ser reparado a cada duas provas, a correr bem...
Isto era devido às sedes de válvulas e às guias das mesma que para melhor propagação de calor eram usadas ligas de magnésio e cobre.
Mas o magnésio desgasta-se muito rapidamente e o motor teria de ser refeito...

A minha opinião em relação a este tipo de modificações, é que se deve manter um certo nivel de racionalidade.
Na minha opinião, as modificações que se fazem num carro do dia a dia deverão ser passíveis de ser utilizadas.
Ou seja, não me adianta nada ter cams a 290º se depois se estou numa estrada em para-arranca e não consigo manter o relantim do carro estável.
Outra piada que dá este tipo de coisas, é a capacidade técnica de levar um motor que à partida não tem tanta pujança, e dar-lhe vida nova.
Os S42B20 na evolução final tinha uns míseros 316cv's!!! De um motor 2.0L atmosférico!

Claro que seria mais racional investir num motor de um M3, mas é mais pela diversão do que propriamente para dizer que faz 1128cv's!

Nos nossos carros, como já disse, as melhores modificações em relação qualidade preço são:

BMC-CDA
Colector de escape 4-2-1 e seguimento em linha livre de 63,2mm com final
Alteração da centralina para corte às 7000rpm

Não dá para investir mais no motor sem abrir.
Não vale mesmo mais a pena...

-- Quarta Jul 15, 2009 11:44 pm --
Tug_Spark Escreveu:eu felizmente arranjei um com kuase 200.000km e ta um mimo...

tenho carro pa estimar e durar...

só é bebado kdo kero...

embalo o gajo e deixo-o ir em velocidade cruzeiro... e fica-me a gastar entre 5l a 8l/100

se puxo por ele, vejo o ponteiro a ir aos 30l... mas anda... heheheh
se ja foi aos 240 com jante 15 e ainda tinha 1000 rpm pa puxar é pk os 260 marcados no quadrante devem ser para se dar uso...

mas la ta... para estimar e durar.. e poupar... prefiro ver o gajo a fazer consumos entre os 5 e os 8.. heheheh

cumps
Vais-me desculpar mas esse valores são irreais!
No meu CB a minha média com condução normal é de 8L. Menos só se for em AE e a fazer reset ao contador de média.
240km\h? Com ainda mais 1000rpm para fazer?!

LOL

Ou trocaram-te a caixa e colocaram-te uma de um M3 de 5 velocidades, ou tens um diferencial de um 325tds automático!
Esse valores são completamente surreais!
As relações de caixa originais com o diferencial original faz com que o carro corte exactamente aos 219km\h.
É mecânica pura logo não dá pra contornar!
Às 6500rpm, com caixa e diferencial de origem o nosso carro corta aos 219km\h.

Atenção, não estou a duvidar da tua palavra, mas para mim que conheço este modelo de trás para a frente e de frente para trás, acho anormal, completamente anormal!
BMW E36 318tds Touring
Imagem

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

as velas e os cabos de velas tb sao importantes, ha pequenas coisas que se podem fazer que sosinhas nao se nota a diferença mas que no conjunto da alguns resultados.

mas no universo dos nossos 318is seria melhor reporem o que o motor ja pardeu com os anos do que avançar para alteraçoes, melhorar o sistema electrico com pontos de massa melhorados e novos, sistema de admissao limpo, as valvulas que controlam o trabalhar do motor, tubos de vacuo, enfim...

Paulo_Alex
Membro Juvenil
Registado: 09 jun 2006, 00:54
O meu Carro:: BMW 318is e36

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas E32-730i,

Essa foto é exactamente do modelo de competição que vi o artigo em que ele estava a fazer a réplica, mas havia ali muito conhecimento de mecânica do próprio utilizador, já que era ele que instalava tudo...só aí já poupava muitos €€€, mas só no material havia mt dinheiro investido.

E fez uma brincadeira bem engraçada, pois o 318is dele andava mt bem e com boa fiabilidade.

É claro que em Portugal sabemos perfeitamente que para homologar qq alteração nos nossos carros, é uma dor de cabeça a tudo o que foge ao "normal" e se torna impraticável.

Mas noutros países onde se consegue fazer alterações e legalizar, acho que se tornava bem engraçado papar um 325i ou um M3...e depois abrir o capot e mostrar um "modesto" 4 cilindros que geralmente se desdenha tanto... :lol1

-- Quinta Jul 16, 2009 12:09 am --

Boas JARA,

nem tens de agradecer a ajuda, o pessoal tá aqui para isso...assim sempre vamos trocando opiniões e dicas, não é por acaso que já temos 110 páginas...heheh.

Agora vou querer ouvir o ronco desse Supersprint no encontro que iremos fazer ( ainda este ano? :lol1 ) só pra me roer todo de inveja...heheh. E conseguiste um preço mt porreiro, uma vez que já tem a montagem incluida.

Um abraço :fixe
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
Li que beber era mau e deixei de beber.
Li que comer gorduras era mau e deixei de comer.
Li que sexo era mau e ... deixei de ler !!!! "

E32-730i
Membro Juvenil

Mensagem por E32-730i »

Eu estou com ideias de trocar o meu sistema de ignição por um semelhante ao usado nos motores de 6 cilindros.
Basicamente será um COP (coil on plug).
Elimina-se os cabos de velas, e segundo reportam os utilizadores que já o fizeram, notaram uma maior suavidade no trabalhar do motor.

Basicamente Samuel, se os nossos carros tiverem uma manutenção cuidada e atempada não teremos de nos preocupar com isso.
Só que por vezes os anteriores donos descuidaram-se disso e depois pumba, elas acontecem...
Coisas básicas como mudar o óleo dos travões a cada dois anos, mudar o liquido do radiador de ano a ano...
Coisas do género...
BMW E36 318tds Touring
Imagem

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

O Tug não tem um 318is :D é mais um 525i :)
Os318is são carros que se devem de explorar mais em termos de handling do que de potencia. para explorar a mecanica há que ter muitos € e outro carro para o dia a dia.
a vantagem de ter um bmw com motor de 4 cilindros é sempre o seu peso e enercia menores. caso contrario um 325i ou M3 são o caminho mais logico. não digo que umas mods ligeiras não caiam bem agora mods mais hardcore não faz muito sentido.
eu já nem dou mais de 180 no meu há mais de 1 ano acho eu...e mesmo assim (já passou a fase que quase todos os dias tinha de esticar), se fosse para andar em circuito fechado ai falava-se noutra lingua :D
bons travões, boa suspenção e mecanica saudavel é o que aprecio neste carro que tem, no meu caso, 17 anos de existencia. isso e o facto de ser justo e com poucos ruidos parasitas irritantes (apesar de ter jantes 17)
1ab

-- Quinta Jul 16, 2009 1:15 am --
E32-730i Escreveu:
Basicamente Samuel, se os nossos carros tiverem uma manutenção cuidada e atempada não teremos de nos preocupar com isso.
Só que por vezes os anteriores donos descuidaram-se disso e depois pumba, elas acontecem...
Coisas básicas como mudar o óleo dos travões a cada dois anos, mudar o liquido do radiador de ano a ano...
Coisas do género...
Concordo, e temos de continuar essa manutenção para não ficar com um "chasso"
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

E32-730i
Membro Juvenil

Mensagem por E32-730i »

Eu tento sempre ao máximo manter os meus carros cuidados.
Mas nos dias que correm, e falo por mim, os euros não esticam e como é obvio, vejo-me obrigado a fazer quase tudo em casa.

Há certas coisas que não me arrisco, mas nos próximos meses vou ter de mudar de discos e calços, e vou aproveitar para verificar os pistões, ver se precisam de jogo de reparação, e vou mudar as linhas de óleo por umas em malha de aço com respectivo óleo DOT 5.1.

Assim que surgir oportunidade, leva com uma mudança de suspensão para uma de rosca by ebay, barras AA by ebay, reguladores de camber frontal e traseiro também by ebay...
Basicamente, o ebay é o nosso melhor amigo!
BMW E36 318tds Touring
Imagem

Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Mensagem por Andre R »

Bem pessoal teem falado muito e bem, obrigado a todos pelas dicas que vão dizendo isto cada vez esta mais interessante :D

Olhem vão passando no tópico dos encontros para os nossos 318is!

samuel_20_
Membro Senior

boas...

eu a nivel de igniçao investi nuns cabos da magnecor de 8,5mm, chegaram hoje(ebay claro) velas optei por umas denso iridium (ebay claro).

tenho um filtro da green identico ao cda so me falta a conducta para o montar.

a nivel de revisoes levou a semana passada uma revisão nas correias e tensores.

tb limpei o sistema de admissão( colectores, valvulas, etc..)

falta-me verificar o circuito de vacuo.

sinoblocos do eixo de traz qualquer dia.

a idade ja pesa lol

Tug_Spark
Membro Junior
Registado: 10 fev 2005, 06:41
O meu Carro:: 2.5i 143Kw

Mensagem por Tug_Spark »

ta bom assim... os bimmers foram feitos pa durar...

se andarmos sempre no redline tamos lixados.. hahahahah

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

Pedro (E32-730i), pena não seres da zona. já que percebes disso davas uma opinão relativo aos desgaste dos nossos bolides :D não tenho espaço nem ferramentas para me aventurar com muita pena minha. :(

as linhas de travões em malha ficaram-te em quanto, por cá ronda os 80€ pelo que sei.
discos zimmerman aconcelhas? vi no ebay a um exelente preço mas como não pesco daquilo, em termos de compras, nunca me aventurei.
Para breve o meu vai levar bomba de agua e termoestato assim como vai ser revisto em outros pontos (como estou para o vender tem de ir em condições - o pior é que depois não me vai aptecer nada o vender, pode ser que consiga ficar com ele, vamos ver)
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

samuel_20_
Membro Senior

David

ya tou a ver k tas a investir no carro depois para o vender fika complicado eheh.

E32-730i

eu comprei umas velas denso iridium ik20 e teem o gap: 0.032, é esta a medida que os nossos 318is levam ou teem outra afinação?

318isCoupé
Membro Junior
Registado: 20 ago 2007, 00:55
O meu Carro:: BMW 318IS

Mensagem por 318isCoupé »

Estes carros com uns pequenos tokes estéticos e mecanicos ficam um mimo !!! :D
eu pessoalmente cada vez sinto mais prazer em ter o meu 318is e quando dizem que é um motor potente com bastante durabilidade eu assino em baixo, pois o meu desde que o tenho á quase 3anos anda quase sempre no redline e até hoje nunca houve problema algum, apenas as manutençoes normais como mudanças de oleo, filtros pastilhas distribuição a tempo e horas e é um motor que nunca mais acaba...
o meu ja conta com 216k e está impec. ;)
Abraços
.......E36 POWER.......
Imagem

E32-730i
Membro Juvenil

Mensagem por E32-730i »

David Escreveu:Pedro (E32-730i), pena não seres da zona. já que percebes disso davas uma opinão relativo aos desgaste dos nossos bolides :D não tenho espaço nem ferramentas para me aventurar com muita pena minha. :(

as linhas de travões em malha ficaram-te em quanto, por cá ronda os 80€ pelo que sei.
discos zimmerman aconcelhas? vi no ebay a um exelente preço mas como não pesco daquilo, em termos de compras, nunca me aventurei.
Para breve o meu vai levar bomba de agua e termoestato assim como vai ser revisto em outros pontos (como estou para o vender tem de ir em condições - o pior é que depois não me vai aptecer nada o vender, pode ser que consiga ficar com ele, vamos ver)
Epah, eu vou dando uns toques!
Sempre vivi nos meio dos carros, e tenho um gosto especial por BMW's e japoneses de tracção traseira...

As linhas que ainda vou comprar serão sensivelmente por esse preço.
Não compensa comprar no ebay porque o preço mais portes fica sensivelmente pelo preço que se compra em Portugal.
Mas tudo depende da marca.
Zimmerman é do melhor a nivel de discos. Um óptimo investimento!
Aproveita e verifica as tubagens para ver como estão.
Sabes o que é pior? Depois de estar impecavel, tu não o vais querer vender... hehe

Samuel, normalmente as velas não necessitam de ajuste de folga.
Vêm predefinidas de fábrica. Mas a tua compra foi muito boa, magnecor e denso iridium é uma boa combinação.

Entretanto, no meu vou fazer uma pequena alteração.
Vou arranjar 4 bobines de um 6 cilindros E46, já tenho as blueprints para o suporte, e vou retirar as bobines que estão montadas actualmente para algo do género:

Imagem
BMW E36 318tds Touring
Imagem

samuel_20_
Membro Senior

boas..

ya parece-me bem, mas essas bobinas sao origem, podes arranjar umas de performance, de marcas tipo denso, ngk ou assim (penso eu)...
pois é k eu tou a ver que a referencia ik20 da pra montes de motores e o k muda é o gap, agora eu nao sei se eles teem o gap correcto, ou se existe alguns beneficios em acertar o gap.

Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Mensagem por Andre R »

Qual é o resultado de usar essas bobines?

Transmite mais power?

Responder

Voltar para “Modelo E36”