esse motor é de facto fraquinho na qualidade.
é derivado do 2.5tds, mas infelizmente mantem os defeitos do motor de 6 cilindros, e adoptou muito pouco das virtudes do mesmo.
a durabilidade é subjectiva, e vai muito do uso e conservação que se lhe dá, mas problemas crónicos é um facto que existem.
se o critério é um motor cuidado, revisões a tempo e horas, nada de altas rotações de forma constante e atenção à mudança de componentes quando tal é necessário, então é motor para durar o mesmo que qualquer outro dos melhores, poderá fazer meio milhão de kms sem precisar de ser aberto e sem problemas de maior.
quanto aos componentes que te indicaram como problemáticos, está correcto:
o turbo do 2.5tds é um must de fiabilidade, mas o do 318tds é fraquinho e atento a dar problemas, a bomba injectora é um cancro tal como a do 2.5tds, provavelmente o pior componente dos tds.
junta a isso tambem os injectores do 318tds que tambem costumam dar problemas, tambem tens o sistema de refrigeração que é uma bela trampa, e sendo esse um motor que não gosta de escaldões é algo que tem que andar sempre de baixo de olho, tambem neste caso é comum com os 2.5tds, os segmentos tambem podem dar problemas.
quanto aos esforços nas subidas que possam causar danos à cambota é conversa da treta, 3000/3500rpm são rotações perfeitamente aceitáveis pra qualquer diesel dos ultimos 30/40 anos, desde que não chegue ao red line o esforço exigido é perfeitamente normal e não causa stress nos materiais para alem do normal.
isto é valido com o motor a quente, porque antes de o ponteiro chegar ao meio aconselho-te a não passares das 2000rpm, isso é meio caminho andado para manteres a boa saude do motor.
portanto essa conversa da cambota ter tendencia a partir nas subidas é conversa de quem percebe muito pouco do que está dizer, a menos claro que decidas subir a serra da estrela a puxar mudanças e com o ponteiro quase sempre a bater no red line.
então para concluir, se o motor for bem mantido, bem assistido, não fazer dele um carro de corrida, e teres em atenção o que te indiquei, principalmente teres o sistema de refrigeração a 100%, então a expectativa é que o motor dure bem à vontade uns 500 mil sem grande problemas.
poderás perto dessas quilometragens necessitar de uma revisão mais profunda, tal como mudar a polie da cambota, a correia dos acessórios e respectivas polies, uma revisão profunda ao sistema de refrigeração com a mudança de todas as tubagens, etc.