Página 1 de 1

Vibrações após autoestrada

Enviado: 24 fev 2020, 12:16
por popovici
Olá gostava de saber a opinião de alguém que tenha 1 ideia da minha situação ou possa ter experienciado. Tenho 1 e39 520i de 1998 (deve ser a versão pre facelift ainda) com 212 000km. Apesar dos consumos acima da média é um carro top para conduzir, não faz barulhos esquisitos nem nada. Um dos sintomas que o carro tem verifica-se por exemplo numa viagem pela a22 entre portimão e faro. Logo a seguir que saio da autoestrada e tiro a 5 mudança, o carro tem tendência a vibrar/tremer em todas as mudanças (sente-se mais na 3 e 4 mudança) até às 2200rpm o que é um pouco desagradável e acima das 2500rpm o carro está normal outra vez. É estranho porque uso sempre o cruise control em autoestrada e o carro está muito suave a 120km/h onde nem se sente que o carro está em movimento sequer. No dia a seguir já com o carro frio volta tudo ao normal. Só verifiquei estas vibrações após manter velocidade constante superior a 100km/h durante mais de 15min. Se andar só na cidade ele tá normal. Será o quê? Apoios do motor? É que ele parado não vibra. Ou algo da transmissão? Já agora gostava de destacar que as luzes que se mantém sempre ligadas no painel são o airbag, a luz do abs (o problema deve estar num dos sensores) e, como consequência, a luz do asc mantém-se acesa penso que por causa do sensor de abs. Desde já obrigado a quem perdeu o seu tempo a ler o que escrevi e um agradecimento a quem disser a sua ideia.

Re: Vibrações após autoestrada

Enviado: 24 fev 2020, 21:24
por germanii
Boas , muito possivel que tenha a ver com o veio ,acontecia isso +- no Meu Cayenne :icon_snooty:
Uma pergunta quando isso acontece e se tens o braço no apoio do braço ,treme ?

Re: Vibrações após autoestrada

Enviado: 24 fev 2020, 21:32
por marco pires
pelo que entendo as vibrações não são a travar, se for é outro caso.

eu começava por mandar equilibrar as rodas, vai a uma boa casa de pneus e manda fazer um equilíbrio de rodas nas 4, algum peso que pode ter caído ou com o desgaste natural dos pneus estar a precisar de um equilíbrio, por norma e se a parte mecânica estiver bem o problema fica resolvido.
se mesmo assim continuar, nesse caso o mais certo será o veio de transmissão estar a precisar de ser apertado e equilibrado, mas para já começava pelo mais fácil que é fazer o equilíbrio das 4 rodas, ver também os pneus se estão bons e não se encontram ovalizados, basta pedir para ver isso quando fores fazer o equilíbrio das rodas que eles dizem, se estiverem ovalizados só com pneus novos.
apoios de motor não é.

a luz do airbag o mais certo é ser a esteira dos bancos, ou do condutor ou do acompanhante, a luz do ABS e ASC também aponto para um dos sensores, só ligando à maquina se poderá saber qual, em alguns casos acontece a centralina do ABS avariar porque nos E39 está muito próxima do motor o que faz receber muito calor e causa avaria, mas é ver o que assinala ligando à máquina já que também vai dar o erro que está a causar a luz do airbag.
o carro se é de 98, é pre facelift sim.

Re: Vibrações após autoestrada

Enviado: 25 fev 2020, 16:17
por popovici
Não chefe apenas se sente da parte da frente

Re: Vibrações após autoestrada

Enviado: 25 fev 2020, 16:20
por popovici
Tá certo. Vou começar então pelo mais fácil. Vou num trokopneu ver se eles dizem algo.