é assim:
o conversor de binário não começa a patinar tal e qual como numa caixa manual, quando já não está bom começa a patinar quando por exemplo se puxa mais pelo motor mas não impede que siga andando bem, mas nota-se que tem um salto nas rotações, como ir ás 2000rpm e num momento passar para as 2400/2500rpm.
ele patinar ao ponto de se tornar difícil andar com o carro só mesmo quando já está completamente destruído.
falta de oleo na caixa pode ser, se estiver com falta de oleo é atestar, e não tem vareta para se ver, tem que ser levantado o carro e tirado o parafuso, se deitar oleo é porque está ao nível, se não deitar tem falta.
se estiver bem de oleo então a caixa está gasta o que implica que tem fuga (fuga interior, não me refiro a fuga que verta oleo para o exterior), o que faz com que não tenha pressão suficiente, a caixa gasta quase sempre implica o conversor de binário também gasto, por isso mesmo nas reconstruções independentemente do estado do conversor, este é sempre reconstruído juntamente com o resto da caixa.
o que aconselho a fazer primeiramente é ver de facto o nível do oleo, se estiver baixo é atestar e ver como o carro se comporta.
se estiver ao nivel então é melhor começares a equacionar a reconstrução da caixa, porque o problema embora não muito perceptível, vai-se agravando.
outra coisa que também pode necessitar de ser feita é a reconstrução da mecatrónica, poderá ou não estar a precisar disso, a mecatrónica nunca é contemplada na reconstrução da caixa, é um serviço feito à parte com um custo independente da reconstrução da caixa.
não sei quantos kms tem o carro, mas a caixa é uma 6hp19 da ZF, essas caixas tem problemas crónicos a nível das válvulas da mecatrónica e ao nível do conversor de binário e uma reconstrução é quase inevitável a partir dos 200 mil kms.
sendo da zona de Lisboa existem duas boas casas que podem diagnosticar e fazer a reconstrução caso seja necessário, uma é a intermatic (
www.intermatic.pt) que fica em Santo Antão do Tojal, outra é a Diogautoclinica (
www.diogautoclinica.com) na zona de arruda dos vinhos.
a intermatic não tenho experiência própria, embora o Feedback seja bom, da Diogautoclinica por experiência de causa própria posso dizer que são extremamente profissionais no trabalho que fazem, e tem todo o equipamento de diagnostico, por isso é a casa que aconselho embora fique um pouco mais longe.
caso queiras saber preços posso indicar.
começa então por verificar o nível do oleo: carro quente e com o motor a trabalhar, nivelado e desapertar o parafuso, se sair oleo nada mais é preciso fazer, é tapar de imediato porque está o nível, se não sair nada é porque está em falta.
https://www.youtube.com/watch?v=mRKgVETXlLc