Turbo/compressor em z3 2.0

Secção para modelos Série Z

Moderador: Staff

gopedro
Membro Juvenil
Registado: 12 jul 2009, 12:22
O meu Carro:: BMW Z3 2.0 - 1999/06

Re: Turbo/compressor em z3 2.0

Mensagem por gopedro »

Bem obrigado a todos pelas considerações mas no entanto onde se faz em Portugal e preços alguém sabe?
CumprimentoZ,
CumprimentosZ,

Pedro Wind
Membro Juvenil
Registado: 24 ago 2008, 10:18

Mensagem por Pedro Wind »

Não aconselho turbo nos 6 cilindros, por 2 razões , a 1ª é que é mais violento para o motor, a 2ª os preparadores BMW mais reconhecidos e com provas dadas com a ALPINA, G-Power e ESS não têm kits turbo.

Em rela~ção á G-Power tenho o kit Sk-Plus num Z4 3.0i (231cv ficou com 289Cv medidos no Almeida e Lamas, e 301Cv medidos na ChipTec) sem nenhum problema;
Na inspecção não colocaarm nehum problema; desde que o Kit não chame muito a atenção passa despercebido, a unica coisa que fiz foi substituir os tubos Silicone azuis Samco por pretos para não dar muito nas vistas, e depois fiz uma "tampa" para esconder o filtro Ar Conico exterior.

Este Kit tem a vantagem de ser muito "Plug&Play" a qualquer altura desmonta-se bem , e como tem Box (em vez de repro) é facil.

Na legislação "tuning" vêm que é legal uma potencia até +25% do declarado pelo fabricante, agora não sei se em relação por exemplo termos um filtro de ar cónico exterior sem caixa seja ilegal ou não....

Pedro Wind
P.Wind

gopedro
Membro Juvenil

Mensagem por gopedro »

Muito obrigado Pedro!
Uma pergunta só, estamos a falar de que valores? Onde fica o Almeida e lama, consegues me passar o contacto deles?
CumprimentosZ,

Pedro Wind
Membro Juvenil

gopedro Escreveu:Muito obrigado Pedro!
Uma pergunta só, estamos a falar de que valores? Onde fica o Almeida e lama, consegues me passar o contacto deles?

Boas

Não foi na Almeida &Lamas que adquiri o kit G-Power, adquiri directamente á G-Power na Alemanha , o preço do kit é +/- 4000€ + IVa+Portes

Se quiseres o contacto deles ou do Almeida e lamas envia-me um Pm que eu depois envio-te.

Pedro wind
P.Wind

gopedro
Membro Juvenil

Mensagem por gopedro »

Pedro,
Muito obrigad, mas após alguma reflexão sobre o assunto acho que vai ficar tudo original tal como veio.
Gastar uma massa valente e correr riscos com o motor, resolvi guardar original, daqui a uns anos se ainda durar vai valer a pena.
Obrigado
CumprimentosZ,

Pedro Wind
Membro Juvenil

Boas GoPedro

Os kits da G-power são equipados com os compressores ASA os mesmos utilizados pela ALPINA que é um preparador Homologado pela propria BMW.
Também acho que de origem será sempre + seguro, mas pronto são opções de cada um...

Pedro Wind
P.Wind

Band3ras
Membro Gold
Registado: 02 mai 2009, 18:33
O meu Carro:: E60 525i M-Sport

Mensagem por Band3ras »

Este tópico criou despertou aqui o bichinho das alterações mecânicas.. Tenho um motor 2.0 de 4 cilindros e ando a procura de uma solução mais barata do que a G Power, mas que de um certo "kick" ao carro.

Claro que o melhor era mesmo um kit G-Power, mas no site deles eles nem teem kits para o meu motor e mesmo que tivessem, com os preços que eles praticam ficava mais barato vender a minha carrinha e comprar uma 23i.

Ando a ponderar a hipótese de fazer uma repro que da um aumento de cerca de 15 cavalos, meter um filtro conico (escondido) e talvez tirar o miolo do catalisador, deixando lá a panela para não dar muito nas vistas. Penso que isso já será o suficiente ou haverão mais coisas que possa fazer?

gopedro
Membro Juvenil

Mensagem por gopedro »

Boas Band3ras,
Sem grandes mechidas ganhas 15cv, o filtro conico que falas são os da KN? ao todo quantos cavalos podes ganhar? Será que em baixas rotação sentimos alguma diferença?
Por ex, o meu z3 tem motor 2.0 mas 6 cilindros e para o sentir em pleno tenho de o puxar acima das 5000rpm. Porque se for cv para ganhar velocidade de ponta eu acho que não vale a pena pois o carro em auto estrada chega bem aos 200kmh, a puxar e recuperações é que é mais dificil.
Aguardo informação.
:lovebmw
CumprimentosZ,

Band3ras
Membro Gold
Registado: 02 mai 2009, 18:33
O meu Carro:: E60 525i M-Sport

Mensagem por Band3ras »

O filtro pode ser da k&n mas existem outras marcas e vários tipos de filtros.
A repro é normalmente feita à tua medida, tu escolhes onde queres a potência, se queres mais binário = nm(Newton metro) = força em baixas rotações ou se queres mais força em altas rotações(velocidade de ponta).
O normal em motores atmosféricos como os nossos é escolher para dar mais binário, o que te vai permitir ter umas recuperações mais rápidas, mas nunca iguais a um motor diesel, onde a potência de binário é muito superior (comparando motores de cilindradas semelhantes). Com repro sente-se sem duvida uma diferença. Mas já que se vai fazer uma repro aproveita-se para se fazer umas alterações mínimas a nível mecânico de forma a que a repro possa aproveitar mais ainda a capacidade do motor e da alterações feitas no mesmo.
Daí surgiu a minha questão, haverão mais algumas alterações que possa fazer alem de escape e filtro de ar? Velas de competição?

yoz46
Membro Junior
Registado: 16 jun 2003, 13:37
O meu Carro:: Bmw z3 1.9; Bmw 123D

Mensagem por yoz46 »

Bom dia,

Existem bastantes alterações que se pode fazer no Z3 mas nunca esperem desse motor um autentico motor de corridas porque não o é, nem será.
Quanto a admissão na minha opinião optaria por uma BMC CDA, falamos de uma admissão em carbono muito mais cara que um filtro de caixa KN, mas muito mais eficaz e onde certamente se consegue, apenas com a aplicação da mesma um ganho de 2/3cv.
Quanto ao escape, não tenho ideia dos colectores do motor 2.0, contudo podem sempre utilizar os colectores de origem e redesenhar a restante linha de escape, uma linha com 55mm deverá chegar para obter outra performance.
Querem fazer uma alteração que é praticamente Bolt-on neste motor? coloquem o compressor do mercedes clk200k, já ganham alguma coisa mas sinceramente sou contra esse tipo de alterações, se o motor é aspirado então é assim que deve continuar.
Porque não optão por mudar as árvores de cames por exemplo, entre outras mudanças, tentarem aproveitar a potencia do motor e passá-la mais para as rodas.
Quanto a repro deverá ser a ultima coisa a ser feita por forma a que seja ajustada as restantes modificações já executadas no carro.
Contudo uma repro por mt bem feita que seja, num carro aspirado se chegar a um ganho de 10cv é uma sorte.
Sinceramente coloca uma boa admissão e quanto muito modifica o sistema de escape e de resto tá bom, muitas aventuras acabam sempre por dar dor de cabeça, o Z3 não é um carro de corrida e se pretendes prestações do outro mundo compra o Z3M.
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

gopedro
Membro Juvenil

Mensagem por gopedro »

yoz,
Obrigado pelas dicas. Eu também já cheguei à conclusão que devo ficar quieto. Vai ficar tudo como veio.
Obrigado a todos os que contribuiram para este tópico.
Estes motores são bons e fiaveis no entanto estão longe de ser de alto rendimento, mas mesmo assim estamos a falar de um motor com um binário muito bom e com muita força.
:lovebmw
CumprimentosZ,

Responder

Voltar para “Série Z”