1973 BMW 2002 TURBO - Breve histórico
Enviado: 03 jan 2006, 17:46

Em 1961, a BMW apresentava o 1500, um sedã de porte médio e quatro portas posicionado entre o pequeno Isetta e os grandes sedãs de luxo. Logo foi apresentado uma versão cupê, chamada 1602, de linhas elegantes, faróis redondos e a grade "duplo rim" típica da marca. Mais tarde chega o 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor. Essa versão vinha com um enorme spoiler substituindo o pára-choque dianteiro, pára-lamas mais largos, inscrição 2002 Turbo gravada invertida (para ser lido nos retrovisores de quem andava à frente) e faixas decorativas da Motorsport (vermelho, azul e violeta). Mas o 2002 pagou um preço pelo pioneirismo. Havia problemas no turbo, que demorava para agir, mas despejava toda potência de uma única vez, deixando o carro muito arisco.
MOTORIZAÇÃO
Motor: 2.0, 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro), turbocompressor, injeção mecânica, gasolina
Cilindrada: 1.991 cm³
Potência: 170 cv a 5.800 rpm
Potência Específica: 85 cv/litro
Torque: 24,3 kgfm a 4.000 rpm
CARROCERIA
Comprimento: 4.229 mm Peso: 1.035 kg
Largura: 1.620 mm
Porta-Malas: Não disponível
Altura: 1.422 mm
Tração: Traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira Câmbio: Manual de 4 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 210 km/h Aceleração: 6,9 segundos