E60 530d - Troca motor (218cv p. 231?cv); baixa de andamento

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Responder
FDC
Membro Juvenil
Registado: 03 dez 2006, 17:03

E60 530d - Troca motor (218cv p. 231?cv); baixa de andamento

Mensagem por FDC »

Boa noite povo!

Venho aqui em causa alheia, mas familiar :lol:

O meu tio é também possuidor de um BMW 530d, E60, versão 2004, 218 cv. O carro já tinha bastantes km (> 450k) em cima, praticamente conheceu todos os defeitos que se vê pelos foruns (a polie da cambota, o turbo), até que surgiu uma oportunidade impecável, a troca por um motor de um 530d mas de 231cv.

Assim se fez, e feita a troca, surgem problemas com a injecção.

Quem está com o carro, segundo indicações que tenho, acabou por montar os injectores anteriores.

Já tive oportunidade de guiar, o motor está aparentemente saudável, mas não tem o "empuje" que deveria ter. Em baixas está mais morto (por exemplo, calcando uma 5a a 70km/h ele nao sai), faz bastante fumo negro a fundo, e mesmo em altas, embora viva, nao tem a força que tinha dantes. Estará mais forte o meu E90 320d com repro.

Faz também um barulhinho ao calcar, um "picar", um rolar (prprprprprprpr), não metálico, apenas qualquer coisa a picar/bater, que se sente até as 4000rpm, altura em que deixa de se ouvir esse barulho extra parasita. Estará tudo relacionado com a injecção? Precisa de acerto de electrónica? Teve hoje na marca, supostamente por questões electrónicas, mas não sei o que lá foi feito.

Portanto, apelo ao vosso conhecimento para talvez me dar umas dicas sobre o que se estará a passar!
Obrigado!

PS: aqui a porca torce o rabo, não me conseguiram precisar se é o de 231 cv ou o de 235 cv, o que pode fazer diferença porque uma das mudanças estará, precisamente, nos injectores, se não estou em erro. Vou tentar averiguar isto.

FDC
Membro Juvenil

Re: E60 530d - Troca motor (218cv p. 231?cv); baixa de andam

Mensagem por FDC »

Ora, numa board internacional referiram a necessidade de ter tudo equiparado no tocante a electrónica de um motor para o outro. Ou trago a centralina do carro dador para este, ou trago tudo o que tivesse relacionado com sensores e electrónica do motor antigo para este, para emparelhar com a centralina: MAF, turbo, injectores e demais sensores. Isto porque aparentemente a centralina do motor 218 é diferente da do motor 231, uma é uma DDE v5 e outra é uma DDE v6.

Fica aqui o update, pode ser que alguém ache útil ou pretenda contribuir com mais.

EDIT: A dica não se aplica porque aparentemente o material está todo emparelhado com a antiga centralina. Now what? :ajuda

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

mas entao, trocou-se o motor, e meteu-se a trabalhar com os mapas e electronica toda do motor antigo?
se foi isso... deverá ser normal que o motor nao fique a trabalhar bem...
qnd se troca o motor, por uma versao + recente, toda a cablagem, electronica e centralina tem de ver com esse motor e ser actualizada tb, de forma a garantir, que fica a trabalhar td impecavel....
provavelmente se ligares um software diagnostico ao carro, vai dar-t milhentos erros... LOL

FDC
Membro Juvenil

Mensagem por FDC »

Não tinha feito update, isso tinha sido tudo emparelhado afinal e como nao podia deixar de ser.

O problema está resolvido, era o IC que nao estava em condições e havia fugas "enormes". Carro de novo na estrada, a puxar como dantes (ou melhor, dadas as diferenças), embora ainda haja um tudo ou nada de fumo preto, coisa minima mesmo.

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Mensagem por abaddonpt »

mas convem trocares o mapa de injecção, possivelmente ha diferenças
eu quando troquei de motor e devido ao outro ter uns injectores mais recentes notava claramente um acelerar mais amorfo, assim que troquei o mapa ficou impecavel (claro q depois o mapa foi ajustado)

FDC
Membro Juvenil

Mensagem por FDC »

Ora um pequeno update; afinal aqui foi uma sapateirice de primeira e tem a centralina antiga com injectores do 231. Andamento ainda fraco! Vou ver se se mete tudo em ordem!

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”