Venho aqui em causa alheia, mas familiar

O meu tio é também possuidor de um BMW 530d, E60, versão 2004, 218 cv. O carro já tinha bastantes km (> 450k) em cima, praticamente conheceu todos os defeitos que se vê pelos foruns (a polie da cambota, o turbo), até que surgiu uma oportunidade impecável, a troca por um motor de um 530d mas de 231cv.
Assim se fez, e feita a troca, surgem problemas com a injecção.
Quem está com o carro, segundo indicações que tenho, acabou por montar os injectores anteriores.
Já tive oportunidade de guiar, o motor está aparentemente saudável, mas não tem o "empuje" que deveria ter. Em baixas está mais morto (por exemplo, calcando uma 5a a 70km/h ele nao sai), faz bastante fumo negro a fundo, e mesmo em altas, embora viva, nao tem a força que tinha dantes. Estará mais forte o meu E90 320d com repro.
Faz também um barulhinho ao calcar, um "picar", um rolar (prprprprprprpr), não metálico, apenas qualquer coisa a picar/bater, que se sente até as 4000rpm, altura em que deixa de se ouvir esse barulho extra parasita. Estará tudo relacionado com a injecção? Precisa de acerto de electrónica? Teve hoje na marca, supostamente por questões electrónicas, mas não sei o que lá foi feito.
Portanto, apelo ao vosso conhecimento para talvez me dar umas dicas sobre o que se estará a passar!
Obrigado!
PS: aqui a porca torce o rabo, não me conseguiram precisar se é o de 231 cv ou o de 235 cv, o que pode fazer diferença porque uma das mudanças estará, precisamente, nos injectores, se não estou em erro. Vou tentar averiguar isto.