Reprofilamento de árvores de cames
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- Numiga
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Navigator, não tenho nada que ver com as alterações que queres fazer.
No meu entender deverias obter mais informações (os prós e contras das soluções aqui apresentadas)
Segue novamente o link com oficinas que também equipam carros para correr.
http://www.fpak.pt/Contactos/PREPARADOR ... DENTES.htm :think
Quando se está em duvida vale mais ficar quieto, alguns erros ficam muito caros! :fixe
No meu entender deverias obter mais informações (os prós e contras das soluções aqui apresentadas)
Segue novamente o link com oficinas que também equipam carros para correr.
http://www.fpak.pt/Contactos/PREPARADOR ... DENTES.htm :think
Quando se está em duvida vale mais ficar quieto, alguns erros ficam muito caros! :fixe
Aproveita a vida!


Re: Reprofilamento de árvores de cames
Navigator,
Ainda bem que percebes-te em que consiste o reperfilamento
. Algumas companhias que vendem cames desportivas mais baratas, as cames não passam de cames originais reperfiladas, apesar de essa informação não aparecer em lado nenhum. Geralmente os preçso são é mais em conta.
Outra dica, se vais montar cames novas ou reperfiladas, mete as touches todas novas também e não te esqueças da pasta de montagem específica. Isto é se quiseres manter a fiabilidade e quiseres evitar a deterioração precoce do material.
Outro ponto que deves ter em atenção a escolher uma Cam, é o levantamento incial que o fabricante fornece para o comando do motor ou inicio de medição dos eventos da distribuição. Esse mesmo valor varia de fabricante para fabricante e fazem isso para parecer que determinada cam de determinado fabricante pareca mais racing do que propriamente é em relação à concorrência.
Jà agora, Artur costa, que desapareces-te da conversa, o teu 28i é o M52 normal ou o TU bivanos?
Numiga tú só metes medo ao pessoal. :lol1
Ainda bem que percebes-te em que consiste o reperfilamento

Outra dica, se vais montar cames novas ou reperfiladas, mete as touches todas novas também e não te esqueças da pasta de montagem específica. Isto é se quiseres manter a fiabilidade e quiseres evitar a deterioração precoce do material.
Outro ponto que deves ter em atenção a escolher uma Cam, é o levantamento incial que o fabricante fornece para o comando do motor ou inicio de medição dos eventos da distribuição. Esse mesmo valor varia de fabricante para fabricante e fazem isso para parecer que determinada cam de determinado fabricante pareca mais racing do que propriamente é em relação à concorrência.
Jà agora, Artur costa, que desapareces-te da conversa, o teu 28i é o M52 normal ou o TU bivanos?
Numiga tú só metes medo ao pessoal. :lol1
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- Numiga
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
//M Escreveu:Navigator,
Ainda bem que percebes-te em que consiste o reperfilamento. Algumas companhias que vendem cames desportivas mais baratas, as cames não passam de cames originais reperfiladas, apesar de essa informação não aparecer em lado nenhum. Geralmente os preçso são é mais em conta.
Outra dica, se vais montar cames novas ou reperfiladas, mete as touches todas novas também e não te esqueças da pasta de montagem específica. Isto é se quiseres manter a fiabilidade e quiseres evitar a deterioração precoce do material.
Outro ponto que deves ter em atenção a escolher uma Cam, é o levantamento incial que o fabricante fornece para o comando do motor ou inicio de medição dos eventos da distribuição. Esse mesmo valor varia de fabricante para fabricante e fazem isso para parecer que determinada cam de determinado fabricante pareca mais racing do que propriamente é em relação à concorrência.
Jà agora, Artur costa, que desapareces-te da conversa, o teu 28i é o M52 normal ou o TU bivanos?
Numiga tú só metes medo ao pessoal. :lol1
À data estou um pouco desactualizado, (se calhar bue)!
Nas minhas aventuras em kitar carros, poucas deram buraco "3 motores mandei para o lixo" e sai caro.
Por isso aconselho a ter cuidados dobrados.
"dá um grande gozo arrancar os autocolantes aos condutores que se dizem os maiores"!
De preferência muito discreto, mas com um grande coração!
Aproveita a vida!


Re: Reprofilamento de árvores de cames
As touches...que bela ideia, meter touches novas para acompanhar as cames novas.
Fui ver o preço, por curiosidade. Portanto, são 24, uma por válvula. O preço, perto de 20€. Este preço, segundo suspeito é por touche x 24 = 480€. Olha que agradável surpresa...
Fui ver o preço, por curiosidade. Portanto, são 24, uma por válvula. O preço, perto de 20€. Este preço, segundo suspeito é por touche x 24 = 480€. Olha que agradável surpresa...

Re: Reprofilamento de árvores de cames
Mas não poupes aí navigator.
A Gastar euros, gasta de uma x e faz as coisas como deve de ser...
Touche que tenha acamado com um excêntrico, nunca deve ser utilizada noutro excêntrico, a regra é simples.
Se o motor funciona com as touches velhas e uma came nova ou reperfilada? Sim funciona, mas o barato saí caro e conta com mais 50 euros para 250 grs de pasta de montagem específica.
Podes fazer por mais barato, mas se queres manter a durabilidada e fiabildiade, não tens outra escolha.
A Gastar euros, gasta de uma x e faz as coisas como deve de ser...
Touche que tenha acamado com um excêntrico, nunca deve ser utilizada noutro excêntrico, a regra é simples.
Se o motor funciona com as touches velhas e uma came nova ou reperfilada? Sim funciona, mas o barato saí caro e conta com mais 50 euros para 250 grs de pasta de montagem específica.
Podes fazer por mais barato, mas se queres manter a durabilidada e fiabildiade, não tens outra escolha.
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Bem os entendidos lá desapareceram todos da conversa.
Navigator o que pretendes, tb se faz em Portugal.
Fala com este grande especialista, ele deve fazer o reprofilamento que pretendes:
Artur de Oliveira Teque & Filho Lda
256 687 137
[email protected]
Rua Cruzeiro 141
3720-001 OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Ab
Navigator o que pretendes, tb se faz em Portugal.
Fala com este grande especialista, ele deve fazer o reprofilamento que pretendes:
Artur de Oliveira Teque & Filho Lda
256 687 137
[email protected]
Rua Cruzeiro 141
3720-001 OLIVEIRA DE AZEMÉIS
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- Numiga
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Eu pessoalmente não mexia na cam, dá uma valente dor de cabeça até conseguir a afinação correta.
Segue-se um site http://www.fpak.pt
Vais aos associados e clica na zona do pais mais conveniente.
Espero que ajude!!!
Segue-se um site http://www.fpak.pt
Vais aos associados e clica na zona do pais mais conveniente.
Espero que ajude!!!
Aproveita a vida!


Re: Reprofilamento de árvores de cames
//M, obrigado pela info.
Preciso mesmo de falar com alguém que faça e não quem ouviu dizer que se faz, às vezes é a única coisa que tira dúvidas em vez de pôr mais.
Quando puder faço-lhe perguntas que aqui se levantaram.
Numiga, fico na dúvida que afinação dizes difícil de acertar. Acho que com valores até aos das cames Schrick para estrada/track se consegue numa repro bem feita deixar o motor afinado em ponto de ignição e ar/combustível.
Preciso mesmo de falar com alguém que faça e não quem ouviu dizer que se faz, às vezes é a única coisa que tira dúvidas em vez de pôr mais.
Quando puder faço-lhe perguntas que aqui se levantaram.
Numiga, fico na dúvida que afinação dizes difícil de acertar. Acho que com valores até aos das cames Schrick para estrada/track se consegue numa repro bem feita deixar o motor afinado em ponto de ignição e ar/combustível.

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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Boas, uma coisa é o mapa " na centralina" outra bem diferente é deixares a cam no ponto "afinação"navigator Escreveu://M, obrigado pela info.
Preciso mesmo de falar com alguém que faça e não quem ouviu dizer que se faz, às vezes é a única coisa que tira dúvidas em vez de pôr mais.
Quando puder faço-lhe perguntas que aqui se levantaram.
Numiga, fico na dúvida que afinação dizes difícil de acertar. Acho que com valores até aos das cames Schrick para estrada/track se consegue numa repro bem feita deixar o motor afinado em ponto de ignição e ar/combustível.
Ex. Supõem que mudas a correia de distribuição, não tens de acertar o ponto do carro? Esta não tem nada a haver com a centralina correcto?
Quando retirares uma cam e colocares a outra terá de ser colocada no mesmo ponto, sendo a nova diferente só consegues o ponto com vários testes de afinação.
Não é trabalho fácil, por isso é que te mandei o link com oficinas que preparam carros para competição. "Podes preparar uma nota preta" se fores adiante!
Eu só faria isso se tivesse um carro para a família e outro para brincar, um carro todo alterado para andar no para arranca é muito desconfortável e é um bêbado!
Aproveita a vida!


Re: Reprofilamento de árvores de cames
Nestes motores não funciona assim. As cames são montadas com uma ferramenta de alinhamento, não há grandes invenções. E a distribuição é por corrente, não há mudança de correias.

- Numiga
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Nos motores por correia sei que dá trabalho e nos de corrente não será muito diferente, utilizando equipamento.
Se fosse para desmontar e montar sem equipamento esse trabalho nunca deveria ser feito
Conheci alguns casos com bom desempenho em Hondas Civic, VW Golf, Renault Clio / Megane 16v e mais......
Isto numa garagem com pessoal que preparava carros para correr em Palmela G19, apesar do gerente ser fixe penso que nunca abusei!
Nas corridas que assisti sempre ia à box cumprimentar a equipa da G19. Claro deixei-me dessa vida em 2000.
Se fosse para desmontar e montar sem equipamento esse trabalho nunca deveria ser feito
Conheci alguns casos com bom desempenho em Hondas Civic, VW Golf, Renault Clio / Megane 16v e mais......
Isto numa garagem com pessoal que preparava carros para correr em Palmela G19, apesar do gerente ser fixe penso que nunca abusei!
Nas corridas que assisti sempre ia à box cumprimentar a equipa da G19. Claro deixei-me dessa vida em 2000.
Aproveita a vida!


Re: Reprofilamento de árvores de cames
Numiga,
O equipamento que referes para comandar um motor, é um vulgo medidor de distância ou relógio comparador para veres o levantamento da válvula e uma roda graduada para medires a rotação da cambota em graus.
Relógio comparador :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_comparador
Roda graduada :
http://www.google.pt/imgres?hl=pt-PT&sa ... ,s:0,i:113
NO caso do navigator, basta usar a ferramenta de alinhamento nas cames e a traca na cambota, mas se fosem montadas umas com outros tempos de distribuição, o motor já tinha que ser comandado com o relógio comparador e a roda graduada.
O equipamento que referes para comandar um motor, é um vulgo medidor de distância ou relógio comparador para veres o levantamento da válvula e uma roda graduada para medires a rotação da cambota em graus.
Relógio comparador :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_comparador
Roda graduada :
http://www.google.pt/imgres?hl=pt-PT&sa ... ,s:0,i:113
NO caso do navigator, basta usar a ferramenta de alinhamento nas cames e a traca na cambota, mas se fosem montadas umas com outros tempos de distribuição, o motor já tinha que ser comandado com o relógio comparador e a roda graduada.
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Segue-se alguns vídeos que pesquisei para ajudar
http://www.youtube.com/watch?v=hW_1CBoL ... sults_main
http://www.youtube.com/watch?v=MA6C-u6j ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=6khny0mb ... el&list=UL
[youtube] http://www.youtube.com/watch?v=JE3dr79I ... re=related[/youtube]
Chave - http://pt.aliexpress.com/item/CAMSHAFT- ... 37724.html
Chave bimétrica, roda graduada ou relógio comparador
O pouco que os vi na oficina está nos vídeos a rodar a cam, na maior parte dos casos só vi os resultados, por isso o site!
http://www.youtube.com/watch?v=hW_1CBoL ... sults_main
http://www.youtube.com/watch?v=MA6C-u6j ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=6khny0mb ... el&list=UL
[youtube] http://www.youtube.com/watch?v=JE3dr79I ... re=related[/youtube]
Chave - http://pt.aliexpress.com/item/CAMSHAFT- ... 37724.html
Chave bimétrica, roda graduada ou relógio comparador
O pouco que os vi na oficina está nos vídeos a rodar a cam, na maior parte dos casos só vi os resultados, por isso o site!
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Re: Reprofilamento de árvores de cames
Como mais vale tarde que nunca: http://www.evvo.co.uk/forums/showthread.php?t=20496cap Escreveu:...mas por exemplo as cams da dbilas para os tdi pd ... desgaste prematuro.
..mas afinal foi asneirada minha, porque o tópico refere-se à árvore de cames original.
