Autobloqueante para um E36

Área de modificações e performance em geral

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metale
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Mensagem por metale »

Diferença de caster não sei ao certo, mas nada que umas camber plates não resolvam ;)

Patinar é normal, está sem apoio, mas antes de levantar levantava a da frente.

Penso que as relações de caixa são basicamente parecidas, o que muda mais é o diferencial. Eu se fosse a ti mantinha o diferencial que tens. Duvido que o 316i tenha binário para pôr os dois pneus a patinar, por isso o mais que conseguias era que a embraiagem começasse a patinar...
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jpv
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Mensagem por jpv »

metale Escreveu:Diferença de caster não sei ao certo, mas nada que umas camber plates não resolvam ;)
Pois... Será que este 325 tinha um kit de suspensão M? Sabes me dizer quais são as especificações dos kits de suspensão M dos e36?
metale Escreveu:Patinar é normal, está sem apoio, mas antes de levantar levantava a da frente.
Sim, é como os Alfas nos anos 60. Barra "à animal" na frente e a traseira soft para manter as rodas motrizes no chão...
Mas neste caso a barra traseira torna-a mais solta do que o normal...
metale Escreveu:Penso que as relações de caixa são basicamente parecidas, o que muda mais é o diferencial. Eu se fosse a ti mantinha o diferencial que tens. Duvido que o 316i tenha binário para pôr os dois pneus a patinar, por isso o mais que conseguias era que a embraiagem começasse a patinar...
São parecidas eu sei. Mas a caixa da BMW é tão mal escalonada que dói... A do 325i é "menos mal" escalonada. :lol: Como só tenho um pequeno 1600 tenho de o aproveitar todo. ;)
O "rapport" do diferencial tem de ser o 3.45. Nunca ia meter um diff tão longo como o do 325! nem vale a pena!
A maioria dos fabricantes usam "rapports" de diferenciais longuíssimos! O que vale é que a BMW usa a 5ª directa senão era a desgraça total...
Só de pensar que o diff mais longo que a Alfa tinha até os anos 90 era o 3.9... :shock:

Vou meter o LSD para a semana! Estou curioso quanto à geometria de suspensão daquele 325... Alguém sabe me dar os dados todos ao certo? ou pelo menos indicar onde os encontrar?

Abraços!
João Vale

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metale
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Mensagem por metale »

A suspensão ///M era basicamente toda mais dura (molas, amortecedores e barras) e mais rebaixada. Os tirantes desse ano eram ligados aos amortecedores, não tinha nada a ver com ///M, eram mesmo assim.

Eu tb meti uma barra grossa à frente (25,5mm) e como não tinha atrás, meti uma fina (15mm) só para equilibrar.
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ventil
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Mensagem por ventil »

jpv, a relação de caixa do 316i não é 4.10 ?
Confirma bem isso e vê lá se um diferencial 3.45 não é muito longo para esse motor 8)
Quando tiveres o autoblocante instalado tens de fazer um relatório do upgrade :fixe
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jpv
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Mensagem por jpv »

ventil Escreveu:jpv, a relação de caixa do 316i não é 4.10 ?
Confirma bem isso e vê lá se um diferencial 3.45 não é muito longo para esse motor 8)
Quando tiveres o autoblocante instalado tens de fazer um relatório do upgrade :fixe
Pelo que li, os "rapport" 4.10 eram usados no E30 onde a 5ª não era directa (era desmultiplicada). Como os E36 usam a 5ª directa não precisam de um "rapport" de diferencial tão curto...

A minha ideia é instalar o miolo LSD no diferencial original do 316i. Assim não prejudico (mais) o poder de aceleração do carro...

Era para ser instalado hoje mas não deu tempo. Vai ser durante esta semana. Quando estiver pronto eu informo! ;)

Abraços!
João Vale

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Darlindo
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Mensagem por Darlindo »

Este assunto tambem me interessa!
Secalhar um DIY para essa mod. com fotos era porreiro ;)
Mas principalmente o feedback!
Cumprimentos,
--------------------------------
proxima mod.a caminho,
espelhos,barra AA,filtro

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JPimpao01
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Mensagem por JPimpao01 »

E preços, também ando a pensar nisso para o E34 :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
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jpv
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Mensagem por jpv »

Darlindo Escreveu:Este assunto tambem me interessa!
Secalhar um DIY para essa mod. com fotos era porreiro ;)
Mas principalmente o feedback!
um DIY sobre esta transformação é complicado... não é que seja dificil mas mexer em diferenciais exige alguma experiencia... além disso a transformação vai ser feita num mecânico...

Peloque andei a ler, existem dois tipos de diferenciais nos E36: os tipo 168 e os tipo 188.
Não sei muito bem qual é, ou se existe, diferença dimensional entre eles. Sei é que os tipo 168 é mais fraco que os 188. Isto é, aguentam menos binário.
Os modelos com motor pequeno (até o 320i inclusivé) usam os 168 e os restantes (incluíndo M3 embora com algumas diferenças) usam o 188.

Só saberei se a transformação é "bolt-on" quando desmontar os dois diferenciais.
JPimpao01 Escreveu:E preços, também ando a pensar nisso para o E34
Quanto a preços depende. No Ebay andam pelos 400 euros e cá vendem-se na casa dos 500 a 600 euros em segunda mão...

De qualquer maneira não pensem que é uma trasnformação "bolt on" no caso do e34...
Os E34 são os série 5 dos anos 80 e 90 certo? No outro dia aplicaram um LSD de um e36 numa 525tds e apareceram alguns problemas. Pelos vistos o conjunto LSD+Roda de Coroa do e36 é mais estreita do que o original do E34 e foi necessário acrescentar umas peças à carcaça do diferencial do e34 para o novo conjunto montar lá.
Foi só essa a complicação pois o "rapport" (a roda de coroa) foi troca directa.
Nas minhas pesquisas descobri que todos os rapport do E34 dão para ser montados no E36 (embora ainda não saiba muito bem se há diferenças no pinhão... :? )

Isto vem ter à minha frustração recente com os Bimmers... Há tão pouca informação na net... No caso dos Alfa ou Porsche encontro de tudo, nos Bimmer (à excepção dos E30), NADA...

Abraços!
João Vale

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JPimpao01
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Mensagem por JPimpao01 »

Eu ando a namorar um no ebay de um M5 com 40% de autoblocante, mas 400eur mais portes, upa upa ;) e n sei se n irei perder rendimento no carro ;)

Sei de um gajo q trabalha na modificação dos dif e q já fez uns trbalhos em BM's, mas ainda n tive tempo de ir falar com ele :(, por isso perguntei o preço da transformação :D

Obrigado à mesma.
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_picaman_
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Mensagem por _picaman_ »

os M5 tem o autoblocante a 25%. so se esse estiver alterado...
autoblocante num 316i acho que vais perder... porque assim, como a roda de dentro patina, ainda fazes umas brincadeiras. com autoblocante, penso que nao vai ter força para fazer patina-las...
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
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jpv
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Mensagem por jpv »

Pois é... Nada feito. :cry:

A diferença entre o modelo 168 e o modelo 188 é mesmo dimensional.

é o diâmetro das rodas de coroa em milímetros.
Os 316, 318 e 320 usam o modelo 168mm e os outros usam o 188mm.
(Agora já sabem, não encontrei esta informação em lado nenhum...)

Por razões óbvias o diferencial não montava na roda de coroa original do 316i e não vale a pena montar o "rapport" do 325 no 316 pois é excessivamente longo... Azar...

Que se lixe né? vou explorar outras ideias... vou ver compressores volumétricos. ;)

Abraços!
João Vale

//M
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Mensagem por //M »

JPV os e36 também usam o diferencial de 210 mm, portanto são 3 tipos.

Cumps
E= ///M*c²

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EliseLotus
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Mensagem por EliseLotus »

_picaman_ Escreveu:os M5 tem o autoblocante a 25%. so se esse estiver alterado...
autoblocante num 316i acho que vais perder... porque assim, como a roda de dentro patina, ainda fazes umas brincadeiras. com autoblocante, penso que nao vai ter força para fazer patina-las...
a funcao principal do autoblocante e melhorar a traccao.

se o condutor quer ou nao aproveitar essa traccao, ja a historia e outra :D
com autoblocante podes escolher o que queres aproveitar, seja em que carro for.
um 316 ha-de ter sempre falta de forca, mas com autoblocante facilmente poes as duas rodas a patinar (bem, com algum jeito)...e ai e so jogar com o acelerador, ate 50cv chegam
*** Sócio Nº11 - ex-1998 E36 328iSport; 1998 E39; 1987 Escort XR3i; 1984 Sierra XR4i ****

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tony_t
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Mensagem por tony_t »

desculpem a minha ignorancia :oops: mas tipo isso e uma peça que se mete num diferencial ke nao tenha ou é uma peça que vem com um diferencial preparado para ela?
e essa peça é d que formato?
abraço
Cumprimentos..Tony Teixeira Bmw 325tds :)

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metale
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Mensagem por metale »

O mais fácil é achar um já com autoblocante (LSD), mas há sempre hipótese de mandar aplicar. Hajam euros.
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