jantes 15 para 16. opinioes

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

HEAVYLIFT
Membro Junior
Registado: 27 fev 2010, 20:41
O meu Carro:: bmw 323 ci cabrio

Re: jantes 15 para 16. opinioes

Mensagem por HEAVYLIFT »

rafias Escreveu:Eu não ponho em causa que as jantes estão calibradissimas. Eu preocupo-me mais com a suspensão (braços, casquilhos, amortecedores). A longo prazo deve sofrer bastante mais desgaste do que um carro como o meu com jante de 15. Eu como não devo trocar de carro nos próximos 20 anos quero preserva-lo e estimá-lo o máximo que puder. Por isso, estão excluídas as jantes de 18 e 19, além de outras coisas como power boxes e repros. Mas cada um sabe de si e desejo muita saúde ao teu bimmer :fixe

tas a falar de economia e manutençao, na minha opiniao quem quer um carro que nao precise de manutençao e que seja ecomico deve comprar um toyota nao um BMW..
mas ja agora, as jantes que eu tenho e a medida de pneus, esta homologada de fabrica , e livrete pressuposto, pela BMW, se homologaram é pk sao adequadas ao carro e caracteriscticas ciclisticas do mesmo.
mas trankuilo e qdo me vires a passar na elias garcia apita :fixe é mais provavel veres me a mim que eu a ti! ;)

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Eu sou um caso especial. Quero um carro que, apesar de precisar de manutenção, seja económico e confortável. Por exemplo, em vez de mudar de amortecedores a cada 100 000 Km, eu quero mudar a cada 200 000 Km. Para isso acontecer é melhor calçar jantes de 15.

Quanto a apitar na Elias Garcia :D fica combinado!!! Eu costumo passar mais em frente aos bombeiros e descansa que quando vires o meu com os pneuzorros 225/60/R15 também vais reparar em mim ;)
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Tenho que arranjar umas jantes dessas para começar a aprender a dar umas curvas.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

metale Escreveu:Tenho que arranjar umas jantes dessas para começar a aprender a dar umas curvas.
é uma boa ideia. mas para um e36 ficas mais bem servido com 17" deixo-te a thread com os meus e36
viewtopic.php?f=1&t=45018

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Deixa estar, já tive jantes 17''. Se mudei foi por algum(s) motivo(s). Ainda estou para conhecer a curva que me peça mais pneu que 225mm, mas se há carros que precisam de 255mm, por mim :fixe
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

metale Escreveu:Deixa estar, já tive jantes 17''. Se mudei foi por algum(s) motivo(s). Ainda estou para conhecer a curva que me peça mais pneu que 225mm, mas se há carros que precisam de 255mm, por mim :fixe
sim, eu ja vi, umas M6 reps, sinceramente acho que nao ficam bem num e36.. apesar de imensa gente as meter!! nao sei pk! nao é a curva que precisa de mais pneu, é motor e a potencia do mesmo que o exige. eu so tenho um 6cil 2500 cc, por isso tb tenho um setup quadrado tdo em 225/40 / 18".
esquecendo completamente o factor estética for argument sake
nao nego que em curvas de cidade, ou cotovelos, ou curvas apertadas de baixa velocidade ,mas com muita força,um pneu de 15-16 , com uma parede mto mais alta e mais elasticidade e uma superfície de contacto mais "redonda" é capaz de ser mais eficaz ou pelo mais mais facil de fazer a curva, visto começarem a perder a aderência mais cedo, e como sao bem moles fazem-no de uma forma progressiva , e portanto mais controlavel. um pneu de parede mais fina, sera sempre mais bruto a perder tracção, o que assusta muita gente habituada a levar o pneu mais ao limite,mas para isso é que servem as maozinhas! lol ou entao o DSC ligado :fixe
agora passado para outro ritmo, o ritmo que acho que é onde e36, e46, e90 nasceram para, o ritmo de auto estrada, ou via rapida, nao queiras comparar entrar numa curva a 180 km/h com pneus com vontade de chiar tdo apoiado num lado do chassi, com jantes de 15 e pneus altos, ou com jante 17 com pneu de baixo perfil, pois a segunda hipótese tens mto mais controlo no carro e sentes mto mais o que o carro vai fazer.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Quando faltam os argumentos atacas a estética, não é? Já vi aqui acusações de "jipose", agora parece que as minhas 17'' não contavam como tal por serem as "M6"... Esquece lá a estética por um segundo, nem toda a gente quer os carros para mostrar.

Eu não uso a pressão de pneus típica, nem o alinhamento típico. Pneus reforçados (indice 95) no caso de pneus 15 significam laterais menos flexíveis. 37psi nos 4 pneus significam laterais menos flexíveis. Mais um grau de camber negativo significa menos rolamento para cima das laterais. SIM, pneus 15'' e 16'' típicos com pressão de origem com afinações de origem têm mais laterais e menos feeling que 17'', 18'', etc, mas corrigir isso com pneus mais caros (ainda por cima para manter os mesmos 225mm), jantes mais pesadas, maior desgaste de suspensões e travões, etc etc etc não é para mim.

Com o chassis todo afinado posso-me gabar que consegui maximizar ao máximo os 205/60R15'' e curvar mais rápido que com os 225/45R17 com o chassis de origem, e sem todos os inconvenientes das jantes de 17''. Nem sequer estou a contar com a questão do conforto, senão tinha suspensão de origem. Estamos a falar de modificações de chassis e suspensão que na altura já totalizavam cerca de 1200 euros.

Também concordo que o chassis do E46 não tem nada a ver com o do E36, mas toda a gente sabe disso. O do E46 é mais dormente, mas tentar corrigir isso à custa de altura de pneu não me parece o caminho certo. Talvez por via dos casquilhos primeiro (powerflex e similares).

Ainda no tópico das jantes, no E28 gostava de vir a ter um dia umas jantes de época tipo BBS ou ACS em 17'' ou 18'', mas por motivos puramente estéticos.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

HEAVYLIFT Escreveu: esquecendo completamente o factor estética for argument sake
traduzindo-te o que disse, esquecendo completamente o factor estetica, ou seja, "esquecendo que acho que fica infinitamente melhor uma jante maior, vou explanar os motivos fora a estetica que me faz preferir uma jante maior"

portanto nao falei na estetica, no post anterior, pois ja percebi que és todo "dinamicas" e em parte tb sou, mas sem fundamentalismos.

mas pronto achaste por bem, dizer que eu falei, mas nao me importo,pk na realidade a estetica conta mto, PARA MIM, gosto de ter o meu carro bonito ao meu gosto e babar-me quando lhe olho para as csl 18"..
tb ja andei com carros rebaixadissimos, e é a maneira mais facil de ter uma performance boa em curvas de alta velocidade. nao to a dizer que o caminho que adoptaste nao é valido ou ate mais eficaz, simplesmente mais trabalhoso. e se o rebaixasses ainda potenciavas mais tdo o trabalho realizado.
mas nao o rebaixas e eu compreendo, como viste (se espreitaste a thread dos meus e36) tavam bem rebaixados, e sempre tive os carros assim. o meu corrente e46 nao esta rebaixado, como ves, e nem o pertendo rebaixar, gosto da conduçao dele.
nao quero um carro de corrida, quero um carro que tenha um bom andamento e seja bonito e confortavel, e mais informo que com as suspençoes de origem e as jantes 18" com os pneus que estao homologados no livrete, em termos de conforto nao se nota diferença nenhuma em andamento mesmo em mau piso.
ja agora o M3 CSL, um carro sem ar condicionado, sem radio, com chao do portabagagem em cartao, tejadinho em carbono , pneus que nao dao para conduzir no molhado..etc etc, so tem a opçao de fabrica de jante de 19" porque? devia ficar a curvar mto mais com jante 15" que achas?

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

HEAVYLIFT Escreveu:
metale Escreveu:Deixa estar, já tive jantes 17''. Se mudei foi por algum(s) motivo(s). Ainda estou para conhecer a curva que me peça mais pneu que 225mm, mas se há carros que precisam de 255mm, por mim :fixe
sim, eu ja vi, umas M6 reps, sinceramente acho que nao ficam bem num e36.. apesar de imensa gente as meter!! nao sei pk! nao é a curva que precisa de mais pneu, é motor e a potencia do mesmo que o exige. eu so tenho um 6cil 2500 cc, por isso tb tenho um setup quadrado tdo em 225/40 / 18".
esquecendo completamente o factor estética for argument sake
nao nego que em curvas de cidade, ou cotovelos, ou curvas apertadas de baixa velocidade ,mas com muita força,um pneu de 15-16 , com uma parede mto mais alta e mais elasticidade e uma superfície de contacto mais "redonda" é capaz de ser mais eficaz ou pelo mais mais facil de fazer a curva, visto começarem a perder a aderência mais cedo, e como sao bem moles fazem-no de uma forma progressiva , e portanto mais controlavel. um pneu de parede mais fina, sera sempre mais bruto a perder tracção, o que assusta muita gente habituada a levar o pneu mais ao limite,mas para isso é que servem as maozinhas! lol ou entao o DSC ligado :fixe
agora passado para outro ritmo, o ritmo que acho que é onde e36, e46, e90 nasceram para, o ritmo de auto estrada, ou via rapida, nao queiras comparar entrar numa curva a 180 km/h com pneus com vontade de chiar tdo apoiado num lado do chassi, com jantes de 15 e pneus altos, ou com jante 17 com pneu de baixo perfil, pois a segunda hipótese tens mto mais controlo no carro e sentes mto mais o que o carro vai fazer.
Afinal sabes que pneu largo e baixo não são só rosas :fixe É que pelo discurso que normalmente tens sobre jantes não dá essa ideia!

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

como é obvio, existem vantagens e desvantagens de em ter um pneu de perfil mais baixo, estou ciente delas, e aceito-as em prol das vantagens. precisao de direcçao, estabilidade alta velocidade, curvas rapidas, look do pneu, possibilidade de usar uma jante grande.

mas sera que estou num forum de bmw de jante 15?? :lol1 :lol1 e k ja vi ai uns carros com jantes PORREIRAS, mas nesta thread so posta pessoal pro jante minuscula..

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

HEAVYLIFT Escreveu:ja agora o M3 CSL, um carro sem ar condicionado, sem radio, com chao do portabagagem em cartao, tejadinho em carbono , pneus que nao dao para conduzir no molhado..etc etc, so tem a opçao de fabrica de jante de 19" porque? devia ficar a curvar mto mais com jante 15" que achas?
Nem por isso, primeiro porque não conseguias meter os travões do CSL dentro de jante de 15'', e na minha opinião o aumento do tamanho dos travões tem contribuído muito para o aumento do tamanho das jantes nos desportivos. Segundo, considero o csl um superdesportivo, e como tal precisa de pneus muito desportivos, que em jantes de 15'' só existe num modelo (A048) em largura penso que de 205mm, o que me leva a... Terceiro, apesar de leve ainda assim é mais pesado que por exemplo o meu carro. Sendo mais pesado, (teoricamente) precisa de pneus mais largos (ainda para mais com a potência que tem).

Cumps ;)

-- Sábado Jul 17, 2010 7:47 pm --

edit: esqueci-me de responder à parte das molas :)

Eu adoro carros rebaixados. Tanto sejam 3 cm para a dinâmica, como com o carter a raspar no chão para estética. Gosto mesmo. Mas no caso do meu meti na cabeça que queria fazer homoletes sem ovos :lol:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

concordo com o HEAVYLIFT em relação ao tamanho das jantes no e46, o k fica la bem é 18" e se estivéssemos no dubai ou EUA era mesmo 19". Mas com umas 17" já consegues ter um meio termo entre conforto e performance.

nos e36 ya passa-se o mesmo mas com menos 1", 17" passa a 16" e por ai...

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”