Injectores 320d / 330d
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Mensagens: 6108
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Localização: Barcelos
Re: Injectores 320d / 330d
Os injectores euro4 funcionam nos carros Euro3, só ainda não os consegui codificar não percebo porquê...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: Injectores 320d / 330d
Não será a centralina que não tem informação relativa aos injectores? Pelo que percebi, para os codificar basta introduzir um número.. Nesse caso pelos vistos a cada número corresponderá um conjunto de parâmetros. Ora sendo a centralina eu3 e os injectores eu4, parece-me fazer sentido que a centralina eu3 não tenha os parâmetros dos injectores eu4 na "base de dados", não? 

- pedrosousa
- Membro Gold
- Mensagens: 6108
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Localização: Barcelos
Re: Injectores 320d / 330d
cap, eu vou ver se passo por uma BMW um dia destes e actualizo a versão da ECU, porque a minha ainda é a de origem e há funções do DIS que não funcionam por causa disso....
Pelo que percebi tu podes meter uns injectores euro4 num carro euro3 bastaria que só colocasses os 6 primeiros digitos de cada injector, eu tentei com 6 e com 7 mas até agora ainda não consegui nada... Neste momento está tudo AAAAAA, que é uma definição defeito da ECU...
O que diz no texto de apoio do DIS é que para retirar o melhor partido dos injectores é conveniente programa-los, segundo o TIS tenho que fazer:
Se tiverem sido substituídos um ou vários injectores, é necessário
efectuar uma adaptação do débito dos injectores:
- Ligar o DIS-Tester
- identificar a viatura
- seleccionar "Selecção da função"
- seleccionar "Funções de serviço"
Ao montar injectores novos, devem ser lidos os respectivos
códigos IMA.
EU3: O valor de adaptação (código alfanumérico de 6 caracteres)
está gravado em cada injector.
EU4: O valor de adaptação (código alfanumérico de 7 caracteres)
está gravado em cada injector.
Introduzir os algarismos/letras de acordo com o local de
montagem (cilindro) dos novos injectores.
- Seleccionar "Electrónica Digital Diesel"
- Seleccionar "Adaptações, adaptação do débito dos
injectores"
- Seleccionar "Plano de comprovação"
- Para cada cilindro, no qual foi substituído um injector, deverá
ser introduzida a adaptação.
Pode estar a acontecer eu andar meio perdido no DIS, porque eu fui por funções especiais e aqui manda por funções de serviço mas se for isso é puramente maçariquisse!!! Vou tentar ainda hoje ver se consigo meter os valores que estão nos injectores...
Pelo que percebi tu podes meter uns injectores euro4 num carro euro3 bastaria que só colocasses os 6 primeiros digitos de cada injector, eu tentei com 6 e com 7 mas até agora ainda não consegui nada... Neste momento está tudo AAAAAA, que é uma definição defeito da ECU...
O que diz no texto de apoio do DIS é que para retirar o melhor partido dos injectores é conveniente programa-los, segundo o TIS tenho que fazer:
Se tiverem sido substituídos um ou vários injectores, é necessário
efectuar uma adaptação do débito dos injectores:
- Ligar o DIS-Tester
- identificar a viatura
- seleccionar "Selecção da função"
- seleccionar "Funções de serviço"
Ao montar injectores novos, devem ser lidos os respectivos
códigos IMA.
EU3: O valor de adaptação (código alfanumérico de 6 caracteres)
está gravado em cada injector.
EU4: O valor de adaptação (código alfanumérico de 7 caracteres)
está gravado em cada injector.
Introduzir os algarismos/letras de acordo com o local de
montagem (cilindro) dos novos injectores.
- Seleccionar "Electrónica Digital Diesel"
- Seleccionar "Adaptações, adaptação do débito dos
injectores"
- Seleccionar "Plano de comprovação"
- Para cada cilindro, no qual foi substituído um injector, deverá
ser introduzida a adaptação.
Pode estar a acontecer eu andar meio perdido no DIS, porque eu fui por funções especiais e aqui manda por funções de serviço mas se for isso é puramente maçariquisse!!! Vou tentar ainda hoje ver se consigo meter os valores que estão nos injectores...
Re: Injectores 320d / 330d
Eu sei que nao é pera doce. Para começar, instala uma versao de sw de um modelo ja de Euro4 ( como eu tenho ) e depois disso é que deverás conseguir adapta-los.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- pedrosousa
- Membro Gold
- Mensagens: 6108
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Localização: Barcelos
Re: Injectores 320d / 330d
Passa no MSNTdiSportR Escreveu:Eu sei que nao é pera doce. Para começar, instala uma versao de sw de um modelo ja de Euro4 ( como eu tenho ) e depois disso é que deverás conseguir adapta-los.

Hum... Como é que faço isso??? Tenho que ir a Vila Real?
Eu pensei que era só passar por uma BMW e pedir para actualizar a ECU para a ultima versão, mas nesse caso vou ficar euro3 na mesma não???
Para fazer como tu tens não pode ser em qualquer BMW, penso eu...
Uma coisa que achei estranho é que existe uma valor de adaptação padrão que é AAAAAEA, que supostamente ele deveria de aceitar sempre e nem mesmo assim me safo...
A parte mecânica foi superfácil, dá mais trabalho desmontar o colector de admissão do que fazer a troca dos injectores, agora na parte electronica vou dar o berro, porque sozinho não me safo...
Para adaptar é só escolher funções SAV, electronica diesel, programas de adaptação, adaptação do débito dos injectores e carregar em esquema de teste...
- abaddonpt
- Membro Juvenil
- Mensagens: 259
- Registado: 07 mar 2008, 23:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
Re: Injectores 320d / 330d
tenho injectores euro4 agora montados (devido à troca de motor) mas a centralina tá parametrizada com os antigos (do motor antigo), que tenho que fazer?
actualizar a ecu?
como te desembaraçaste pedro?
pq meti o meu turbo, minha maf, ou seja, é como acaba por ser quase um de euro3, mas com injectores euro4
cumps
actualizar a ecu?
como te desembaraçaste pedro?
pq meti o meu turbo, minha maf, ou seja, é como acaba por ser quase um de euro3, mas com injectores euro4
cumps
meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=36983
Re: Injectores 320d / 330d
Deixa andar que andam muitos a AAAAA ou com codifiçoes dos anteriores. Has-de reparar se a frio, se o deixares ligado 2minutos se deita um ligeiro fumo branco.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- abaddonpt
- Membro Juvenil
- Mensagens: 259
- Registado: 07 mar 2008, 23:33
- O meu Carro:: BMW 320d E46 2002
Re: Injectores 320d / 330d
oki, thanks, amanha é o primeiro "acendimento" deixa la ver como corre
lol
lol
meu projecto: viewtopic.php?f=59&t=36983
- AcesHigh
- Membro Senior
- Mensagens: 684
- Registado: 16 fev 2008, 19:09
- O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015
- Localização: Setúbal, Portugal
Re: Injectores 320d / 330d
aproveitando este topico...
depois de trocar de injectores, mesmo sendo eu3 oem, nao poderá existir conflitos devido à repro?
será necessario ajustá-la?
é que sinto uma ligeira perca de potencia depois da troca.....
depois de trocar de injectores, mesmo sendo eu3 oem, nao poderá existir conflitos devido à repro?
será necessario ajustá-la?
é que sinto uma ligeira perca de potencia depois da troca.....
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:
520d:

...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:

- pedrosousa
- Membro Gold
- Mensagens: 6108
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Localização: Barcelos
Re: Injectores 320d / 330d
AcesHigh Escreveu:aproveitando este topico...
depois de trocar de injectores, mesmo sendo eu3 oem, nao poderá existir conflitos devido à repro?
será necessario ajustá-la?
é que sinto uma ligeira perca de potencia depois da troca.....
Não deves ter problemas nisso, no entanto convém codifica-los!
Re: Injectores 320d / 330d
Nao Nuno. Eu tenho EURO4, o Br][nK também, o pai do Gouveia idem...
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Injectores 320d / 330d
TdiSportR, eu por acaso ando com o AAAAAAA la codificado no DIS, nao se conseguiu colocar a Ref. dos injectores.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- pedrosousa
- Membro Gold
- Mensagens: 6108
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Localização: Barcelos
Re: Injectores 320d / 330d
Eu não consigo meter isso do AAAAAAA.... Porque será?
- AcesHigh
- Membro Senior
- Mensagens: 684
- Registado: 16 fev 2008, 19:09
- O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015
- Localização: Setúbal, Portugal
Re: Injectores 320d / 330d
é que noto diferenças de comportamento desde que coloquei estes injectores..... daí achar que poderiam acontecer eventuais conflitos.TdiSportR Escreveu:Nao Nuno. Eu tenho EURO4, o Br][nK também, o pai do Gouveia idem...
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:
520d:

...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:

-
- Membro Gold
- Mensagens: 3811
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
- Localização: lx & arredores
Re: Injectores 320d / 330d
Os injectores a nível eléctrico não são nada mais que 2 solenoides que abrem (ou fecham) conforme recebem ou deixam de receber tensão, essa calibração que se faz no DIS é uma questão de pequenas tolerâncias, a Bosch marca-os com "x" valor na fábrica depois de os testar e convém pôr esse valor para a ecu fazer pequenas correcções mas com o valor standard tá tudo ok na mesma.