Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Elektron
Membro Iniciado
Registado: 23 jun 2009, 16:09
O meu Carro:: BMW 320d E91

Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Mensagem por Elektron »

Se antes de 2007 não existia legislação especifica sobre os acessórios para poder ter xenon , e se o decreto não tiver efeitos retroactivos como normalmente nenhum tem deste género, pelo menos os que conheço (cinto frente, atrás e luz de nevoeiro atrás e ainda Formato matricula) pois se assim fosse todos os carros sempre que fosse posta uma nova norma tínhamos que ir modificar os carros todos existentes para ficarem de acordo com as novas normas, o que nunca me lembro de ter acontecido.

Marl76lopes
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2007, 12:31
O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo

Mensagem por Marl76lopes »

Sotnas Escreveu:De qualquer forma, mesmo que houvesse esse tal "buraco" na lei, você era capaz de gastar o preço de vários kits de Xenon para provar que tinha razão, nos locais próprios. :scary

-- Quarta Fev 24, 2010 10:35 pm --
Marl76lopes Escreveu:E agora pergunto eu a quem dúvida do que me disseram, esta norma do xenon é relativamente recente certo?

Centros de inspecção já existe há muitos anos, será que todos os centros estão equipados com os equipamentos necessários para verificar a situação do xenon?

Não nos podemos esquecer que uma coisa é o que está no papel, outra e a aplicabilidade dessa mesma norma, e os meios técnicos para a aplicar.

Acho que já expus o meu ponto de vista, mas só para ter uma segunda opinião, quando tiver tempo vou passar aqui no centro junto á minha residência, e trarei novidades.

Cumps.
Os centros têm que estar apetrechados para realizar as inspecções permitidas no respectivo alvará. Quem não cumprir, sujeita-se a uma série de consequências que podem ir da coima ao cancelamento do alvará.

O que o Marco Pires lhe disse em posts anteriores, é o que qualquer juiz (ou advogado) perguntaria ao seu amigo do centro de inspecção, se o caso chegasse ao ponto de uma impugnação judicial. Pelo que foi expresso pelo Marco, qualquer perito referiria o mesmo em juízo e o seu amigo seria uma fraca testemunha, sob qualquer perspectiva, com a consequente fragilização da posição a que o seu testemunho aproveitasse.

Pois, se calhar os centros até têm de estar devidamente equipados, que não sei se será o caso, será que aquando da saida da norma do xenon, saiu alguma norma ou directiva, lei etc... para os centros tambem?

É que o meio que o meu amigo disse que usa para ver o xenon, e vou repetir mais um termo dele é a "olhometro", será que ver as coisa a olho tem validade juridica?
BMW e39 528i & Smart Fortwo

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

desculpa lá,
mas quando o teu amigo diz que se alguem entrar lá com dois amortecedores nas lonas,ele passa o carro desde que sejam os dois e não só um deles,então o teu amigo não tem qualquer credibilidade naquilo que diz acerca do assunto das inspecções.

achas que uma anomalia que põe em causa a segurança dos ocupantes,pode ser tratada com leviandade,do tipo tens um nos porcos chumbas,tens os dois,então passas?

mas afinal o que é isto,estamos a brincar com a vida das pessoas ou quê,desculpa lá que te diga isto e não tenho nada contra ti nem contra ninguem,mas o teu amigo se de facto aprova veiculos nestas circunstancias,devia ir logo para o olho da rua,e de seguida levar com um belo de um processo pela espinha acima para ver como elas lhe mordem,mas então é assim que as coisas funcionam,deus me livre,mas isto é impressionante :wall :wall :wall
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:desculpa lá,
mas quando o teu amigo diz que se alguem entrar lá com dois amortecedores nas lonas,ele passa o carro desde que sejam os dois e não só um deles,então o teu amigo não tem qualquer credibilidade naquilo que diz acerca do assunto das inspecções.

achas que uma anomalia que põe em causa a segurança dos ocupantes,pode ser tratada com leviandade,do tipo tens um nos porcos chumbas,tens os dois,então passas?

mas afinal o que é isto,estamos a brincar com a vida das pessoas ou quê,desculpa lá que te diga isto e não tenho nada contra ti nem contra ninguem,mas o teu amigo se de facto aprova veiculos nestas circunstancias,devia ir logo para o olho da rua,e de seguida levar com um belo de um processo pela espinha acima para ver como elas lhe mordem,mas então é assim que as coisas funcionam,deus me livre,mas isto é impressionante :wall :wall :wall

Vou explicar melhor, pois não me devo estar a fazer entender ;)

Sim, se fores com o teu carro com os amortecedores todos nas lonas ele passa, é garantido, em todos os centros, isto se a percentagem de erro entre eles não for superior ao valor de reprovação, infelismente é assim, se está bem ou mal paciencia, é assim, vive com isso.

E passo a explicar, a maquina apenas vê se há diferenca em percentagem entre os amortecedores, e não se estão bons ou estragados, pois eles não comparam com nenhum valor standard de amortecimento, mas sim se há diferênça de amortecimento entre eles, no mesmo eixo claro.

Fiz-me entender?

marco pires
Moderador do Fórum

não acredito.

Como se procede a uma Inspecção:

Durante a inspecção o seu veículo é sujeito a um conjunto de testes com vista a uma avaliação dos sistemas de segurança activa e passiva do veículo, de forma a assegurar que este se encontra em boas condições para circular.

* Durante a Inspecção - procedimentos:
o Identificação do Veículo - Consiste em comprovar nos dados inscritos no chassis e motor, se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e as medidas dos pneumáticos coincidem com os dados constantes do livrete;
o Emissão de Gases - O controlo da emissão de gases de escape é feita através de dois aparelhos: O Analisador de Gases de Escape para os veículos a gasolina, ou o Opacímetro para os veículos com motor a diesel;
o Quadro e Cabine - Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo com vista à detecção de pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos.
o Luzes - Verifica-se a orientação das luzes dos médios, máximos e de nevoeiro bem como a sua intensidade, através do regloscópio.
o Visibilidade - Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas e eventuais reduções do campo visual do condutor;
o Equipamentos Diversos - Verifica-se a existência e funcionamento dos: Cintos de segurança, triângulo de pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro. Em alguns veículos verifica-se também outros equipamentos obrigatórios - tacógrafo, extintor, cortinas, calços de rodas e outros;
o Travões - Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este mede a força e o equilíbrio da travagem do travão de estacionamento e do travão de emergência;
o Direcção - Afere-se o alinhamento das rodas directrizes através do ripómetro
o Suspensão - Verifica-se a existência de folgas excessivas e de outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do veículo, que comprometam a segurança do veículo
o Pneus - Determina-se o estado das jantes e dos pneus, verificando se não existem cortes e danos, e os pneus possuam o relevos mínimos
fonte:ACP

em relação ás luzes ali está a tua confirmação á medição da intensidade.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:não acredito.

Como se procede a uma Inspecção:

Durante a inspecção o seu veículo é sujeito a um conjunto de testes com vista a uma avaliação dos sistemas de segurança activa e passiva do veículo, de forma a assegurar que este se encontra em boas condições para circular.

* Durante a Inspecção - procedimentos:
o Identificação do Veículo - Consiste em comprovar nos dados inscritos no chassis e motor, se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e as medidas dos pneumáticos coincidem com os dados constantes do livrete;
o Emissão de Gases - O controlo da emissão de gases de escape é feita através de dois aparelhos: O Analisador de Gases de Escape para os veículos a gasolina, ou o Opacímetro para os veículos com motor a diesel;
o Quadro e Cabine - Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo com vista à detecção de pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos.
o Luzes - Verifica-se a orientação das luzes dos médios, máximos e de nevoeiro bem como a sua intensidade, através do regloscópio.
o Visibilidade - Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas e eventuais reduções do campo visual do condutor;
o Equipamentos Diversos - Verifica-se a existência e funcionamento dos: Cintos de segurança, triângulo de pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro. Em alguns veículos verifica-se também outros equipamentos obrigatórios - tacógrafo, extintor, cortinas, calços de rodas e outros;
o Travões - Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este mede a força e o equilíbrio da travagem do travão de estacionamento e do travão de emergência;
o Direcção - Afere-se o alinhamento das rodas directrizes através do ripómetro
o Suspensão - Verifica-se a existência de folgas excessivas e de outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do veículo, que comprometam a segurança do veículo
o Pneus - Determina-se o estado das jantes e dos pneus, verificando se não existem cortes e danos, e os pneus possuam o relevos mínimos
fonte:ACP

em relação ás luzes ali está a tua confirmação á medição da intensidade.

Tudo bem, não te obrigo a acreditar, mas é como te disse, pois até concordo contigo que não se devia brincar com a vida das pesoas, mas é isso mesmo que aconteçe, não é culpa do meu colega, é geral.

Mais uma vez digo, no papel é uma coisa, na prática é outra.

Podes ter a certeza que é como te disse, mas passa num centro e fala com o inspector, e tiras as duvidas.

Cumps.

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

Elektron Escreveu:Se antes de 2007 não existia legislação especifica sobre os acessórios para poder ter xenon , e se o decreto não tiver efeitos retroactivos como normalmente nenhum tem deste género, pelo menos os que conheço (cinto frente, atrás e luz de nevoeiro atrás e ainda Formato matricula) pois se assim fosse todos os carros sempre que fosse posta uma nova norma tínhamos que ir modificar os carros todos existentes para ficarem de acordo com as novas normas, o que nunca me lembro de ter acontecido.
Você acha que o Xenon se enquadra em alguma das situações que descreve? Você refere exemplos de coisas que passaram a ser de uso obrigatório para TODOS os veículos. Só que existiam situações que tinham de ser acauteladas porque, embora não cumprissem a nova norma, foram constituídas de forma legal ao tempo em que o foram.

O Xenon NÃO é obrigatório. Não há situação estabelecida a proteger.

Você tem Xenon? Não. O que é que teria que alterar por causa da norma? Nada, porque não tem Xenon, nem é obrigado a ter nem, tão pouco, proibido.

Eu tenho Xenon legalizado desde 2001. Já nessa altura tive que pagar o lava-faróis como extra porque senão não me montavam os faróis Xenon no carro. Tenho dúvidas que o diploma que obriga a lava-faróis e a autonivelamento seja apenas de 2007.

marco pires
Moderador do Fórum

aqui fica a legislação completa:

http://www.dre.pt/pdf1s/1999/12/291A00/89008912.pdf

aqui fica a confirmação daquilo que tu dizes não é correcto,amortecedores sem carga chumbam:

A tempos atrás equipei o 156 com um kit B12 da bilstein!
O carro ficou com um comportamento fabuloso, duro, mas ainda assim não chega a ser desconfortavel (aos meus padrões, pois há pessoas que acham o carro realmente duro).
Mas a questão não é essa. O carro foi hoje a IPO e saiu de lá com um chumbo. e não, não disseram que era por estar rebaixado. Mas sim, porque tem amortecedores sem carga, segundo o inspector!!

outra prova que é verificada a eficacia:

Tenho uma boa relação com um chefe de um centro de inspecções ( onde vou com os meus carros) e ele disse-me que, genericamente máquinas deles não estão preparadas para as suspensões "sport" e que nestes casos é frequente obter valores de eficácia bem abaixo de "normal" e dentro dos parâmetros pelos quais se regem as inspecções.

fonte: forum autohoje : http://forum.autohoje.com/boxes/3988-to ... ia-32.html
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:aqui fica a legislação completa:

http://www.dre.pt/pdf1s/1999/12/291A00/89008912.pdf

aqui fica a confirmação daquilo que tu dizes não é correcto,amortecedores sem carga chumbam:

A tempos atrás equipei o 156 com um kit B12 da bilstein!
O carro ficou com um comportamento fabuloso, duro, mas ainda assim não chega a ser desconfortavel (aos meus padrões, pois há pessoas que acham o carro realmente duro).
Mas a questão não é essa. O carro foi hoje a IPO e saiu de lá com um chumbo. e não, não disseram que era por estar rebaixado. Mas sim, porque tem amortecedores sem carga, segundo o inspector!!

outra prova que é verificada a eficacia:

Tenho uma boa relação com um chefe de um centro de inspecções ( onde vou com os meus carros) e ele disse-me que, genericamente máquinas deles não estão preparadas para as suspensões "sport" e que nestes casos é frequente obter valores de eficácia bem abaixo de "normal" e dentro dos parâmetros pelos quais se regem as inspecções.

fonte: forum autohoje : http://forum.autohoje.com/boxes/3988-to ... ia-32.html
Claro que amortecedores sem carga reprovam, se no mesmo eixo um amotecedor tiver menos carga que outro, isto é, o valor de percentagem medido entre eles for superior ao limite de erro, reprova.

Mas já vi que não acreditas em mim, eu vendo o peixe conforme me vendem a mim, pergunta ao teu amigo da inspecção como é que a maquina faz e depois diz algo.

marco pires
Moderador do Fórum

eu não tenho amigo nenhum nas IPO,se reparares são transcrições que eu fiz de um outro forum.

bem,eu não confiava muito em quem te "vendeu o peixe",porque depois do ridiculo das luzes,e de dizer que tinha que estar dentro da lampada para saber se era de xenon ou não,o crédito que tem é nulo.
[email protected]

LouieNT
Membro Juvenil
Registado: 04 jan 2010, 00:02
O meu Carro:: 320D E46 '00/12 Kit ///M-Tech I

Mensagem por LouieNT »

Sotnas Escreveu:Eu tenho Xenon legalizado desde 2001. Já nessa altura tive que pagar o lava-faróis como extra porque senão não me montavam os faróis Xenon no carro. Tenho dúvidas que o diploma que obriga a lava-faróis e a autonivelamento seja apenas de 2007.
E eu tenho o meu legalizado desdo o ano 2000.. E ja nessa altura tinha de vir com lava farois e sensores de nivelamento, tal qual como está hoje em dia. Independentemente da directiva, há que frizar que já nessa altura vinham ''preparados'' para a lei que supostamente iria entrar, se é que já não estava estabelecida.
Senhor dai-me sabedoria
Para suportar certas pessoas.
Por que se me dais força...
Parto-lhes o focinho!!!!

My Projekt

Novo Nick a rodar >>> Luizão_Z

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

LouieNT Escreveu:
Sotnas Escreveu:Eu tenho Xenon legalizado desde 2001. Já nessa altura tive que pagar o lava-faróis como extra porque senão não me montavam os faróis Xenon no carro. Tenho dúvidas que o diploma que obriga a lava-faróis e a autonivelamento seja apenas de 2007.
E eu tenho o meu legalizado desdo o ano 2000.. E ja nessa altura tinha de vir com lava farois e sensores de nivelamento, tal qual como está hoje em dia. Independentemente da directiva, há que frizar que já nessa altura vinham ''preparados'' para a lei que supostamente iria entrar, se é que já não estava estabelecida.
Precisamente, eu tenho memória de me ter sido dito pelo vendedor que Xenon tinha que levar lava-farois porque era obrigatório.

E lembro porque achei ridiculo que se o lava-farois era obrigatório acompanhar o Xenon, porque é que na lista de opcionais o Xenon não incluía o custo do referido dispositivo.

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:eu não tenho amigo nenhum nas IPO,se reparares são transcrições que eu fiz de um outro forum.

bem,eu não confiava muito em quem te "vendeu o peixe",porque depois do ridiculo das luzes,e de dizer que tinha que estar dentro da lampada para saber se era de xenon ou não,o crédito que tem é nulo.
Olha que ele tem a sua razão, imagina que vai um carro antigo com falois não preparados para xenon fazer a inspecção, e não maioria dos casos como não tem olho de boi, praticamente não dá luz ou tem luz muito fraca, há mesmo muitos casos assim, será que a luz emitida vai passar dos 2000 lumen?

Como é que o inpector justifica que é xenon nesses casos?

marco pires
Moderador do Fórum

não percebi,

se colocares uma lampada de xenon,está vai emitir sempre mais de 2000 lúmen.

o xenon não tem obrigatóriamente que ser com olho de boi.

existem peugeot,volvos,renault lagunas,etc,que tem xenon de origem e sem olho de boi.
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:não percebi,

se colocares uma lampada de xenon,está vai emitir sempre mais de 2000 lúmen.

o xenon não tem obrigatóriamente que ser com olho de boi.

existem peugeot,volvos,renault lagunas,etc,que tem xenon de origem e sem olho de boi.
Sim, claro que a lampada emite sempre 2000 lumen, as de 35w pelo que estive a ler emitem 2800 Lumen até, mas será que essa luz passa atravez dos farois mais antigos?

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”