Página 1 de 3

Barra AA 320d

Enviado: 02 fev 2007, 00:40
por Asazul
Ola pessoal, bem abro este tópico para pedir as vossas opinioes, ja tenho visto aqui alguns tópicos a falar deste assunto mas ainda nao fiquei esclarecido..

Estava a pensar por uma Barra AA no meu 320d o que voces axam? ponho atras, a frente ou em ambos os lados??

que vatangens e desvantagens posso ter??

obrigado..
abraços

Enviado: 02 fev 2007, 13:33
por 320d
eu tenho na frente. e nao conheço desvantagens. o chassis do carro fica mais rijo e nao adorna tanto em curva. para quem tem o carro rebaixado, é indispensavel!

tambem queria por atras, mas ainda n vi nenhuma á venda e barata...

Enviado: 02 fev 2007, 16:51
por Cravo
Bom e barato não há ;)

Enviado: 02 fev 2007, 23:50
por Asazul
o meu carro tem a suspensão de origem secalhar nao vou adiantar muito com as barras, deve ser investimento denecessário!!?? o que acham??

abraço

Enviado: 03 fev 2007, 13:34
por Cravo
Adiantar, adianta, mas tiras melhor partido disso com uma suspensão mais desportiva...

Enviado: 03 fev 2007, 20:05
por Asazul
entao tenho de ponderar melhor...:) obrigado pela opinião

abraço :lol:

Enviado: 10 fev 2007, 13:49
por metale
Não continuem a baralhar barras AA com suspensão.

Barras AA é chassis. Chassis mais rígido é sempre melhor (única desvantagem é o peso, que nem é significativo, e o preço).

Barras estabilizadoras é que evitam o adornar, e estão a ligar a suspensão de um lado ao outro (normalmente nos braços da suspensão).

Barras AA ligam partes de chassis não móveis. Sim, muitas ligam as torres da suspensão uma à outra, mas porque dá jeito.

Enviado: 10 fev 2007, 15:43
por pedrosousa
metale isso não são só as desvantagens das barras AA...

Enviado: 10 fev 2007, 17:35
por metale
pedrosousa Escreveu:metale isso não são só as desvantagens das barras AA...
Então?

Dizendo só isso ficamos na mesma.

Enviado: 10 fev 2007, 18:20
por pedrosousa
A barra AA tira agilidade ao carro pois torna o chassis muito mais rijo e perguntam vocês para que queremos nós o chassis menos rijo afinal é na rigidez é que está a piada da situação.
Ora bem em competição mal começa a chover desligam-se/retiram-se estas barras para que seja possivel colocar a potência no chão e para que se tenha agilidade senão um simples zig-zag para ultrapassar poder ter um triste fim...

Enviado: 10 fev 2007, 18:24
por metale
Continuam a falar em barras estabilizadoras.

Então quando chover é melhor tirarmos também as gaiolas anti-capotamento (sim, porque uma das funções delas e rigidez), e porque não levar descapotáveis, que são menos rígidos.

A suspensão é que tem de colocar as rodas no chão, não é o chassis a dobrar.

Enviado: 10 fev 2007, 19:21
por pedrosousa
metale, tu é que sabes mas quando trabalhei com formulas era o que se fazia e olha que quem estava à frente da equipa sabia mais a dormir do que o resto dos portugueses que andavam no campeonato acordados, agora gostava de te ver conduzir os formulas à chuva com as barras montadas e aí queria ver a tua teoria da suspensão...

Enviado: 10 fev 2007, 19:59
por TdiSportR
Uma coisa é a rigidez que exige uma estrutura de protecçao como um roll-bar. Outra coisa é a precisão da direcçao em estrada com a utilização da barra AA que segura os topos de suspensão evitando a flexibilidade permitida pelo conjunto chassi/carroçaria.
Concordo com o pedrosousa e já fazerem o mesmo, porque em chuva é preferível uma menor precisão e maior flexibilidade para compensar erros ou alcatrão com alguma sinuosidade.

Enviado: 11 fev 2007, 13:24
por metale
Eu concordo que em chuva tem de haver menos rapidez nas transferencias de massas / transferencias de apoio, para haver uma maior progressividade.

Apenas eu nunca ía atingir esse fim removendo rigidez ao chassis. Trabalhava com a suspensão. As molas é que têm a função de dobrar.
Se a suspensão estiver bem pensada e regulada, o chassis tem é a obrigação de se manter o mais possível na forma estática para permitir à suspensão trabalhar devidamente. Senão também nos pomos a tirar ar aos pneus para eles ficarem mais flexiveis, pondo em risco outras coisas (como a resistência ao calor).

Com todo o respeito que tenho por ti Pedro (e é bastante), não sei se devemos começar a falar em fórmulas, porque é um mundo completamente diferente. Carros na mesma, mas o que se aplica numa pista não se aplica obrigatóriamente na estrada em carros do dia-a-dia. Se bem que tanto em pista como em estrada, continuo convencido de que a rigidez do chassis é fundamental. Muito mais fundamental do que pneus de baixo perfil e suspensões rígidas, que tiram grande dessa flexibilidade que convem à chuva.

Enviado: 11 fev 2007, 18:11
por pedrosousa
metale Escreveu:Eu concordo que em chuva tem de haver menos rapidez nas transferencias de massas / transferencias de apoio, para haver uma maior progressividade.

Apenas eu nunca ía atingir esse fim removendo rigidez ao chassis. Trabalhava com a suspensão. As molas é que têm a função de dobrar.
Bem mas por esse principio o pessoal não pode meter só a barra depois tem que trabalhar a suspensão... O que não é para se discutir aqui. Pois aqui interessa gastar pouco e aproveitar alguma coisa do que se gastou em nosso beneficio.

Eu só te quiz fazer ver uma desvantagem que é real, à chuva perdes agilidade, (a frente tende a demorar mais tempo a reagir) que pode ser necessária para te desviares de um peão, de uma porcaria que caiu no chão de uma AE, de um carro que parou sem mais nem menos, etc...

Se falares de colocar essas barras a trás, então em chuva terás mais dificuldade em colocar a potência no chão, especialmente à saída de curvas se acelerares a fundo ou até na situação em que vais entrar a uma estrada e estás num cruzamento em que as estradas não estão ao mesmo nivel, conduzir em calçada....

Técnicamente à chuva os carros com os conjuntos mais rijos não se dão tão bem, é totalmente diferente de andar em piso seco.

Não se está a desvalorizar o uso nem os beneficios da barra AA, mas sim a mostrar que existem situações em que não é tão benéfico.

Não digo para não comprarem, eu próprio quando tiver possibilidades estou a pensar comprar uma e não a vou desmontar no inverno, mas tenho a noção das desvantagens.

Para teres uma ideia, quando um carro estava afinado para tempo seco e por acaso estavamos num dia frio mas seco, senão queriamos mexer nas molas/amortecedores e querias uma solução prática para teres o piloto em pista, sacavas a barra e ele parava de se queixar ;)

Eu assisti a um caso desses com um piloto português conceituado, que disse para dar mais asa e etc... e o chefe de equipa disse-me saca de lá a barra se ele perguntar o que se fez, responde-lhe que foi o que ele disse.
Quando ele chegou perguntamos se estava melhor, ele todo contente respondeu que sim. O chefe de equipa disse-me, estes gajos disto não percebem nada, mas têm a mania que sabem tudo .... :D

Claro que isto não era feito a nivel de corrida mas sim fora das corridas e se por acaso fosse uma corrida nessas circunstancias, aí toda a suspensão era repensada.