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5 velocidades para 6 velocidades
Enviado: 04 jun 2007, 16:52
por chino.320td
Ora boas malta!
Como não percebo nada de mecânica, e em jeito de mera curiosidade, gostava de saber que alterações são necessárias para se alterar um carro de 5 velocidades para 6 velocidades. Qual a totalidade de peças necessarias?
Obrigado.
Over n' Out.
Enviado: 04 jun 2007, 17:34
por DisasterpieceS
pelo nick parece me k tens um compact...a pessoa ideal para te esclarecer será o Pedro ( TdiSportR ) visto ter feito essa alteração
Enviado: 04 jun 2007, 18:10
por Anusko
Penso q vais precisar de: caixa de 6 (duh xD) e de alguém q te faça a adaptação para a tua transmissão pois penso serem diferentes. Como extra, uma manete de 6v

Mas sim, fala com o TdiSportR.
Abraço,
João
Enviado: 04 jun 2007, 18:29
por pedrosousa
Eu já meti por aí uma lista do material....
Se trocares só de caixa ficas com uma relação de 6ª enorme muito maior que a de um 320d cx 6v de origem, o ideal era trocares também de diferencial.
Enviado: 04 jun 2007, 18:45
por TdiSportR
Deixa o diferencial! As 4200RPM ja levas o ponteiro colado no fim eheheh!
Faz um search da lista. Para te ser sincero, nunca andei com caixa de 5 velocidades. O carro trazia de origem de 5, mas uma prenda de alguns grandes amigos meus foi essa mesma... uma caixa de 6!
Enviado: 04 jun 2007, 18:50
por Yasser
TdiSportR, para o meu é a mesma coisa??
AB!
Enviado: 04 jun 2007, 19:30
por TdiSportR
Nao sei Yasser. Aquela casa dos escapes ja montou em 2 carros... uma Touring 320D que tinha 250cv e num 330D que ja rolou com 300cv e 610Nm, actualmente com 260cv. E se o material nao se queixou é porque devem trabalhar bem! A caixa foi bem mais barata que a minha.
Enviado: 04 jun 2007, 19:33
por pedrosousa
TdiSportR, tu andas com uma caixa de 5v basta não meteres a 6ª

De resto é em tudo igual... às 4200 RPM já isso deve ir para lá dos 240 reais
EDIT:
O material necessário é +- este:
Precisas de:
- Uma caixa de 6v.
- Um veio de transmissão, ou alguem que te corte e calibre o teu.
- Um apoio de caixa
- Uma peça que liga a manete à caixa (salvo erro)...
+
Um diferencial usado nos de cx 6v se quizeres uma sexta para ir até ao corte mas que só dá 270 reais em vez dos + de 300 km/h ( reais

) às 4800 Rpm usado o diferencial que tens....
Enviado: 04 jun 2007, 19:46
por TdiSportR
Sei que devidamente "carregado" fez com 4 pessoas na parte plana da A2 4500RPM ( a olho ) e no GPS foi 270Km/H certinhos.
Sei que a peça que liga a manete a caixa basta ser soldada e escusa de se comprar uma nova. O resto é o que disseste sem tirar nem por!
Enviado: 04 jun 2007, 19:51
por pedrosousa
Isso aqui pelas minhas contas dá +- isto às 1000/4500/4800
6ª/61.28/276/294
Para pneu 225/45R17

Enviado: 04 jun 2007, 19:59
por TdiSportR
255/35R18. Podes verificar? Nao tenho aqui o gearcalc nem sei as relações de caixa.
Enviado: 04 jun 2007, 19:59
por DisasterpieceS
270 kmh... :maluco
o meu desmantelava-se
Enviado: 04 jun 2007, 20:03
por pedrosousa
Vai ficar tudo um pouco a monte ams espero que se perceba
GearCalc v2.0.0.3 Copyright ©2001, Peter Ogden
Gear Ratio, Speed and RPM Calculator
Gear set: Manually entered values
Gear 1 2 3 4 5 6 Final
Ratios: 5.140 2.830 1.790 1.260 1.000 0.830 2,350
RPM Limit: 4800
RPM @Peak Power: 4500
Tyre Size: 255/35 x 18
Tyre Diameter: 635.66 mm
Tyre Circumference: 1997.10 mm
Gear Km/h per 1000 RPM Km/h @4500 RPM Km/h @4800 RPM
--------------------------------------------------------
1 9.92 45 48
2 18.02 81 86
3 28.48 128 137
4 40.47 182 194
5 50.99 229 245
6 61.43 276 295
Enviado: 04 jun 2007, 20:10
por TdiSportR
Entao tenho erro de ponteiro de conta RPM. Acho que ia mesmo no centro das 4500RPM e a 270Km/H no GPS. Falha ai umas 100RPM!
Enviado: 04 jun 2007, 20:28
por pedrosousa
Eu também acho que isto deve ter algum erro de conta RPM não sei é quanto ao certo...
Eu costumo fazer o top speed do meu para 4750 em vez das 4800 Rpm apresentadas pela marca.
Isso queria dizer ( 270 às 4500 ) que fazias 60 km/h a cada 1000 RPM aqui pelas contas dá um pouco mais