Página 1 de 2
reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 25 fev 2010, 10:49
por Miguel Ribeiro
deram-me umas dicas que ha um ( short shift ) alguem tem conhecimentos dessa tal mod
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 25 fev 2010, 14:02
por pedrosousa
Miguel Ribeiro Escreveu:deram-me umas dicas que ha um ( short shift ) alguem tem conhecimentos dessa tal mod
Acho que os do Z4 1.9 dão no nosso carro mas não confirmo!
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 25 fev 2010, 19:26
por Tiagofr
tens no ebay à venda.. o Ode_joy ja encontrou

Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 26 fev 2010, 09:32
por dany.overcool
Boas, quanto a isso, ouvi dizer que as passagens de mudanças ficavam mais rijas, confirma-se ?
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 26 fev 2010, 13:22
por Tiagofr
eu ja tive short shift num Honda Del Sol e não achei, é um pouco estranho ao inicio e pode levar a mudanças falhadas e excesso de força na manete :lol1
mas ajuda bastante na troca de caixa
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 26 fev 2010, 15:37
por badoni
Em tempos encontrei isso no ebay e tive para colocar...mas como não tive feedback de ninguem daqui não arrisquei.....
Mas ainda tenho isso em mente....quando alguem efectuar que meta aqui o testemunho...e como alterar isso
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 27 fev 2010, 17:14
por metale
Se quiserem experimentar basta comprarem um punho mais curto num hipermercado e instalarem. Quanto mais pesada for a peça, melhor. As demasiado leves não valem nada. Havia um punho redondo que dizia "wrc" que era razoável.
Se não gostarem do feeling, voltam a trocar. Se gostarem, então avancem para um short-shift. Se quiserem um meio termo, têm a manete do E46 ZHP que é a que eu tenho. É peça de origem, compra-se na bmw.
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 27 fev 2010, 19:19
por Tiagofr
isso nao sao short shifts.. o pessoal é que tem a mania que manetes sao short shift.. short shift é o veio que liga à caixa mais curto para reduzir o curso de troca de mudança, os ganhos sao alguns pois na troca de caixa perde.se sempre alguma coisa ..
mantenham a manete de origem e usem um short shift e vêm que é do melhor..
:fixe
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 27 fev 2010, 23:19
por badoni
Eu tenho uma manete universal em forma de bola, que é bem mais curta que a de origem...notei uma enorme diferença para melhor na condução...imagino o que é colocar o short shift....
Ela tem algum peso e concordo com o que dizem...convém pesar um pouco pois ja la tive uma bem mais leve e não gostei...
Metale, que manete é essa? Mete ai uma pic
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 12:51
por metale
Tiagofr Escreveu:isso nao sao short shifts.. o pessoal é que tem a mania que manetes sao short shift..
O efeito é EXACTAMENTE o mesmo. Está-se a reduzir o efeito de alavanca. Se tal acontece por reduzir a barra em si ou o punho no topo, o que interessa é que fica mais baixo, e portanto faz menos alavanca.
E o que se quer reduzir é acima do ponto de pivot (a bola que a "barra" tem a meio). A baixo do ponto de pivot quer-se que aumente de altura.
badoni Escreveu:Metale, que manete é essa? Mete ai uma pic

Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 13:30
por Tiagofr
a unica maneira é testares com um com uma short shift verdadeira e outra a manete.. so assim acreditas nas diferenças.. continuo a dizer que quem nuna testou uma short shift verdadeira nao tem a noção do que é aquilo.. o curso de troca é minimo.. não tem a ver com peso de manetes nem tamanho das mesmas... estas as falar de um simples punho.. eu ja tive uma manete M bem pesada em alluminium e diziam que era short shift e meu deus.. aquilo nao tem nada de melhorias...
metale ja andaste num carro com short shift kit?? é que pelo que dizes parece-me que não..
deixo aqui videos para verem o curso de caixa quando se tem uma short shift:
http://www.youtube.com/watch?v=E1cysqOUcZo
http://www.youtube.com/watch?v=MbGQ44Dy ... re=related
expero que tenha ajudado a quem não sabe o que é uma short shift :fixe
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 13:45
por metale
Não percebo a confusão com uma coisa que se resume a física.
Temos a barra/alavanca das mudanças, no fundo a manete (sem punho). Aquilo é assim:
Aquela bola é o ponto de pivot. Quando puxamos a alavanca para trás, a parte abaixo da bola vai para a frente, e vice-versa. Short-shift não é uma alavanca, nem um artigo, nem nada que se pareça. É um efeito, um resultado. Conseguido reduzindo a altura da parte acima da bola pivot e/ou aumentando a parte abaixo da bola pivot, reduzindo o efeito de alavanca.
Mas há alguém que ponha a mão na alavanca em si? Acho que toda a gente usa um punho de mudanças. Portando, se mudam a alavanca para uma com a parte de cima mais curta, se cortam a parte de cima, se põe o punho mais curto, etc estão a puxar para esse efeito. Mais duro e menos curso.
Para combater o "mais duro", tem que haver mais inércia na engrenagem quando vai para entrar a outra mudança. Isto consegue-se com punho e/ou barra que liga a parte de baixo da alavanca à caixa de velocidades mais pesados, daí a questão que mencionei acima.
Se já usei carros com outras alavancas? Claro. Por alguma razão não tenho no meu. Se desse mais performance até o pessoal da competição usava. Mas curiosamente é raro.
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 14:06
por Tiagofr
nao basta apenas a manete para esse efeito.. é isso que tento explicar.. mudar manete e dizer que tem short shift é pura ideia errada.. nao trocando o veio para um bem mais curto nunca se tera o efeito... o facto de dizeres que nao se usa na competição estas errado, são muitos os carros nos trofeus DTM, WTTC e outros que os usam, dou-te exemplos de carros preparados para trackdays e trofeus mono marca que é um elemento ao qual todos aderem, caso de amigos meus com carros para autodromo é uma das mods nos carros deles.. no caso dos nossos BMW a troca de caixa leva a uma perda substancial, o nosso curso de troca é muito grande levando a perdas que por vezes num comparativo sentem-se bastante, a tua ideia de redução na manete nao está errada mas o efeito é nenhum.. tirando o efeito visual..
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 14:25
por pedrosousa
Metale eu percebo-te perfeitamente, isto porque o deslocamento na ponta da manete é igual ao produto do ângulo de inclinação da manete com a vertical pelo comprimento desta, logo uma manete maior obriga a mão a percorrer uma maior distância nas trocas.
Como tu dizes isso é fisica!
Re: reduzir o curso da moca de velocidades
Enviado: 28 fev 2010, 14:33
por cap
Sim, não tem nada que saber.
A confusão está toda à volta do que realmente significa o termo "short-shift".. lol
Sendo um bocado desnecessária porque o efeito é igual (pode é ser mais ou menos pronunciado).
tiagofr: eu tinha a "moca" alta dos e46, pus essa baixa que o metale postou aí e sim, nota-se bem a diferença. Obviamente que trocando a alavanca por uma modificada notaria AINDA mais mas dizer que o efeito short-shift não está lá ao encurtar o comprimento total do conjunto é pura e simplesmente errado.