Re: Noções básicas sobre pneus

Área de modificações e performance em geral

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Rick
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Noções básicas sobre pneus

Mensagem por Rick »

A função do pneu

Actualmente, o grau de aperfeiçoamento dos pneus e dos veículos é muito elevado. Os automobilistas acabam por esquecer que o pneu é o único ponto de contacto entre o veículo e o solo, e que por conseguinte, deve assegurar um certo número de funções, tais como guiar, suportar a carga, amortecer, rodar, transmitir os esforços , durar.

Guiar
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O pneu guia o veículo com precisão, quaisquer que sejam o estado do solo e as condições climatéricas. A estabilidade de trajectória do veículo depende da manutenção da direcção do pneu. O pneu deve suportar esforços transversais sem deriva de trajectória. Cada veículo tem em geral uma pressão particular de enchimento por eixo. O respeito pelas diferenças de pressão entre as rodas dianteiras e as traseiras garante uma estabilidade de trajectória ideal.

Suportar
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O pneu suporta o veículo parado, mas também em andamento e deve resistir à transferências de cargas consideráveis na aceleração e na travagem. Um pneu de turismo suporta mais de 50 vezes o próprio peso.

Amortecer
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O pneu absorve os obstáculos e amortece as irregularidades da estrada, assegurando o conforto do condutor e dos passageiros, assim como a longevidade do veículo .
A principal característica do pneu é a sua grande flexibilidade, nomeadamente no sentido vertical. A grande elasticidade do ar contido no pneu permite-lhe suportar as deformações provocadas pelos obstáculos e as irregularidades do solo. A pressão correcta permite portanto obter um bom nível de conforto e preservar uma boa capacidade de direcção.

Rodar
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O pneu roda mais regularmente, com mais segurança, menos resistência ao rolamento, para um maior prazer de condução e um consumo de combustível controlado.

Transmitir
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O pneu transmite esforços : a potência útil do motor, os esforços de travagem. A qualidade dos poucos centímetros quadrados em contacto com o solo condiciona o nível de transmissão desses esforços.

Durar
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O pneu dura, isto é, conserva ao melhor nível as suas performances durante milhões de rotações da roda. O desgaste do pneu depende das suas condições de utilização (carga, velocidade, estado do revestimento do solo, estado do veículo, estilo de condução...) mas sobretudo da qualidade do contacto com o solo. A pressão exerce portanto um papel de máxima importância.
Ela actua sobre:
- a dimensão e a forma da área de contacto,
- a repartição dos esforços sobre os diferentes pontos do pneu em contacto com o solo.


Estas 6 funções garantem a segurança, o conforto e a economia .
São asseguradas durante toda a vida útil do pneu, mas precauções elementares de uso devem ser tomadas pelo utilizador.
O pneu precisa de ar para funcionar e durar.
É então indispensável controlar regularmente as pressões dos pneus. De facto, o pneu perde o seu precioso ar, molécula por molécula, devido à porosidade natural, embora muito pequena, da borracha, a qual se acrescem às vezes causas acidentais, tais como válvula ou juntas não totalmente estanques, pequenas perfurações no pneu...

A pressão condiciona todas as funções do pneu: funções de segurança, de economia, de conforto, e uma pressão incorrecta degrada todas estas performances. Um pequeno controlo feito regularmente evitará muitos problemas.



Ler um pneu

Conhecer todos os conceitos básicos de um pneu lendo as informações da sua parte lateral (ou flanco).

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Tipo de pneus
Define a utilização correcta do pneu. P significa que é um pneu para veículos de passageiros. LT significa que é para camionetas.

Largura do pneu
A largura do pneu é medida em milímetros, de um flanco ao outro. Este pneu tem uma largura de 215 milímetros.

Relação largura/altura
Relação entre a altura e a largura da secção transversal do pneu. 65 significa que a altura é igual a 65% da largura do pneu.

Construção
Indica como o pneu foi fabricado. "R" significa radial, denominando a carcaça. As telas são camadas de tecido que constituem a carcaça do pneu e que o atravessam radialmente, de talão a talão. Um "B" indica que o pneu é de construção diagonal, ou seja, a carcaça atravessa o pneu diagonalmente, de talão a talão, alternando as telas de tecido de direcção, de modo a se reforçarem uma à outra.

Diâmetro da roda
A largura da roda de um extremo ao outro. Esta roda tem um diâmetro de 15 polegadas.

Índice de carga
Indica a carga máxima, em libras, que um pneu pode suportar quando tem a pressão correcta. A indicação da carga máxima, em libras e quilogramas, encontra-se também noutra parte do flanco.
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Índice de velocidade
Indica a velocidade de utilização máxima de um pneu. H indica que o pneu tem uma velocidade de utilização máxima de 130 mph. Tenha em atenção que este índice diz apenas respeito à capacidade de velocidade do pneu, NÃO sendo uma recomendação para exceder os limites de velocidade máxima impostos por lei. Conduza sempre dentro dos limites de velocidade permitidos.
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DOT
Significa que o pneu está em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis, estipuladas pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Junto a esta indicação encontra-se a identificação ou número de série do pneu, que consiste numa combinação de números e letras, com um máximo de 12 dígitos.

UTQG
Significa Uniform Tire Quality Grading, um sistema de classificação da qualidade desenvolvido pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Para mais informações sobre UTQG, consulte 'Classificação de pneus'.


Coisas que precisa saber sobre a pressão do ar

Os pneus suportam o peso do seu carro, certo? ERRADO! A pressão do ar dentro do pneu é que suporta o carro, não é verdade? O pneu é basicamente um contentor que segura o ar.

Até que ponto a pressão do ar é importante?
Uma pressão correcta é absolutamente necessária para uma boa utilização. tracção e durabilidade.

Não se pode contudo, acerta-la e esquece-la!
O estado do tempo pode ter um efeito significativo na pressão dos seus pneus. Por exemplo, nas zonas mais frias do país, o Outono e os primeiros meses do Inverno, são as alturas mais críticas para verificar a pressão dos seus pneus. Isto é necessário porque as temperaturas estão mais frias, e o ar contrai quando é arrefecido.

A pressão dos pneus muda com qualquer alteração da temperatura ambiente
Por cada alteração ± 6º centígrados na temperatura ambiente, a pressão dos seus pneus mudará 1 psi. Diminuirá com temperaturas mais baixas e aumentará com temperaturas mais elevadas.
Se a amplitude térmica entre o Verão e Inverno, na sua região, variar entre os 6º e os 25º resultará numa perda de cerca de 5 psi e sacrificará a utilização, durabilidade e segurança dos seus pneus.

Verifique a pressão dos seus pneus todos os meses
Em média, os pneus perdem 0.5 kg de pressão por mês. Perdem ainda mais durante mudanças extremas de temperatura. Uma pressão correcta prolonga a vida dos pneus e ajuda a uma boa média de consumo.
Certifique-se de qual a pressão recomendada para o modelo dos seus pneus. Tenha em mente que um carro frio dar-lhe-á sempre uma leitura da pressão do ar mais correcta.


Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás?

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Independentemente de que o carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, é recomendável montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.


Pneus novos montados na frente:
- O comportamento do carro modifica-se, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado com um carro com menos aderência na frente, será surpreendido.
- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de "pião". Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
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Pneus novos montados atrás:
- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.

germanii
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por germanii »

Bom Post ,Mais uma Vez !mas de salientar uma Coisa importante na Segurança ,em Tempo de Chuva quanto mais for Estreito o Pneu Melhor è evita o (Aquaplaning)que em tempo Seco è o Contrario quanto Mais Largo Melhor ,embora ninguem ligue a isto :driving. e em caso de Neve Baixar a Pressao dos Pneus..

-- Sábado Mai 15, 2010 11:03 pm --
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casco
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por casco »

bom post... ;)
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por germanii »

germanii Escreveu:Bom Post ,Mais uma Vez !mas de salientar uma Coisa importante na Segurança ,em Tempo de Chuva quanto mais for Estreito o Pneu Melhor è evita o (Aquaplaning)que em tempo Seco è o Contrario quanto Mais Largo Melhor ,embora ninguem ligue a isto :driving. e em caso de Neve Baixar a Pressao dos Pneus..

-- Sábado Mai 15, 2010 11:03 pm --

Pelas Novas Experiencias Segundo Profissionais e dito na televisao o Baixar a Pressao dos Pneus na Neve nao è Bom, ao contrario (estamos sempre a Aprender),tinha que o dizer para nao dar Mà informaçoes.Cumps!
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rafias
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Re: Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por rafias »

Essa de baixar a pressão dos pneus na neve também acho que é errado. Porque o que se deseja é pneus com pressão suficiente para cortar a neve e apanhar o asfalto por baixo. Já na situação de areia ou lama, penso que seria vantajoso baixar a pressão dos pneus.
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novobmw
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por novobmw »

Alguem sabe explicar o porque de pneus mais estreito ser melhor para chuva?

Obrigado e parabens por este post extremamente útil...
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navigator
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por navigator »

novobmw Escreveu:Alguem sabe explicar o porque de pneus mais estreito ser melhor para chuva?

Obrigado e parabens por este post extremamente útil...
O "aquaplanning" é um efeito dos pneus deslizarem sobre a água. Quanto mais largos, maior o efeito, como se fossem patins. Quanto mais estreitos, mais pressão exercem no chão e maior terá de ser a velocidade para planar na água.
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novobmw
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por novobmw »

[quote="navigatorO "aquaplanning" é um efeito dos pneus deslizarem sobre a água. Quanto mais largos, maior o efeito, como se fossem patins. Quanto mais estreitos, mais pressão exercem no chão e maior terá de ser a velocidade para planar na água.[/quote]
"]
novobmw Escreveu:Alguem sabe explicar o porque de pneus mais estreito ser melhor para chuva?

Obrigado e parabens por este post extremamente útil...
[/quote]



Obrigado pelo esclarecimento... 5 estrelas....
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Re: Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por germanii »

rafias Escreveu:Essa de baixar a pressão dos pneus na neve também acho que é errado. Porque o que se deseja é pneus com pressão suficiente para cortar a neve e apanhar o asfalto por baixo. Já na situação de areia ou lama, penso que seria vantajoso baixar a pressão dos pneus.
O que Eu disse estava correcto ,so que agora com novos testes deram-se conta que è ao contrario(isto è como a medicina està sempre a evoluir).
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LouieNT
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por LouieNT »

Rick Escreveu:Pneus novos montados na frente:
- O comportamento do carro modifica-se, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado com um carro com menos aderência na frente, será surpreendido.
- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de "pião". Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...

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Pneus novos montados atrás:
- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.
Tenho uma duvida. Se montarmos pneus novos atrás diminui-se o risco do carro fazer pião. Até aqui concordo.
Mas não explicam quando realmente montam pneus novos atrás e o carro foge de frente!
Não sei se estarei a pensar da melhor maneira mas, acho mais facil agarrar um carro fugindo de traseira que fugindo de frente :think
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro e será tentado a reacelerar
Discordo. Umas das possibilidades é não acelerar nem travar. E a grande tendência das pessoas assim que sentem o carro fugir, é travar e não, acelerar. Digo eu..

E tb acho que uma das maneiras mais eficazes de não ter surpresas é tirar o chumbo do pé direito... Independentemente de onde os pneus foram mudados...
Senhor dai-me sabedoria
Para suportar certas pessoas.
Por que se me dais força...
Parto-lhes o focinho!!!!

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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por germanii »

Um bocado mais completo mas em frances .
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Re: Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por tiago blanquet »

Uma nota.

Recomenda-se os melhores pneus atras apenas por um motivo. Esse estudo é baseado num condutor medio com capacidade e aptidoes medias de condução. Nesse caso é mais facil para essas pessoas controlar uma subviragem que uma sobreviragem. Quando o carro foge de frente a tendencia é nao acelerar nem travar para a maioria das pessoas. Daí haver alguma salvação da situação. Quando o carro foge de traseira é preciso saber o que se faz.

No entanto quando o carro foge de traseiro e se a pessoa souber como controlar consegue manter a direcção com o eixo frontal e mesmo que vá acabar em peão pode mais ou menos controlar onde o carro irá parar. Se fugir de frente realmente depressa, acabou. Não há nada a fazer, que virar mais o volante, travar ou acelerar só pioram a situação, daí pra mim ser sempre os melhores pneus a frente.

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TVRBO
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Re: Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por TVRBO »

http://www.youtube.com/watch?v=cNVrMZX2kms

Era preferível ter fugido atrás :)
Vendo o meu Spoiler: viewtopic.php?f=98&t=56167&e=0
Vendo o meu difusor traseiro 335d: PM!
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black_gti
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Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por black_gti »

Bom post!

Marco c
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Re: Re: Noções básicas sobre pneus

Mensagem por Marco c »

tiago blanquet Escreveu:Uma nota.

Recomenda-se os melhores pneus atras apenas por um motivo. Esse estudo é baseado num condutor medio com capacidade e aptidoes medias de condução. Nesse caso é mais facil para essas pessoas controlar uma subviragem que uma sobreviragem. Quando o carro foge de frente a tendencia é nao acelerar nem travar para a maioria das pessoas. Daí haver alguma salvação da situação. Quando o carro foge de traseira é preciso saber o que se faz.

No entanto quando o carro foge de traseiro e se a pessoa souber como controlar consegue manter a direcção com o eixo frontal e mesmo que vá acabar em peão pode mais ou menos controlar onde o carro irá parar. Se fugir de frente realmente depressa, acabou. Não há nada a fazer, que virar mais o volante, travar ou acelerar só pioram a situação, daí pra mim ser sempre os melhores pneus a frente.
True...

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