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reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 09 jul 2015, 16:59
por helderbmwsilva
boa tarde

Tenho uma 320d touring de 2005 modelo E46 e queria baixar os consumos da carrinha neste momento anda nos 7.2 em cidade.

Estava a pensar a reprogramação á Centralina para ter mais potencia e melhores consumos mais para melhores consumos

Sou do porto recomendam alguma oficina não quero muitos cavalos mas sim menos consumo.

existe mais soluções sem ser a reprogramação á centralina para baixar os consumos?

Um grande abraço

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 09 jul 2015, 21:18
por germanii
Dizem que uma reprogramaçao baixa o consumo ,mas olha à pressao dos pneus è importante :idea:

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 10 jul 2015, 10:07
por ode_joy
Tens uma Touring com cx. auto? Normalmente com cx. auto tem-se valores maiores.
Revê estado da EGR e termostato se ainda não o fizeste. Influencia os consumos.

Depois, uma pergunta retórica: Aumentas a potência do carro, e como diminuis os consumos?

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 10 jul 2015, 14:03
por helderbmwsilva
A minha não tem caixa automática e manual

A mim disseram que para ter consumos mais baixos devia reprogramar e assim aumentava a cavalagem
e tinhas menos consumo.

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 10 jul 2015, 15:29
por Junglas
helderbmwsilva Escreveu: aumentava a cavalagem
e tinhas menos consumo.
O Veyron então deve gastar para aí 0,5L/100Km... :)
Os dragsters devem gerar gasolina (ou nitrometano, depende do que usam. ). :)


O consumo só se reduz, se passares a usar rotações mais baixas e menos carga de acelerador (por teres mais binário mais cedo). Mas mesmo isso não é linear!

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 21 jul 2015, 23:03
por Rodasport
Junglas Escreveu:
helderbmwsilva Escreveu: aumentava a cavalagem
e tinhas menos consumo.
O Veyron então deve gastar para aí 0,5L/100Km... :)
Os dragsters devem gerar gasolina (ou nitrometano, depende do que usam. ). :)


O consumo só se reduz, se passares a usar rotações mais baixas e menos carga de acelerador (por teres mais binário mais cedo). Mas mesmo isso não é linear!

ele até tem razão tipo , se fizeres uma reprogramação até podes nem aumentar nos cavalos e aumentar no binário, consequentemente vai ter mais força e não precisar de carregar tanto no acelerador.

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 09:37
por Junglas
btw, 7.2 em cidade, não me parece nada de fora do comum...

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 10:48
por Crow
Rodasport Escreveu:
Junglas Escreveu:
helderbmwsilva Escreveu: aumentava a cavalagem
e tinhas menos consumo.
O Veyron então deve gastar para aí 0,5L/100Km... :)
Os dragsters devem gerar gasolina (ou nitrometano, depende do que usam. ). :)


O consumo só se reduz, se passares a usar rotações mais baixas e menos carga de acelerador (por teres mais binário mais cedo). Mas mesmo isso não é linear!

ele até tem razão tipo , se fizeres uma reprogramação até podes nem aumentar nos cavalos e aumentar no binário, consequentemente vai ter mais força e não precisar de carregar tanto no acelerador.
Como é que aumentas binário sem aumentar potencia?

Potencia (cv/hp) = Binário (nm) x Rotação (rpm)

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 11:27
por cap
Para ser mais especifico:

cv = (rpm * (nm/1.3558))/5252

:)

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 12:06
por Crow
cap: Não compliques mais... :P

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 12:48
por cap
:lol: :lol:

voltando uns posts atrás.. mantendo a eficiência do conjunto mecânico (que se mantém a menos que se modifique algo fisicamente), como é que se consegue mais binário sem queimar mais combustível? a posição do pedal é totalmente irrelevante para qualquer discussao de consumo.

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 13:58
por Junglas
cap,

a única forma que vejo (e já discutimos isso várias vezes em privado) é que como tens mais potência e binário a rotações mais baixas, por unidade de tempo queimas menos combustível.

O que nos leva de volta á questão inicial, de que uma repro que ajude a reduzir consumos (e a que tenho no 30d, ajudou a reduzir consumos. :P) aumenta binário a rpms mais baixas, o que permite usufruir do carro da mesma forma, mas sempre a queimar menos qtd de combustível por unidade de tempo. :)

Basicamente, em vez de trocares ás 2000rpms, trocas as 1750rpms. em vez de rolares em 5ª @ 1800, rolas em 6ª@1400 rpms (cap, números meramente ilustrativos. :P )

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 14:29
por cap
E dp entra aquele pormenorzito chato de que em cargas reduzidas o carro está tal e qual stock. :lol:

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 15:05
por Crow
Peguem lá num ficheiro original de um 20d 150cv, retirem-lhe tempos de injecção, mexam no avanço, no rail, no raio que o parta, mas reduzam efectivamente a quantidade de combustivel injectada e obtenham os mesmos 150cv.

Pode ser que assim me consigam convencer que uma repro reduz consumo. Mas não foi aumentada potencia. Para uma potencia superior e a usufruir dela, não há repro que reduza consumos.

Fica a gastar o mesmo se andarmos nas calmas porque como diz o cap e bem, em cargas reduzidas são mantidos os valores stock.

Se andar a usufruir dos cv que temos a mais, tem que gastar mais!

Re: reprogramação á centralina Consumos

Enviado: 22 jul 2015, 15:10
por ode_joy
... e sabe tão bem usufruir da potência a mais... :)