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MAP sensor 530d E60

Enviado: 20 jan 2008, 12:44
por El_Capitan
Boas;


gostaria de saber se alguem sabe onde fica o sensor MAP nos 530d E60, eu estava convicto que seria no tudo de admissao, logo depois do intercooler, mas tirei a peça, e fiz uma busca no ETK e o que aparece naquela peça apenas diz "Temperature Sensor" não fala nada em leituras de pressao, gostaria de saber se alguem sabe ou se ficara noutro sensor no colector.

O sensor que estou a falar é este :arrow: http://www.realoem.com/bmw/partxref.do? ... showeur=on

Cumprimentos,

Enviado: 20 jan 2008, 19:10
por TdiSportR
Normalmente o sensor MAP e o IAT estão incorporados no mesmo sensor.

Enviado: 21 jan 2008, 02:11
por El_Capitan
boas areias,

Pois, tambem foi o que pensei....se qualquer forma o problema era que eu pensava que ele pudesse tar a dar valores mais altos do que seriam na realidade, mas ja pus um manometro para testar e ele ta a medir bem...
Acontece que o carro a partir das 4000rpm em vez de baixar a pressao nao, continua sempre a fazer a mesma pressao 1.8bar, enquanto na electronica pede 1.45 o que faz com que ele entre em safe....turbo é novo, geometria abre (alias com ela toda aberta, sem vacuo, continua a fazer 1.8), regulador da geometria esta bom, gasoleo ja exprimentei tirar na electronica, faz safe na mesma, ja n sei muito bem o que fazer....
O que é certo é que ele estava bom e derrepente começou a fazer safe....injectores a debitar mais por avaria, tlv?
Podera ser Maf? (ela na maquina da os valores certos, entre a especifica e a nominal)....

Abraço,

Enviado: 21 jan 2008, 21:17
por TdiSportR
Geometria presa. So pode.

Enviado: 21 jan 2008, 21:24
por pedrosousa
Esse sensor não estará no colector de admissão??

Enviado: 22 jan 2008, 01:01
por El_Capitan
TdiSportR Escreveu:Geometria presa. So pode.
Foi a primeira coisa que me ocorreu, por isso troquei o turbo, mas continua a fazer precisamente o mesmo, penso que um turbo novo nao vira com a geometria presa....mas quando tiro o vacuo ouve-se bem ela a abrir....
Ja exprimentei MAF, nao modificou nada.....

turbo novo
regulador de pressao novo
maf nova
So falta mesmo o regulador da egr que depois vai ao regulador de pressao e injectores.....

:(

Enviado: 22 jan 2008, 01:03
por El_Capitan
pedrosousa Escreveu:Esse sensor não estará no colector de admissão??
Boas pedro :)

Ja confirmei, os modelos mais recentes trazem-no no colector na parte traseira em cima...no meu caso como ainda nao tem o sistema de desligar suave (a borbuleta de corte de ar), fica posicionado junto com o da temperatura no tubo de aluminio que sai do IC...

Abraço :)

Enviado: 22 jan 2008, 10:55
por gutteres
Entao ta enfiado junto akela pasta toda oleosa do colector?

Enviado: 22 jan 2008, 12:20
por El_Capitan
gutteres Escreveu:Entao ta enfiado junto akela pasta toda oleosa do colector?
Pasta oleosa?? Nao convem que o colector esteja sujo por fora....a minha fica do lado esquerdo do carro no tubo que sai do ic, se for >2004 fica na trazeira do colector, por cima...perto de onde tem um apoio para o parafuso da tampa que tapa o motor.


Cumprimentos,

Enviado: 22 jan 2008, 12:40
por gutteres
yeap o meu ta no colector la atras junto ao 4/5 cilindro visto de frente ta ao lado direito, entao se o colector por dentro ta cheio dakela pasta oleosa esse se MAP deve tar xeio de porkaria nao é? O k faz esse sensor propriamente dito?

Enviado: 22 jan 2008, 23:46
por El_Capitan
gutteres Escreveu:yeap o meu ta no colector la atras junto ao 4/5 cilindro visto de frente ta ao lado direito, entao se o colector por dentro ta cheio dakela pasta oleosa esse se MAP deve tar xeio de porkaria nao é? O k faz esse sensor propriamente dito?
Se está cheio de oleo, podes ter uma fuga num injector ou então na junta do colector. Este sensor mede a pressao do ar enviado pelo turbo, ou seja, na electronica do carro ele pede-te uma pressao X, este sensor mede a que o carro está a fazer e da sinal ao regulador de pressao para abrir mais ou fechar a geometria de modo a que a pressao de ar enviado seja a correcta para o gasoleo injectado. :)

Enviado: 23 jan 2008, 11:02
por gutteres
El capitan muito obrigado pela info agora ja fikei a perceber, mas kuando a malta desmonta o colector pra ver as borboletas e a valvula EGR todos se keixam do mesmo k ta xeio de pasta oleosa, por isso a minha pergunta se esse sensor estando acopolado ao colector nao estara tambem sujo.

Enviado: 24 jan 2008, 00:34
por El_Capitan
gutteres Escreveu:El capitan muito obrigado pela info agora ja fikei a perceber, mas kuando a malta desmonta o colector pra ver as borboletas e a valvula EGR todos se keixam do mesmo k ta xeio de pasta oleosa, por isso a minha pergunta se esse sensor estando acopolado ao colector nao estara tambem sujo.
Sim, sim...normalmente podera estar um pouco sujo...mas normalmente nao ha problema, custuma ler sempre bem. O melhor mesmo sera retirar as borbuletas de admissao, nao vao elas partir-se e rebentarem o motor todo...


Abraço,

Enviado: 24 jan 2008, 11:36
por gutteres
no teu E60 tiraste?