Página 1 de 1

Como alinhar faróis nevoeiro redondos do E46 Compact?

Enviado: 24 abr 2008, 15:21
por andre2
Quando importei o carro, na IPO B o inspector disse-me que o único problema eram os faróis de nevoeiro que estavam altos, e para não voltar lá assim no próximo ano.

Depois fui ao mecânico para colocar as coberturas do motor, falei disso mas o mecânico disse-me logo que os faróis estavam bons e que eram só eles que estavam a implicar comigo. Conclusão, nem tocou nos faróis de nevoeiro.

Agora que a IPO se está a aproximar estacionei o carro na garagem, fiz dois riscos na parede por cima do limite superior da iluminação dos faróis de nevoeiro ( a meio metro de distancia a luz fica abaixo da altura da matricula) e queria desce-los um bocado, mas não consegui por não saber como fazer.

Alguém sabe onde é que está o ajuste nestes faróis?
Imagem

Já estive a rodar esta peça que está por baixo, mas o farol não mexeu.
Imagem

Enviado: 24 abr 2008, 16:19
por tiagod
n te posso ajudar companheiro.

Tive o mesmo problema mas os meus n sao do kit M

Enviado: 25 abr 2008, 00:41
por jmbfs
Boas andre2;
Realmente tens um bom mecanico, mas tambem quem vai a um mecanico para focar farois........................ :roll:
E essa peça que rodas-te, é o sensor de temperatura exterior................ :violinista :driving

Enviado: 27 abr 2008, 16:03
por andre2
Obrigado pelo feedback.

@TiagoD, não vistes onde é que mexeram para alinhar esses faróis que não são M?
Suponho que o afinador esteja no mesmo local ou seja semelhante.

@jmbfs, Ok assim já sei que nessa peça não é. E eu não fui ao mecânico de propósito por causa dos faróis, mas já que lá estava perguntei se ele os punha mais baixo. Acho que se estivessem a apontar para o céu ele teria dito o mesmo.


Já estive procurar num manual de serviço do E46 que saquei, mas nem encontrei referência a alinhar faróis de nevoeiro de tipo nenhum.

Também não quero forçar a grelha de plástico ao lado do farol sem ter a certeza de que saí pela frente para me dar acesso a ver o mecanismo.

Se entretanto eu não conseguir alinhar posso sempre pedir ao meu avô para ir comigo ao IPO. Sempre são mais 80kg dentro do carro e quando o inspector for medir as luzes chegamo-nos á frente para baixar mais o nariz do carro, lol :lol:

Enviado: 27 abr 2008, 17:53
por andre2
Saquei mais um manual de serviço e neste manual na parte de remoção do pára-choques frontal explicam como desligar a ficha dos faróis de nevoeiro.

Para lhes chegar para desligar a ficha (e provavelmente também para os alinhar) tem que se elevar o carro e remover a cobertura de baixo.

Já vi que a BMW não opta por desenhar os carros a pensar na manutenção fácil e rápida como algumas outras marcas!!!

É o ponto 8:
Imagem

Enviado: 30 abr 2008, 10:19
por RoCkE
Para teres acesso à parte de trás do farol de nevoeiro..
Onde deve ter lá o afinador...

Tiras a cava de roda..

Não sei se será a solução mais fácil...

Mas serve!!

Enviado: 30 abr 2008, 20:32
por pedrosousa
Na ipo normal não costumam ver se esses faroi estão focados...

Enviado: 02 mai 2008, 09:48
por discovery
andre2, a peça que esta por baixo e o sensor para medir a temperatura do Ar...

Nao te metas em avarias pois ainda estragas isso...

Abraços 8)

Enviado: 03 mai 2008, 21:31
por Mário Rodrigues
Olá
Eu tive este problema e na BMW regularam os faróis com uma sextava comprida enfiada junto ao farol. Espero ter ajudado.

Enviado: 12 mai 2008, 18:19
por JESUSDELCAMPO
sim é por ai , se reparares á volta do farol na zona de cima existe um buraco e é por ai que talvez consigas afinar exprimenta uma torx 25. ou talvez mais facil mesmo e colocares uma luz a apontar para a parte trazeira do farol de berma . ou seja abrindo o capot e colocando uma lanterna na trazeira do farol de medios , e ai vais ver que vais conseguir ver a roda de afinaçao do farol.

Enviado: 02 jun 2008, 16:25
por andre2
Muito obrigado a todos pelas respostas. Imagino que o parafuso de alinhamento seja o que está dentro deste buraco que assinalei com o círculo encarnado.

Imagem

Estive com uma lanterna a espreitar lá para dentro, e consigo ver um parafuso que se roda com uma chave sextavada.
Tentei com umas sextavadas aí com uns 10cm de comprimento que tinha em casa mas eram curtas. Experimentei outra chave comprida com ponta flexível mas era muito larga para caber no buraco.

Mas como o user “PedroSousa” disse que não verificavam o alinhamento na IPO normal (obrigado pela dica:) ), eu acabei por levar o carro sem afinar estes faróis, e não houve problema nenhum. O inspector colocou a máquina de medição ao nível dos faróis de nevoeiro mas imagino que tenha sido só para medir a luminosidade.

Assim alinho-os quando encontrar uma chave que sirva.
E já estive a ver os faróis de nevoeiro de um 320D E90 sem M pack, e o parafuso também é sextavado mas está muito mais acessível. Para os do E90 uma sextavada com 5 cm de comprimento deve ser suficiente.