Página 1 de 1

Alinhamento da Direcção

Enviado: 28 mai 2010, 19:57
por Rick
Imagem

Um mau alinhamento da direcção faz com que as rodas não se dirijam no mesmo sentido, sendo uma das formas mais importantes do aumento dos custos operacionais.

Os problemas que advêm de um mau alinhamento da direcção são:

Desgaste prematuro dos pneumáticos
Uma má geometria é causa de desgaste prematuro dos pneumáticos. 1 mm de desarranjo do paralelismo de uma roda provoca 7% de perda de rendimento quilométrico do pneumático.

Aumento do consumo de carburante devido ao aumento da resistência ao avanço
42% do consumo de carburante é absorvido pela resistência ao avanço do veículo (não confundir com o coeficiente de penetração ao ar – CX). O alinhamento da direcção influencia determinantemente essa resistência ao avanço.

Mau comportamento na estrada do veículo
O comportamento na estrada de um veículo, a segurança e o conforto do condutor, dependem do alinhamento das rodas.

Fatiga do condutor
Um mau alinhamento das rodas vai perturbar o comportamento do veículo, sendo necessário um esforço suplementar e continuado para o seu domínio.

Fatiga dos componentes mecânicos
Quando todas as rodas não são paralelas entre si, as peças da direcção e da suspensão desgastam-se prematuramente.

É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.

Recomenda-se a verificação do alinhamento da direcção uma ou duas vezes por ano como medida de manutenção preventiva, a fim de evitar despesas suplementares de exploração do veículo. Uma medida que assume um carácter ainda mais importante nos veículos pesados: estima-se que cerca de 70% dos camiões com eixos duplos circulam desalinhados, levando ao arrastamento de dez rodas em simultâneo.

O alinhamento da direcção deve ser sempre feito quando é efectuada manutenção em algum componente que esteja ligado á direcção (por exemplo amortecedores, molas, etc etc.) pois ao trabalhar nesses componentes as afinações são alteradas.

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 29 mai 2010, 00:49
por germanii
E jà agora ,por Experiencia Propria ,ir a Casas com Reputaçao ,seja por conhecimentos de alguns que jà là foram ,ou entao na Marca ,pois eu fiz isso em Portugal numa Garagem (explico mudei o rolamento de tras do meu E36 ) e fui atè Portugal com a Roda de Tras que sabia nao estar centrada pois desmontei o braço de Tras,fui a uma garagem Ai ,Tudo bem ,mas engraçado quando cheguei a Garagem o Volante estave Direito ,mas quando sai depois da reparaçao estava de lado :lol: Achei estranho ,digo eu! estava mesmo desalinhada a minha Direcçao :lol1 jà nem conto o resto :evil: mas tive que mudar os 2 pneus da frente ,pois esses b...alinharam mal a direcçao :lovebmw

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 29 mai 2010, 22:34
por JOFIMO
Acho que se está a redescobrir a pólvora................ :lol1

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 29 mai 2010, 22:42
por metale
Carburante? :shock:

De referir que nem todas as afinações estão disponíveis em todos os modelos de carros.

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 30 mai 2010, 01:11
por Rick
metale Escreveu:Carburante? :shock:

De referir que nem todas as afinações estão disponíveis em todos os modelos de carros.
Carburante é o nome usado para todo produto químico cuja combustão permite obter energia mecânica em motores térmicos. Etanol, gasolina, gasóleo são exemplos de produtos carburantes.

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 30 mai 2010, 01:14
por metale
Achei engraçado, não via o termo desde os livros do tio patinhas em brasileiro :D

Re: Alinhamento da Direcção

Enviado: 30 mai 2010, 01:22
por Rick
metale Escreveu:Achei engraçado, não via o termo desde os livros do tio patinhas em brasileiro :D
É bem visto :lol1