Olá a todos.
Para não chegar aqui e descarregar perguntas, passei um tempinho no "pesquisar" e o que encontrei chegou-me para tirar muitas duvidas, porem não me trás resolução ao problema que estou a ter.
Encontrei isto: "A própria ventoinha tem uma embraiagem viscosa que quando o motor está a temperaturas normais deixa "patinar" a ventoinha em relação a velocidade da polie, mas que quando o motor aquece "engata" e a ventoinha começa a funcionar a mesma velocidade da polie." E cheguei à minha conclusão, julgo que a minha ventoinha não está a "engatar", visto a temperatura passou do meio e chegou ao vermelho e não ouvi a ventoinha a disparar, o carro aquece e ela não dispara, qual será o problema? Termostato? a tal embraiagem? Agora com o calor e para arranca estou a ver que tenho de andar com um bidão de 200L de água no carro... :wall
Ventoinha viscoso e36 m40
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- RubenBras
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Ventoinha viscoso e36 m40
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- Artur Costa
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Re: Ventoinha viscoso e36 m40
É costume a viscosa ir a vida , mas nao estejas as espera de a ouvir "disparar" porque ela atraca lentamente e quando tem defeito nao atraca a quem e o motor aquece. Mesmo assim a da frente devia ligar...
- L.Sousa
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Re: Ventoinha viscoso e36 m40
Sim por isso se chama viscosa. Tem um óleo no seu interior, e quando frio o óleo ao faz desatracar a ventoinha para permitir que o motor aqueça até à temperatura ideal (ela anda mas numa rotação inferior À do motor). Ao aquecer o óleo essa ventoinha atraca e faz arrefecer o motor (deverá andar à rotação do motor). Atenção esta ventoinha não é elétrica. Se a elétrica não liga pode ter o sensor de temperatura danificado.