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E30 - Correia de distribuição nas lonas?
Enviado: 27 dez 2005, 21:05
por Nitrofurano
Boas!
Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre alguns pequenos problemas num E30.
1º, oiço um ruído algo irritante vindo da zona do conta-quilómetros quando o carro circula e que se ouve mais quando o carro está a acelerar, baixando o tom quando se circula em velocidade constante. Os números do totalizador também me parecem mexer com alguma dificuldade (saltam um pouco).
2º, encontrei óleo na alcatifa do condutor. Tirei a protecção inferior do tablier e descobri uma pequena racha na borracha da fotografia. Até que ponto pode ser grave?
3º, a bateria parece perder carga. Desliguei o fio da massa à bateria e intercalei-lhe um amperímetro, tendo tido antes o cuidado de tirar a chave da ignição. O amperímetro deu-me a indicação de 12A. Não era suposto dar 0?
4º, acendeu-se um texto laranja que diz "Inspection", sem que mais alguma luz o acompanhe. Não deveriam ter acendido algumas luzes verdes?
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
EDIT: todos excepto o 1º resolvidos, ver abaixo
Enviado: 27 dez 2005, 22:24
por Kevincego
Olá Nitro, bem vindo aqui ao clube
O 1º ponto de certeza que são os contadores parciais a precisar de um pouco de wd40
O 2º deve ser o algum retentor da direcção, esse carro tem direcção assistida, né?
O 3º, realmente 12A é exagerado, no máximo devia indicar 2 ou 3. Para descobrires o q é q te tá a mamar a bateria volta a ligar o multimetro como ligaste e depois vai tirando fusiveis um a um até dares com o "gato"
O 4º é mesmo assim, as luzes verdes só acendem qd sais da inspecção e vão apagando gradualmente com o passar dos kms, passam para amarelo e depois para vermelho. Para apagares vê este tópico:
viewtopic.php?t=4981
Enviado: 28 dez 2005, 01:10
por Nitrofurano
Hey, Kevin!
1º, eu tirei o painel de instrumentos na busca de uma bicha que marcasse os quilómetros, mas nada. Os contadores a que te referes são os do interior do painel?
2º, repara na seta. O óleo vem dali, é um cilindro acoplado ao pedal da embraiagem. A borracha está ligeiramente rasgada, daí a fuga. Agora virei a borracha com a fuga para cima, e a alcatifa permanceu limpa depois de eu andar uns dias com o carro. Será que devo ir já a correr comprar uma borracha nova (se é que é possivel...) ou aguento a coisa? E onde se atesta o óleo que lá de dentro?
3º, já o tinha feito.

Tirei os fusiveis todos e acusou sempre os 12A. Se calhar nem um electricista me descobre isto, ou então descobre depois de um dia em cima do carro.
4º, obrigado, estou mais descansado.
Obrigado pela ajuda!
Enviado: 28 dez 2005, 04:35
por E30power
boas!
isso que te econteceu no pedal de embraiagem é o bombito com os vedantes lixados.
a bm tem kit de raparaçao e custa a volta de 70€...
ja me aconteceu a mim tb, tem cuidado porque alem de estragares o calçado todo, arriscas te a ficar sem travoes...
é que o reservatorio de oleo é o mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
espero ter ajudado.

Enviado: 28 dez 2005, 12:39
por Kevincego
O e30power tirou-me as letras do teclado, eu enganei-me pq associei o oleo à direcção, logo q falaste em embraiagem fez-se luz.
Quanto aos manometros, o E30 n tem bicha, é electrico, tens q abrir o quadrante e lubrificar as rodas dentadas dos contadores dos kms, se precisares de ajuda dá uma apitadela para nos encontrarmos.
Isso dos 12A é q vai ser uma bosta

se calhar tens mesmo q ir a um electricista.
Enviado: 28 dez 2005, 17:25
por Nitrofurano
Bem, estou a ver que tenho de tratar rapidamente daquele problema da embraiagem!
Quanto ao ruído... Desmontei o mostrador fora, lubrifiquei e... tudo na mesma! Depois experimentei deixar o painel de instrumentos totalmente desligado e... o barulho continuou! Começo a ficar intrigado. Será um barulho tipico? Não me parece nada... Kevin, tenho que ouvir o teu a trabalhar para ver se é um ruído normal ou não.
EDIT: Já agora, relativamente à fuga de óleo, na zona de Lisboa, onde me aconselham ir?
Enviado: 28 dez 2005, 19:34
por Kevincego
Nitro infelizmente o meu já não o ouves

Mas se quiseres encontramo-nos e digo-te logo o q é o barulho.
Enviado: 15 dez 2006, 14:45
por Nitrofurano
Aproveito para reanimar este tópico e saber se alguém mais tem opinião relativamente ao 1º ponto (os restantes foram todos reparados).
Enviado: 28 dez 2006, 12:58
por Nitrofurano
O carro já tem uns 84000km e precisa de mudar óleo. Se calhar a opção mais sensata seria aproveitar e mudar a correia de distribuição também, pois não sei se já foi mudada ou não... Além disso o ruído que oiço pode muito bem ser das válvulas, fruto talvez de uma correia já em não muito bom estado.
Para adicionar, ontem ao ligar o carro ouvia um ruído após o motor começar a trabalhar, parecido àquele das correias a deslizar... Hmmm
Enviado: 31 dez 2006, 14:17
por Outlaw
Nitrofurano Escreveu:Aproveito para reanimar este tópico e saber se alguém mais tem opinião relativamente ao 1º ponto (os restantes foram todos reparados).
Boas
Chegaste a descobrir o que te descarregava a bateria?
É que agora o meu está com o mesmo problema.