Tambem tenho a impressão disso....penso que as FAP's vieram substituir os CAT's....ou seja k tem um não tem o outro....ricao.s3 Escreveu:Metralha, axo que o teu carro so usa fap... apois onde e a tua fap e o meu catalizador...
FAP eliminar ou nao
Moderador: Staff
- Metralha
- Membro Gold
- Registado: 11 set 2009, 15:01
- O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09
Re: FAP eliminar ou nao
- hellraiser 2
- Membro Senior
- Registado: 06 dez 2005, 20:25
- O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW
A função do Cat é aquecer os gases de escape não reduzir as temperaturas dos gases de escape!Pedrom Escreveu:Primeiro é o catalizador, o da imagem depois para quem tem é o filtro e depois panela central e final.
Penso que seja assim.
No meu por andar a consumir mais tirei e abri o catalizador para ver se estava entopido. resultado o catalizador são uns favos em cerâmica que têm como função principal reduzir as temperaturas dos gases do motor, o meu dava para ver bem a luz de um lado para o outro![]()
Voltei a soldar e por no síto.
Na minha opinião só vale a pena tirar se estiver partido de resto deixar andar, já nasceu assim
Só assim (aquecendo) é que se conseguem queimar melhor as impurezas!

-- Segunda Dez 21, 2009 9:47 am --
giwasa Escreveu:mete repro forte e faz uns picos a fundo.. o problema surge quando se anda muito tempo a fundo.... na madeira .. nao da para veres amigo :fixe :fixe
Qual é o problema que surge?giwasa Escreveu:ya... uma repro forte num carro com fap e andar muito tempo a fundo sem problema :lol1 :lol1 keep dreaming.. ou então a repro não está forte e pensas que está :shaking :shaking
e tirar o fap estando de origem.... é mesmo boa ideia... ganha se imensos cvs... 0,5 para aí.
além de que tirar o fap vai sempre fazer o carro perder baixas.... com a repor nao se sente tanto porque tem repro de origem vai logo notar se.
o fap faz backpressure e ajuda.
mas foi só para tentar ajuda r e dar a minha opiniao com base na experiencia que tive. :fixe :fixe
Se não enganares as sondas surgem problemas!
E que tenha conhecimento nos "5" tens de reprogramar para enganares as sondas. E até te digo que as sondas mais dificeis de enganar são as que medem pressão no escape.
Tens de fazer com que leiam valores diferentes de pressão de escape à saída do FAP. ou seja antes do Fap mede pressão e oxigénio, à saída do Fap, mede também pressão e oxigénio e como é lógico, o que tem que acontecer é ler valores diferentes à saída.
Para mim a única vantagem de tirar o fap e o cat seria reduzir as temperaturas à saída dos turbos!
Porque de resto não vejo mais nenhuma!
aliás os "nossos" colectores sofrem um bocado exactamente por terem o CAT logo à saída dos turbos!
O Fap como já é lá para baixo (nos nossos carros) já não me incomoda assim tanto! Agora o cat sim...
BMW 335i / Mini R56 JCW
-
- Membro Gold
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
hellraiser.. eu coloquei um supressor no meu na vc. e o eng desligou electronicamente o funcionamento do fap.
surgiram dois problemas graves.. o carro perdeu imensa baixa.. devido a tao rapida saida dos gases.
depois cortava por excesso pressao de turbo em altas.. visto estar mais directo.... e por continuarem a aparecer erros sobre os gase de escape;
tenho o supressor para venda. se alguem quizer.. vendo.
resultado.. ficou uma bosta tao grande que coloquei tudo de novo. ando mais contido e nao ando sempre na gaspia como se o mundo acabasse ontem :lol1 :lol1
quando comprei o carro dei cabo do fap ao fim de 10 mil kms. este novo ja tem 50 mil e zero problemas... mesmo com a preparacao que tenho no carro.
o pe direito contido foi a solucao.
mas pelo que tenho ouvido.. os novos 3.5d sao muito mais complicados de se reprogramar com muita carga .. pois o fap ja nao permite grandes invencoes.
o 635d ja ouvi de 2 pessoas que tiveram de colocar de origem .. pois entrava muita vez em safe mode :ajuda :ajuda
surgiram dois problemas graves.. o carro perdeu imensa baixa.. devido a tao rapida saida dos gases.
depois cortava por excesso pressao de turbo em altas.. visto estar mais directo.... e por continuarem a aparecer erros sobre os gase de escape;
tenho o supressor para venda. se alguem quizer.. vendo.
resultado.. ficou uma bosta tao grande que coloquei tudo de novo. ando mais contido e nao ando sempre na gaspia como se o mundo acabasse ontem :lol1 :lol1
quando comprei o carro dei cabo do fap ao fim de 10 mil kms. este novo ja tem 50 mil e zero problemas... mesmo com a preparacao que tenho no carro.
o pe direito contido foi a solucao.
mas pelo que tenho ouvido.. os novos 3.5d sao muito mais complicados de se reprogramar com muita carga .. pois o fap ja nao permite grandes invencoes.
o 635d ja ouvi de 2 pessoas que tiveram de colocar de origem .. pois entrava muita vez em safe mode :ajuda :ajuda
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
- hellraiser 2
- Membro Senior
- Registado: 06 dez 2005, 20:25
- O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW
Olha ainda bem que avisas!
Estava a pensar comprar um supressor e fazer o que eles diziam (vc)! Sendo assim, no thanks!
Estava a pensar comprar um supressor e fazer o que eles diziam (vc)! Sendo assim, no thanks!
BMW 335i / Mini R56 JCW
-
- Membro Gold
- Registado: 15 dez 2007, 22:45
- O meu Carro:: BMW M5 f10
esquece.... hellraiser... eu nao aconselho... e apesar do eng me dizer que conseguia fazer ele uma electronica e ficar sem erros em altas.hellraiser 2 Escreveu:Olha ainda bem que avisas!
eu no thanks.... andei 75 mil kms com o erro e nunca entrou em safe mode na vida.. sempre teve uma baixa do catano.. como sabes.. os nossos 3,5d puxam logo desde cedo. o carro tava esquisito.
nao gostei. os nosso carros desde que nao se ande sempre a fundo... e tivermos cuidado aguentam bem.
apenas o colector de vez em quando vai á vida.... mas este durou me 60 mil kms :fixe :fixe
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
pss dizer k o meu n entra em safe e mto menos perd baixas.. simplesmente e cm s adapta-s um 22 so tens turbo as 2500rpm... pelo menos e o k acontece no meu..
-- Segunda Fev 08, 2010 9:35 pm --
sim tnho fotos...assim k puder ponho as fotos.. mas s alguem kizer tnho uma fap cm 2 meses d uso pa vender...
-- Segunda Fev 08, 2010 9:35 pm --
sim tnho fotos...assim k puder ponho as fotos.. mas s alguem kizer tnho uma fap cm 2 meses d uso pa vender...