Trocar Bateria

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

goncabm
Membro Iniciado
Registado: 16 mai 2012, 00:03
O meu Carro:: BMW 118d- 2009/02

Trocar Bateria

Mensagem por goncabm »

Boas a todos,

Vou fazer provavelmente a pergunta mais idiota do forum :shock: , mas cá vai.

Tenho um 118D 2009 com sistema start stop, a bateria está a morrer já me deu sinal de bateria. Para meu azar vivo nos Açores e tirando a BMW o resto das casas de baterias de cá nem se atreve a trocar a bateria do meu carro porque diz que pode dar muitos problemas de electrónica porque é um start stop.
BMW de cá foi a única a fazer um preço para a bateria +-250€ já com IVA (numa das oficinas o tipo mandou-me ir à Mercedes :lol1 ).

O que quero saber é se posso trocar eu a bateria ou se a troca deve ser feita na oficina. Se existe alguma dificuldade ou é apenas como nas normais desligar os cabos e trocar as baterias?
Tenho receio de ao cortar a alimentação o carro fique com algumas coisas desreguladas( radio, computador de bordo, etc)

Desde já o meu obrigado.

SaIbOt
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2011, 09:31
O meu Carro:: BMW 118d E87

Re: Trocar Bateria

Mensagem por SaIbOt »

Boas,

De facto a troca da bateria não está ao alcance de qualquer um...

Quando à bateria em si podes comprar em qualquer loja, de qualquer marca, desde que cumpras com a capacidade de carga (igual à original) e a bateria tem de ter a tecnologia -> AGM (Absorbant Glass Mat) <- Esta tecnologia AGM é o que faz trabalhar o start/stop entre outras necessidades e funções do carro.
Estas baterias são pretas por fora (igual à tua original) e por dentro têm uma construção diferente.
E podes ser tu a trocá-la sem dificuldade (ao desmontar desligas 1º o negativo e depois o positivo, ao montar ligas 1º o positivo e depois o negativo).

Certamente que consegues comprar uma a um preço mais barato que na BMW.

O "problema" vem depois da troca!!
O carro vai-te acender alerta laranja de falta de bateria e derivados, mesmo com a nova já montada e totalmente carregada.

Existe sempre necessidade de ligar o carro ao equipamento de diagnóstico para 1º eliminar os erros em memória e 2º, com o DIS ou Ista-D efetuar um teste e registo da nova bateria onde se têm que introduzir a data de compra e montagem da bateria nova bem como os km's em que foi feita a troca. Pois o carro guarda salvo erro os últimos 5 registos de troca de bateria.

Eu já fiz este registo de bateria numa 520D de 2009 e correu bem.

Em resumo precisas de:

- 1 bateria de igual capacidade e com a norma AGM
- Alguém com o DIS ou Ista-D para limpar os erros e fazer o registo da nova bateria

Se fores à marca gastas esses 250€ + mão de obra, talvez te vá perto dos 320€
Se comprares tu a bateria e arranjares quem te registe a mesma a festa fica-te por bem menos do que os 250€ da bateria original na Marca!.

Cmpts

JCG
Membro Iniciado
Registado: 28 jul 2010, 00:11
O meu Carro:: BMW F10 (520d auto)

Mensagem por JCG »

Será que se usar uma bateria, bem carregada, mesmo de menor capacidade (tipo 12AH de uma UPS) ligada nos terminais de teste que estão localizados na parte da frente junto do motor, o carro detecta a troca da bateria? Aí o trabalho seria mais fácil, é preciso é ter muito cuidado com os cabos soltos enquanto se retira a bateria original. Isto é só uma ideia eu nunca usei esta técnica nem sei se alguém já a usou. Não sei como é feita a gestão electrónica destes carros.

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

JCG Escreveu:Será que se usar uma bateria, bem carregada, mesmo de menor capacidade (tipo 12AH de uma UPS) ligada nos terminais de teste que estão localizados na parte da frente junto do motor, o carro detecta a troca da bateria? Aí o trabalho seria mais fácil, é preciso é ter muito cuidado com os cabos soltos enquanto se retira a bateria original. Isto é só uma ideia eu nunca usei esta técnica nem sei se alguém já a usou. Não sei como é feita a gestão eletrónica destes carros.
Não creio que desse resultado, a eletrónica dos BMW's não é assim tão fácil de enganar!!
Conseguirias sim simular a coisa se desligasses o negativo e positivo da bateria e os ligasses a outra bateria igualzinha nas mesmas condições de tecnologia e carga e capacidade, de modo a procederes à troca da velha por uma nova, ma esta nova teria que estar igualmente nas mesmas condições de carga, tecnologia e capacidade.

Ou seja é trabalho a mais para poupar uns 30€ que alguém com o um cabo OBD2 e o DIS possa cobrar para fazer o registo da bateria!!

Se o módulo de controlo da bateria detetar alguma variação mínima na força do sinal, carga ou tecnologia dispara logo erro.
Última edição por SaIbOt em 15 nov 2013, 15:19, editado 1 vez no total.

JOliveira40
Membro Juvenil
Registado: 02 jan 2012, 10:13
O meu Carro:: bmw 520D E61

Mensagem por JOliveira40 »

Aproveitando este post, pergunto se alguém conhece para os lados de Coimbra, quem faça o registo da bateria. Obrigado.

goncabm
Membro Iniciado

Mensagem por goncabm »

SaIbOt Escreveu:Boas,

De facto a troca da bateria não está ao alcance de qualquer um...

Quando à bateria em si podes comprar em qualquer loja, de qualquer marca, desde que cumpras com a capacidade de carga (igual à original) e a bateria tem de ter a tecnologia -> AGM (Absorbant Glass Mat) <- Esta tecnologia AGM é o que faz trabalhar o start/stop entre outras necessidades e funções do carro.
Estas baterias são pretas por fora (igual à tua original) e por dentro têm uma construção diferente.
E podes ser tu a trocá-la sem dificuldade (ao desmontar desligas 1º o negativo e depois o positivo, ao montar ligas 1º o positivo e depois o negativo).

Certamente que consegues comprar uma a um preço mais barato que na BMW.

O "problema" vem depois da troca!!
O carro vai-te acender alerta laranja de falta de bateria e derivados, mesmo com a nova já montada e totalmente carregada.

Existe sempre necessidade de ligar o carro ao equipamento de diagnóstico para 1º eliminar os erros em memória e 2º, com o DIS ou Ista-D efetuar um teste e registo da nova bateria onde se têm que introduzir a data de compra e montagem da bateria nova bem como os km's em que foi feita a troca. Pois o carro guarda salvo erro os últimos 5 registos de troca de bateria.

Eu já fiz este registo de bateria numa 520D de 2009 e correu bem.

Em resumo precisas de:

- 1 bateria de igual capacidade e com a norma AGM
- Alguém com o DIS ou Ista-D para limpar os erros e fazer o registo da nova bateria

Se fores à marca gastas esses 250€ + mão de obra, talvez te vá perto dos 320€
Se comprares tu a bateria e arranjares quem te registe a mesma a festa fica-te por bem menos do que os 250€ da bateria original na Marca!.

Cmpts

Pois o problema é que aqui não existem muitas oficinas que vendam estas baterias. Aliás ainda não encontrei nenhuma tirando a BMW. Uma delas mandou-me ir à Mercedes e a outra recusou-se a dar-me preços ou até a hipótese de encomendar.
Da ultima vez em que estive em Lisboa(+- 1 mês), estive na Norauto e pediram-me 349€ por uma da Varta.
Infelizmente isto é pequeno e como não existe muita concorrência :( . A outra hipótese era mandar vir de Lisboa mas como na Norauto me pediram mais 100€ que na BMW acabei por desistir, depois ainda tenho de pagar os portes (+-20€ por barco)

Entretanto encontrei foi este video no Youtube em que não aparece erro nenhum mas provavelmente não será a mesma coisa. http://www.youtube.com/watch?v=l-bQI016JQs

Consigo sem cabos fazer reset a várias funções como a revisão, óleo, travões, etc. Mas não sei se erros também dá para fazer da mesma forma.Este já testei e funciona- http://www.youtube.com/watch?v=K6ppNCuF ... =endscreen

Mais uma vez obrigado

goncabm
Membro Iniciado

Mensagem por goncabm »

Cmpts[/quote]

Já agora mais uma pergunta. E se a bateria não for registada quais são os problemas que podem acontecer, ou o que é que acontece?

Desculpem lá a insistência! Obrigado a todos.

JOliveira40
Membro Juvenil
Registado: 02 jan 2012, 10:13
O meu Carro:: bmw 520D E61

Mensagem por JOliveira40 »

goncabm Escreveu:Se comprares tu a bateria e arranjares quem te registe a mesma a festa fica-te por bem menos do que os 250€ da bateria original na Marca!.

Cmpts
Já agora mais uma pergunta. E se a bateria não for registada quais são os problemas que podem acontecer, ou o que é que acontece?

Desculpem lá a insistência! Obrigado a todos.[/quote]

O que sei é que se não for registada, continua a ser carregada como se fosse a antiga, logo acaba por reduzir em muito a vida útil da nova.
O meu caso é muito estranho pois ando há quase um ano com aviso de descarga de bateria, qualquer dia fico a pé... :cry: estou a pensar em trocar, mas precisava de quem fizesse o registo e não encontrei quem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Seja qual for a Tua soluçao nao metes sem fazer o reset ,pois no Meu 7 fiz isso e coincidencia ou nao quase tudo avariou Gps. Radio e como disse o User SaIbOT depois de ouvir um bocado o radio marcava bateria fraca e agora tive que meter uma da BMw gastei 2 vezes ,se sabia metia uma de origem e o preço nao è longe de uma da concurrencia.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

Se trocares a bateria sem a registares, simplesmente sempre que ligas o carro aparece-te o alerta de bateria com descarga elevada, alerta que acaba por desaparecer quando inicias o andamento.
O que foi dito atrás está certo, o carro assume que têm ainda a bateria antiga e vai usá-la como se a nova tivesse o nível de carga da antiga, não é saudável.
Procura que certamente vais encontrar uma bateria mais em conta.
Caso contrário é mentalizares-te que terás de pagar 250€ + mão de obra na marca.

Carros marca premium é nestes pormenores que se destacam dos restantes, manutenções e peças caríssimas!!

goncabm
Membro Iniciado

Mensagem por goncabm »

Antes de mais obrigado a todos,

pelo jeito lá vou ter que ir queimar umas massa para a BMW.
Como já tinha dito anteriormente vivo nos Açores e em certas coisas isto é uma desgraça. A concorrência é pouca e o pessoal às vezes parece que não quer vender. Até agora apenas a BMW me apresentou preço, uma casa mandou-me à MERCEDES :shock: e outra nem se preocupou em tentar saber preços e quanto tempo demorava a vir.

Isto aqui nos Açores apesar de ser estar bastante desenvolvido ainda precisa de muito para se poder comparar às opções e ofertas que existem no Continente.

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Fora disso vives Num PARAISO (a bom entendor)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Mensagem por nunorsilva »

Deixa-me só acrescentar ao que já foi (bem) dito: a bateria não tem que ser preta. A original da BMW é que é preta. As AGM são pretas e as não-AGM são brancas.

Uma bateria da Varta ou da Bosch AGM não é preta ;)

De resto, reitero o que aqui já foi escrito. Poderás conseguir evitar que o carro perca algumas coisas memorizadas (nada de especial) se ligares uma bateria igual ou com capacidade parecida enquanto trocas a original.
Mas deves registar a bateria. Deves dizer ao carro que está lá uma bateria nova e que precisa de ciclos de carga diferentes da bateria antiga. Caso contrário a bateria vai durar muito menos tempo do que deveria ;)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

goncabm
Membro Iniciado

Mensagem por goncabm »

Consegui uma bateria numa casa por 200€ e na BMW pedem-me 31/32€ pelo registo.
Vai demorar a chegar entre 1 a 2 semanas pois têm de mandar vir de barco.

Pelos 31/32€ se calhar consigo comprar um cabo ODB2.
Com o cabo e o programa até no futuro podia podia poupar mais uns trocos noutras situações idênticas.

O cabo penso que será este, ou igual:
http://agualvacacem.olx.pt/usb-odb2-dia ... -445429123

Quanto ao programa alguém me sabe dizer qual é o nome e versão para o 118D de 2009.

Obrigado pela paciência e pelas ajudas.

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

goncabm Escreveu:Consegui uma bateria numa casa por 200€ e na BMW pedem-me 31/32€ pelo registo.
Vai demorar a chegar entre 1 a 2 semanas pois têm de mandar vir de barco.

Pelos 31/32€ se calhar consigo comprar um cabo ODB2.
Com o cabo e o programa até no futuro podia podia poupar mais uns trocos noutras situações idênticas.

O cabo penso que será este, ou igual:
http://agualvacacem.olx.pt/usb-odb2-dia ... -445429123

Quanto ao programa alguém me sabe dizer qual é o nome e versão para o 118D de 2009.

Obrigado pela paciência e pelas ajudas.

Já que estás numa de investimento, fazes bem, até porque com o cabo podes fazer muita coisa desde diagnostico, limpeza de erros, codificações e personalizações, etc etc, e a médio prazo poupas algum € sim.

Para te ser sincero esse cabo não me inspira confiança nenhuma!!
Eu comprei o meu através do ebay UK de uma loja "Cable-Shake", custou-me 50 e tal €. Até ao momento nada a dizer de mal sobre o cabo serviu-me para tudo.
Tens também uma solução viável que é comprar um cabo de diagnóstico para o grupo VAG e fazes o DIY que é soldar 2 fios e o cabo fica pronto a usar nos BMW's e assim fica-te por 30 e tal €.

Seja qual for o cabo que compres tem de ter a funcionalidade "K+D-Can".

Quanto ao programa para registar a bateria é o DIS, terás de moer ainda muito sobre como por tudo a funcionar e perceber os métodos a aplicar, mas quando apanhas o jeito é sempre a andar.

Responder

Voltar para “Série 1”