120d vs 123d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

M1 Escreveu:
BlackPuma Escreveu:
JMGP Escreveu:Não ha muito tempo vinha na Autofoco uma capa com um 120d e um 123d.
É coisa para ter uns 3 meses.
Liga para eles a ver se ainda têm esse numero.
Os dois carros eram azuis.
Boas,

eu tenho essa revista e era um 123d e um 130i.

Quanto às diferenças entre 120d e 123d, eu experimentei um 123d mas era o Coupé, e aquilo que posso dizer em termos de andamento é que quase nada se nota para além de fazer mais rotação, mas também só andei em cidade, pois já ouvi dizer que onde realmente se nota a diferença é em AE.

Quanto a detalhes técnicos:
- o motor (bloco e cabeça) são iguais, ou seja, os dois são em alumínio. O 120d de 163 cvs é que tinha um bloco mais antigo;
- dois turbos no 123d;
- injectores piezzo e common-rail mais evoluído no 123d (2000 bar);
- caixa bem mais curta no 123d;
- e quanto a travões e suspensões, penso que são rigorosamente os mesmos, porém quanto a isto não tenho 100% certeza.
Os travões têm maior diametro no 23d, a suspensão é rigorosamente igual com excepção do coupé (barras inclusivé) mas aqui tem a ver com a especificação diferente para esta carroçaria!


PS: os injectores do 120d também são Piezo! (1800 bar)
Se o motor 23d pesa menos 20kg que o 20d, e a tara do 123d é de mais 40kg em relação ao 120d, onde é que está a diferença de peso???
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Mensagem por BlackPuma »

Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

_StreeT_RaceR_
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 22 dez 2005, 03:45

Mensagem por _StreeT_RaceR_ »

123d

120d

No peso vesse que o 123d é mais leve.. e pelo que diz lá são 30kgs.

Teste completo feito ao 123d pela revista turbo que era o que eu já andava à procura à algum tempo.

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Tá no catalogo do Série 1... :?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Mensagem por BlackPuma »

AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Tá no catalogo do Série 1... :?
Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.

Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.
Última edição por BlackPuma em 25 fev 2008, 00:06, editado 1 vez no total.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

_StreeT_RaceR_ Escreveu:123d

120d

No peso vesse que o 123d é mais leve.. e pelo que diz lá são 30kgs.

Teste completo feito ao 123d pela revista turbo que era o que eu já andava à procura à algum tempo.
No site e no catalogo da BMW, o 120d 3 portas pesa 1440 kg e o 123d pesa 1485 kg.

Também tenho aqui o teste da Automotor: http://www.automotor.xl.pt/0108/1600.shtm
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

BlackPuma Escreveu:
AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Tá no catalogo do Série 1... :?
Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.

Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.
Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado... :D

Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...

São dois excelentes motores...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Mensagem por BlackPuma »

AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu:
AMS Escreveu: Tá no catalogo do Série 1... :?
Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.

Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.
Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado... :D

Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...

São dois excelentes motores...
Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.

Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

BlackPuma Escreveu:
AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu: Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.

Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.
Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado... :D

Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...

São dois excelentes motores...
Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.

Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Eu acho que são de geometria variável...

Como é que são os do 35d?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Mensagem por BlackPuma »

AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu:
AMS Escreveu: Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado... :D

Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...

São dois excelentes motores...
Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.

Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Eu acho que são de geometria variável...

Como é que são os do 35d?
Pelo que sei são de geometria fixa... Aposto que deverá ser gralha da Automotor....
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Mensagem por AMS »

BlackPuma Escreveu:
AMS Escreveu:
BlackPuma Escreveu: Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.

Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Eu acho que são de geometria variável...

Como é que são os do 35d?
Pelo que sei são de geometria fixa... Aposto que deverá ser gralha da Automotor....
Se são de geometria fixa no 35d, no 23d devem ser iguais...

Deve ser mesmo erro da Automotor...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Mensagem por TdiSportR »

Nao tem geometria!

_StreeT_RaceR_
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 22 dez 2005, 03:45

Mensagem por _StreeT_RaceR_ »

No catalogo da BMW (a do Serie 1) diz que o 123d não é de geometria variavel.

E pelo que sei no mercado só existe um carro com 2 turbos e geometria variavel que é o Porsche Turbo.

Mas por acaso gostava de ver como fica um 123d com um 120d.. ah e já anda um video na net de um Ibiza FR acho que reprogramado contra um 123d coupé!

Avatar do Utilizador
BlackPuma
Membro Senior
Mensagens: 934
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Localização: Corroios

Mensagem por BlackPuma »

_StreeT_RaceR_ Escreveu:No catalogo da BMW (a do Serie 1) diz que o 123d não é de geometria variavel.

E pelo que sei no mercado só existe um carro com 2 turbos e geometria variavel que é o Porsche Turbo.

Mas por acaso gostava de ver como fica um 123d com um 120d.. ah e já anda um video na net de um Ibiza FR acho que reprogramado contra um 123d coupé!
Eu já vi um video de um Ibiza FR chipado a dar uma grande,mas mesmo muito grande corda num 123d... e não é nenhuma repro XPTO com muito hardware à mistura...
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Avatar do Utilizador
TdiSportR
Membro Gold
Mensagens: 2726
Registado: 19 fev 2006, 04:44
Localização: Lisboa

Mensagem por TdiSportR »

O Ibiza TDI Sport do Fenix com repro e FMIC desapareceu de um 123D.

Responder

Voltar para “Série 1”