Se o motor 23d pesa menos 20kg que o 20d, e a tara do 123d é de mais 40kg em relação ao 120d, onde é que está a diferença de peso???M1 Escreveu:Os travões têm maior diametro no 23d, a suspensão é rigorosamente igual com excepção do coupé (barras inclusivé) mas aqui tem a ver com a especificação diferente para esta carroçaria!BlackPuma Escreveu:Boas,JMGP Escreveu:Não ha muito tempo vinha na Autofoco uma capa com um 120d e um 123d.
É coisa para ter uns 3 meses.
Liga para eles a ver se ainda têm esse numero.
Os dois carros eram azuis.
eu tenho essa revista e era um 123d e um 130i.
Quanto às diferenças entre 120d e 123d, eu experimentei um 123d mas era o Coupé, e aquilo que posso dizer em termos de andamento é que quase nada se nota para além de fazer mais rotação, mas também só andei em cidade, pois já ouvi dizer que onde realmente se nota a diferença é em AE.
Quanto a detalhes técnicos:
- o motor (bloco e cabeça) são iguais, ou seja, os dois são em alumínio. O 120d de 163 cvs é que tinha um bloco mais antigo;
- dois turbos no 123d;
- injectores piezzo e common-rail mais evoluído no 123d (2000 bar);
- caixa bem mais curta no 123d;
- e quanto a travões e suspensões, penso que são rigorosamente os mesmos, porém quanto a isto não tenho 100% certeza.
PS: os injectores do 120d também são Piezo! (1800 bar)
120d vs 123d
Moderador: Staff
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
Tá no catalogo do Série 1...BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?

BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.AMS Escreveu:Tá no catalogo do Série 1...BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.
Última edição por BlackPuma em 25 fev 2008, 00:06, editado 1 vez no total.
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
No site e no catalogo da BMW, o 120d 3 portas pesa 1440 kg e o 123d pesa 1485 kg.
Também tenho aqui o teste da Automotor: http://www.automotor.xl.pt/0108/1600.shtm
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado...BlackPuma Escreveu:Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.AMS Escreveu:Tá no catalogo do Série 1...BlackPuma Escreveu:Onde foi que leste que o motor do 23d pesa menos 20 kgs que o motor do 20d?
Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.

Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...
São dois excelentes motores...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.AMS Escreveu:Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado...BlackPuma Escreveu:Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.AMS Escreveu: Tá no catalogo do Série 1...
Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.![]()
Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...
São dois excelentes motores...
Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
Eu acho que são de geometria variável...BlackPuma Escreveu:Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.AMS Escreveu:Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado...BlackPuma Escreveu: Acho isso estranho, pois o motor é o mesmo. Li algures (se encontrar novamente ponho aqui o link) que tanto o motor 20d (177cv) e 23d(204cv) são 17 kgs mais leves que o 20d antigo (163cv) pois os nossos têm bloco em alumínio e o antigo não.
Tens de aparecer numa 5ª à noite na Costa para bebermos um cafézito e depois fazermos um pequeno teste. É óbvio que o teu tem de ser mais rápido, mas como pelo teste que fiz ao 123d não me deixou com a real ideia da diferença, gostava de ver como se comportam lado a lado.![]()
Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...
São dois excelentes motores...
Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Como é que são os do 35d?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Pelo que sei são de geometria fixa... Aposto que deverá ser gralha da Automotor....AMS Escreveu:Eu acho que são de geometria variável...BlackPuma Escreveu:Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.AMS Escreveu: Até alinhava nisso, mas uma mulher e dois putos em casa tornam o passeio até à Costa complicado...![]()
Antes de receber o 23, andei no dia anterior com um 20d LCI...
São dois excelentes motores...
Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Como é que são os do 35d?
- AMS
- Membro Senior
- Mensagens: 775
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
- Localização: Setúbal
Se são de geometria fixa no 35d, no 23d devem ser iguais...BlackPuma Escreveu:Pelo que sei são de geometria fixa... Aposto que deverá ser gralha da Automotor....AMS Escreveu:Eu acho que são de geometria variável...BlackPuma Escreveu: Pois, a minha e o meu puto também não facilitam, por isso mesmo só muito de vez em quando passo por lá. Mas se puderes num dia destes diz qq coisa, quanto mais não seja para ver a máquina.
Só há ali uma coisa no teste da Automotor que me deixou em dúvida: o teu carro tem turbos de geometria variável? Pensei que fossem de geometria fixa, ou será erro deles?
Como é que são os do 35d?
Deve ser mesmo erro da Automotor...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 7
- Registado: 22 dez 2005, 03:45
No catalogo da BMW (a do Serie 1) diz que o 123d não é de geometria variavel.
E pelo que sei no mercado só existe um carro com 2 turbos e geometria variavel que é o Porsche Turbo.
Mas por acaso gostava de ver como fica um 123d com um 120d.. ah e já anda um video na net de um Ibiza FR acho que reprogramado contra um 123d coupé!
E pelo que sei no mercado só existe um carro com 2 turbos e geometria variavel que é o Porsche Turbo.
Mas por acaso gostava de ver como fica um 123d com um 120d.. ah e já anda um video na net de um Ibiza FR acho que reprogramado contra um 123d coupé!
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Eu já vi um video de um Ibiza FR chipado a dar uma grande,mas mesmo muito grande corda num 123d... e não é nenhuma repro XPTO com muito hardware à mistura..._StreeT_RaceR_ Escreveu:No catalogo da BMW (a do Serie 1) diz que o 123d não é de geometria variavel.
E pelo que sei no mercado só existe um carro com 2 turbos e geometria variavel que é o Porsche Turbo.
Mas por acaso gostava de ver como fica um 123d com um 120d.. ah e já anda um video na net de um Ibiza FR acho que reprogramado contra um 123d coupé!
O Ibiza TDI Sport do Fenix com repro e FMIC desapareceu de um 123D.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power