Opinião de pneus

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

FON
Membro Junior
Registado: 10 set 2006, 21:34

Re: Re:

Mensagem por FON »

tuningo Escreveu:
RicardoMateus Escreveu:No meu E90 coloquei os Vredestein Sessanta....e só posso dizer que nunca pensei que os pneus fossem tão bons !!!
Nem mais :fixe

Em que medidas? E preço deles? :D
"Drive it like you stole it"

Rui Marçal
Membro Juvenil
Registado: 23 fev 2009, 10:49
O meu Carro:: BMW 320 d (177cv) Kit M/10/2008

Re: Opinião de pneus

Mensagem por Rui Marçal »

A minha opinião é diferente da maioria aqui do fórum.

1º um raspanete. Então os Runflat são duros? Não experimentaram o carro antes de o comprar?

Eu tenho 1 e gosto dele precisamente como está e ainda tem kit M, mais duro, mas é uma maravilha.

Agora a outra parte.

Em conversa com muita malta e mesmo aqui no fórum, há relatos de más experiências quando os carros que vem afinados com RFT e passam a normais. O carro perde estabilidade e não gasta por igual, no entanto há pessoal que diz não notar diferença.

Por outro lado, em todas as casas de pneus com quem falei, todos me dizem que por vezes corre mal quando se metem normais, principalmente nos BMW com kit M ou M3 ou M5 e por aí fora.

Em conversa com um antigo campeão nacional de TT que tem uma casa aberta de pneus, e, devido aos conhecimentos que tem na matéria e de belas máquinas que por lá passam, ele também não aconselha a troca.

Agora falando de Legislação, a coisa começa a apertar.

Acontece que os pneus que o meu carro trás de origem são o Potenza, e se os Vosso ainda são os originais poderão ver que este pneumáticos tem uma estrela a seguir ao modelo do pneu. Essa estrela que dizer que são aprovados pelo construtor (BMW). É um pneu que tem características que a marca exige.

Em alguns Países se houver um acidente e o pneu montado não for recomendado pela marca, a companhia de seguros não paga. A Mercedes já tem pneus recomendados, tal como a BMW, Porsche e pouco mais, mas é assim.

Em Portugal já se começa a falar disto e até estou à espera de confirmação de uma seguradora se já estão a praticar isto, se não for recomendado pelo fabricante não pagam.

A outra situação é nas IPO, penso que a Lei está para ser alterada e se não forem RFT, chumbam.

Por outro lado, os RFT agora já são um pouco mais macios que os anteriores.

Em relação a marcas não há muita escolha, ou Potenza ou Michelin. Os preços são muito idênticos. Os meus Potenza fazem à frente pelo menos 40 000km e atrás 50 000km.

Pedrom
Membro Juvenil
Registado: 06 jan 2008, 02:58
O meu Carro:: 120d

Mensagem por Pedrom »

Em relação a marcas não há muita escolha, ou Potenza ou Michelin. Os preços são muito idênticos. Os meus Potenza fazem à frente pelo menos 40 000km e atrás 50 000km.[/quote]

Fazem mais á frente do que atrás??? :naonao
Pneu RFT trás menos piso do que um "normal" depende da marca mas a maior parte é assim.
Os meus Pirelli fizeram 20 000 atrás e 25 á frente. E se não estivesse a romper mal faziam mais a frente.

makiavel
Membro Juvenil
Registado: 22 abr 2008, 23:19
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por makiavel »

Concordo com o que o Rui Marçal disse, até porque já fui um dos teimosos que meteu normais... Meti Potenza normais e passado uns tempos vendi-os semi-novos para meter RFT.

Agora quanto ao facto de fazer mais km atrás do que á frente e ainda por cima nesses valores.... :shock: Acho espantoso para não dizer impossivel... :s
Nos meus pirelli fiz 24mil atrás (já os troquei) e os da frente já vao em 27mil e ainda dao para mais, porque aproveitei o facto de serem simétricos e troquei-os de lado à frente para romperem mais uniformemente.
BMW 1 SERIES 120d Imagem COUPE - 2008/05

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Há uma coisa que me faz confusão nessa questão de não se poder deixar de usar RFT...

Ainda continua a existir a opção de não comprar RFT, certo?
Quanto se opta por comprar o mesmo modelo, mesmo com KIT M mas com pneus "normais" o que muda? É só os pneus, ou as jantes são diferentes?

Julgo serem só os pneus mas não tenho a certeza. E nesse caso qual a diferença de usar outros pneus, mesmo que sejam os "normais" recomendados pela marca?

Quanto à questão de ser obrigatório, também me faz confusão que assim possa ser, pois existem várias tecnologias de Run Flat que não apenas a usada pela BMW. Até porque obrigar os consumidor a usar determinada marca/modelo viola directivas da EU relativamente à concorrência.
Imagem

Imagem

Pedrom
Membro Juvenil
Registado: 06 jan 2008, 02:58
O meu Carro:: 120d

Mensagem por Pedrom »

Muda a jante, suspensão e a configuração do DSC.

FON
Membro Junior

Mensagem por FON »

Pedrom Escreveu:Muda a jante, suspensão e a configuração do DSC.

Eu acho que nessa equaçao a jante esta a mais.. :D

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

Sim está a mais.. a jante é a mesma.. por outro lado até á bem pouco tempo se escolhesses KIT M levavas com os Run Flat, só com as actualizações de Setembro é que deixou de ser vinculativo..
177 cv - 6,5l/100km

_M_
Membro Juvenil
Registado: 19 jul 2009, 19:40
O meu Carro:: 120d E87 - 2009-07

Mensagem por _M_ »

Também sou da opiniao do Ricardo-vilaça, que o carro fica perfeito com os run flat, durinho (também com pack m).

Rui Marçal
Membro Juvenil

Pedrom Escreveu:Em relação a marcas não há muita escolha, ou Potenza ou Michelin. Os preços são muito idênticos. Os meus Potenza fazem à frente pelo menos 40 000km e atrás 50 000km.
Fazem mais á frente do que atrás??? :naonao
Pneu RFT trás menos piso do que um "normal" depende da marca mas a maior parte é assim.
Os meus Pirelli fizeram 20 000 atrás e 25 á frente. E se não estivesse a romper mal faziam mais a frente.[/quote]

É como eu te digo. O meu carro tem 31 000km e rodei agora o da frente esquerdo que estava mais gasto (ligeiramente por fora, rotundas...) com o da frente direito que tinha o desgaste igual. E pelo aspecto chegam aos 40 000km pelo menos, pois ainda não chegaram ao limitador.

Os traseiros tem mais rasto que os da frente, estão agora pouco mais de meio no desgaste, é só fazer as contas.

Atenção que o meu carro não é um série 1 como o teu, é um série 3 e com kit M, pode ser devido a tudo isto que gasta menos.
Tenho um colega meu com um série 3 com kit M mas do modelo anterior ao meu em que os Potenza dele atrás fizeram 80 000km mas com muito AE.

-- Quinta Set 24, 2009 11:19 am --
HangaS Escreveu:Há uma coisa que me faz confusão nessa questão de não se poder deixar de usar RFT...

Ainda continua a existir a opção de não comprar RFT, certo?
Quanto se opta por comprar o mesmo modelo, mesmo com KIT M mas com pneus "normais" o que muda? É só os pneus, ou as jantes são diferentes?

Julgo serem só os pneus mas não tenho a certeza. E nesse caso qual a diferença de usar outros pneus, mesmo que sejam os "normais" recomendados pela marca?

Quanto à questão de ser obrigatório, também me faz confusão que assim possa ser, pois existem várias tecnologias de Run Flat que não apenas a usada pela BMW. Até porque obrigar os consumidor a usar determinada marca/modelo viola directivas da EU relativamente à concorrência.
Não sei se há opção de comprar ou não com RFT, penso que não.

A diferença de usar outros pneus é por uma questão de afinação das suspensões, chassis, equilíbrio do carro, etc.
Felizmente temos carros que são a referência no mercado em termos de dinâmica e equilíbrio de pesos etc. Tudo isto é calculado e programado para o carro ter um certo comportamento desejado e se houver algum parâmetro que seja alterado a configuração muda e normalmente para pior.
Os pneus RFT são de facto mais duros nas paredes laterais, ou seja, é um pneu que dobra menos ao curvar para quando está furado o carro poder andar e não degradar o pneu, daí o seu reforço que depois se sente no conforto. Para mim onde outros vêem desconforto eu vejo mais valia, pois tenho um carro mais duro, mais eficaz e logo mais seguro.

Quanto às várias tecnologias RFT existem de facto mais que os Potenza e não tem nada a ver com a concorrência, a BMW simplesmente diz que quer um pneu com determinadas características e quem quiser vender tem de os fazer como eles pretendem, simples. É como as especificações dos óleos exigidas pelas várias marcas.

Por exemplo só determinadas marcas é que estão a optar por recomendar pneus, é o caso da BMW que tem uma estrela, a Mercedes tem outra sigla diferente e a Porsche até tem duas siglas distintas, depende do modelo de que falamos. Há mais algumas marcas e se quiserem posso dizer quais, agora não as tenho todas de cor.

CD330Plus
Membro Iniciado
Registado: 08 mar 2004, 18:32

Mensagem por CD330Plus »

Acho extraordinário certas afirmações aliás nalgumas casas de pneus devem ser mesmo iluminados

Primeiro que tudo quem afirmou certas coisas está completamente enganado porque os M´s não trazem RFT´s de fábrica porque será :?: :idea:

Existem realmente problemas quando se opta por pneus normais sem serem reforçados e algumas marcas pura e simplesmente não casam com os setup´s dos BMW´s em termos de pneus normais porque são demasiado macios

O meu carro tem kit M e com 1700 kms os RFT`s foram à vida coloquei Continental Contisportcontact 2 XL e só posso dizer que o carro melhorou em todos os aspectos quer em termos de precisão em curva e a alta velocidade quer em termos de conforto para além de que a frente deixou de ser saltitante quando o piso tinha algumas irregularidades

O meu 123d deve ser dos poucos que não tem ruidos parasitas

Actualmente e em determinadas medidas os RFT´s passaram a ser opção na BMW mas claro as pessoas continuam mal informadas

O meu 330d E90 nunca teve RFT´s muita gente andou nele e era uma referencia em termos de comportamento e precisão direccional a alta velocidade o carro com jante 19 era substancialmente mais confortavel e tinha muito melhor comportamento que uma 320d de um colega meu com jante 18" e RFT´s
MB very much Powered
Imagem
Bife de Toiro Bravo Stage

Rui Marçal
Membro Juvenil

Com 1700km os RFT foram à vida? Não há por aqui um engano nos quilómetros ou fizeste 1 700km em pista.

CD330Plus
Membro Iniciado
Registado: 08 mar 2004, 18:32

Mensagem por CD330Plus »

Troquei-os por opção depois de constatar in-loco a bosta que eram e verificar tudo o que diziam destes pneus da treta

Ainda me retomaram os mesmo na casa de pneus aonde fui

Digo mesmo só quem não experimentou outra coisa adequada para o carro pode de alguma forma gostar de RFT´s

Agora não é chegar e comprar pneus da medida porque se forem simplesmente pneus normais vai ter problemas
Última edição por CD330Plus em 24 set 2009, 12:15, editado 1 vez no total.
MB very much Powered
Imagem
Bife de Toiro Bravo Stage

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Rui Marçal Escreveu:
Quanto às várias tecnologias RFT existem de facto mais que os Potenza e não tem nada a ver com a concorrência, a BMW simplesmente diz que quer um pneu com determinadas características e quem quiser vender tem de os fazer como eles pretendem, simples. É como as especificações dos óleos exigidas pelas várias marcas.
Quando referi as várias tecnologias nem me estava a referir ao modo como cada marca os faz, mas sim a vários tipos de runflat.
Runflat é um conceito. Existe esta tecnologia adoptada pela BMW que são pneus auto-estruturantes.. que mesmo vazios conseguem suportar só por si, vazios, e sem se degradarem o carro em andamento. Existem pneus auto-reparáveis, que tapam sozinhos pequenos furos. Existem pneus que têm uma mousse agarrada à jante igual à dequeles pneus suplentes mais pequenos mas dentro do pneu normal.. e quando fura o suporte é dado pelo pneu interior.. e ainda há pneus que não furam :) Todas elas apesar de serem recentes em carros "normais" já eram usados há bastante tempo em carros blindados de estado, diplomaticos, etc.. para permitirem a fuga mesmo com os pneus "furados"
Imagem

Imagem

FON
Membro Junior

Mensagem por FON »

CD330Plus Escreveu:Acho extraordinário certas afirmações aliás nalgumas casas de pneus devem ser mesmo iluminados

Primeiro que tudo quem afirmou certas coisas está completamente enganado porque os M´s não trazem RFT´s de fábrica porque será :?: :idea:

Existem realmente problemas quando se opta por pneus normais sem serem reforçados e algumas marcas pura e simplesmente não casam com os setup´s dos BMW´s em termos de pneus normais porque são demasiado macios

O meu carro tem kit M e com 1700 kms os RFT`s foram à vida coloquei Continental Contisportcontact 2 XL e só posso dizer que o carro melhorou em todos os aspectos quer em termos de precisão em curva e a alta velocidade quer em termos de conforto para além de que a frente deixou de ser saltitante quando o piso tinha algumas irregularidades

O meu 123d deve ser dos poucos que não tem ruidos parasitas

Actualmente e em determinadas medidas os RFT´s passaram a ser opção na BMW mas claro as pessoas continuam mal informadas

O meu 330d E90 nunca teve RFT´s muita gente andou nele e era uma referencia em termos de comportamento e precisão direccional a alta velocidade o carro com jante 19 era substancialmente mais confortavel e tinha muito melhor comportamento que uma 320d de um colega meu com jante 18" e RFT´s

E como é que foi compensado o setup Rui? Em termos de camber e pressoes?

Responder

Voltar para “Série 1”