Dúvida - Actualização de software
Moderador: Staff
Re: Dúvida - Actualização de software
Não quererás dizer programar?
Programar=/=Actualizar
Programar=/=Actualizar
- marafona1986
- Membro Gold
- Registado: 21 jun 2010, 21:06
- O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)
- marafona1986
- Membro Gold
o que sei é que o sw cada vez aumentou tipo tinha 80 e tal agora tenho 89 e tal

- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Amigos vocês estão a fazer aqui umas grandes confusões e misturas de conceitos, mas logo que tenha mais tempo volto cá...
- marafona1986
- Membro Gold
- TelmoFT
- Membro Senior
- Registado: 25 ago 2008, 10:24
- O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
Actualizar o software o meu so vai para apagar erros e para fazer um diagnostico mais preciso porque aquilo tem erros até dizer chega.
Penso é que com a nova actualização vai entrar o novo sistema antichip-tuning, o que vou ficar fod*do
Cumpts
Penso é que com a nova actualização vai entrar o novo sistema antichip-tuning, o que vou ficar fod*do
Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda

- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Vou tentar pegar numa ponta e tentar não complicar muito....
Nos nossos carros existem vários módulos e cada um tem a sua versão do software. O sistema i-drive tem uma versão do software, a "centralina" (a que é tunada do motor), o módulo do fecho centralizado, telefone, etc, etc, etc..... o que acontece é estes módulos todos estão em comunicação permanente. O ABS, por ex, funciona em paralelismo com o DSC, AST (n sei se são estas siglas mas dá para perceber), que tem que funcionar em sintonia. :fixe
Acontece que do pouco que sei, é possível (pelo menos no meu carro sim) actualizar as versões dos módulos separadamente.
A actualização geral de SW, que leva quase um dia com foi mencionado, é uma actualização geral dos módulos para que funcionem em harmonia, pois de que vale ter uma versão do telefone mais recente XPTO e depois o sistema principal do i-drive tem bugs que vao encrencar o sistema.
Não complicando muito mais e indo ao cerne da questão inicial (penso eu) é que é possivel actualizar apenas i-drive. As novas funcionalidades ou updates, não faço ideia, pois sou pobre e ainda n tenho um carro com i-drive :lol1 :lol1
Até aqui tentei explicar o que se passa na tal actualização/programação dos módulos.
Temos depois a parte de diagnóstico, que é o que a maioria dos concessionários fazem de cada vez que levamos o carro à marca (no meu caso quando levaVA o carro à marca, agora faço em casa
) em que faz uma leitura de todos os módulos existentes no carro (no meu carro cerca de 10-12) e que faz um varrimento dos erros existentes nos mesmos. Seja a falta de energia, uma falha de uma vela que não lhe apeteceu uma vez funcionar, desligar a MAF, etc, etc.... Estes erros (os que notamos mais os do motor) ficam em memória e levam a que em certos casos, se forem persistentes, o motor "se defenda" e "adapte" às novas condições que vão aparecendo...
Posto isto, a sensação do carro andar mais, etc... na maioria dos casos (se não houver actualização da centralina do motor, por ordem da BMW, como já foi referido), não é mais por se terem apagado os erros e o motor volta a considerar que está a funcionar com os valores pré-definidos.... posso dizer que de cada vez que ligo o pc ao carro e limpo os erros sinto o carro com um trabalhar diferente! Não não é psicológico, pois descobri isto sozinho, ninguém me disse! Era do estilo, ia verificar qualquer coisa no carro, sem ter nada a ver com o motor, fazia o diagnóstico, apagava os erros todos (inclusive do motor) e se fosse pegar no carro logo a seguir para ir ver se aquilo que queria verificar estava corrigido, sentia o carro a funcionar de maneira diferente....
Depois deste testamento, espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa e não ter dado algum "nó" no cérebro de alguns :lol1
Nos nossos carros existem vários módulos e cada um tem a sua versão do software. O sistema i-drive tem uma versão do software, a "centralina" (a que é tunada do motor), o módulo do fecho centralizado, telefone, etc, etc, etc..... o que acontece é estes módulos todos estão em comunicação permanente. O ABS, por ex, funciona em paralelismo com o DSC, AST (n sei se são estas siglas mas dá para perceber), que tem que funcionar em sintonia. :fixe
Acontece que do pouco que sei, é possível (pelo menos no meu carro sim) actualizar as versões dos módulos separadamente.
A actualização geral de SW, que leva quase um dia com foi mencionado, é uma actualização geral dos módulos para que funcionem em harmonia, pois de que vale ter uma versão do telefone mais recente XPTO e depois o sistema principal do i-drive tem bugs que vao encrencar o sistema.
Não complicando muito mais e indo ao cerne da questão inicial (penso eu) é que é possivel actualizar apenas i-drive. As novas funcionalidades ou updates, não faço ideia, pois sou pobre e ainda n tenho um carro com i-drive :lol1 :lol1
Até aqui tentei explicar o que se passa na tal actualização/programação dos módulos.
Temos depois a parte de diagnóstico, que é o que a maioria dos concessionários fazem de cada vez que levamos o carro à marca (no meu caso quando levaVA o carro à marca, agora faço em casa

Posto isto, a sensação do carro andar mais, etc... na maioria dos casos (se não houver actualização da centralina do motor, por ordem da BMW, como já foi referido), não é mais por se terem apagado os erros e o motor volta a considerar que está a funcionar com os valores pré-definidos.... posso dizer que de cada vez que ligo o pc ao carro e limpo os erros sinto o carro com um trabalhar diferente! Não não é psicológico, pois descobri isto sozinho, ninguém me disse! Era do estilo, ia verificar qualquer coisa no carro, sem ter nada a ver com o motor, fazia o diagnóstico, apagava os erros todos (inclusive do motor) e se fosse pegar no carro logo a seguir para ir ver se aquilo que queria verificar estava corrigido, sentia o carro a funcionar de maneira diferente....
Depois deste testamento, espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa e não ter dado algum "nó" no cérebro de alguns :lol1
- marafona1986
- Membro Gold
como eu fiz foi apagar erros e não tinha nem um. Agora depois de arranjar o carro varias vezes, o meu carro levou sw novos, agora a ultima 89... levou 2 vezes na gamo bar, mas a gamo bar disse que levou a ultima vez igual para ver se avaria desaparecia porque a versão embora igual mas estava actualizado. desde que comprei o carro fazia de consumo 5.3 5.5, agora com a novas versões de sw e com esta ultima o senhor da gamo bar disse que aumentou o binário devido as queixas das embraiagem, agora faço consumos de 6.0 6.7, andar normal.

- marafona1986
- Membro Gold
os sw servem para melhor o noso carro como o JPimpao01 disse, há erros que o carro pode registar e começar andar menos ou mais o carro e parecer avariado, com sw novo serve para corregir erros que estes carros inteligentes tem, é como as placas gráficas do pc, as vezes deve-se fazer updet para correguir erros que a placa tem.

Desde já agradeço toda a informação, muito útil, aqui colocada pelos vários users.
Basicamente as actualizações servem, como em tudo, para melhorar e corrigir o que há de errado caso exista, nem que seja alterar o visual dos nosso displays multimédia.
E claro, também para nos levar uns preciosos euritos!
O meu carro é de 11/2007, logo deverá estar algo desactualizado.
É uma coisa a fazer dentro em breve.
Basicamente as actualizações servem, como em tudo, para melhorar e corrigir o que há de errado caso exista, nem que seja alterar o visual dos nosso displays multimédia.
E claro, também para nos levar uns preciosos euritos!
O meu carro é de 11/2007, logo deverá estar algo desactualizado.
É uma coisa a fazer dentro em breve.
- Ricardo-vilaça
- Membro Gold
- Registado: 10 jul 2009, 18:24
- O meu Carro:: 120d M 29/09/09
Eu queria activar a função dos espelhos.. mas dizem que pode ser necessário uma actualização e que terá um custo..
177 cv - 6,5l/100km
- marafona1986
- Membro Gold
Manda para a garantia, marafona. :lol1 :lol1 :lol1
- Metralha
- Membro Gold
- Registado: 11 set 2009, 15:01
- O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09
né auto resolve....né "marafona1986" !!! :lol1futuro Escreveu:Manda para a garantia, marafona. :lol1 :lol1 :lol1
Na AMG Car Seixal, disseram-me que estava a volta de 100 e tal € a actualização e dura uma manhã ou uma tarde.
O meu carro tem os espelhos de recolher mas apenas clicando no botão interno.
Ao trancar não recolhe os espelhos, eles penso que tenham actualizado ou activado funções na minha chave, o vendedor pegou na chave, foi para uma sala e quando saiu foi experimentar no carro e disse-me que o meu não dava para recolher com a chave, apenas dava com a o botão interno.
Quer isto dizer, e já reparei, que tudo é um extra e tudo se paga na BMW, de certeza que existe um módulo extra que irá permitir eu recolher os espelhos ao trancar com a chave, mas para isso tenho de pagar!!.
O meu carro tem os espelhos de recolher mas apenas clicando no botão interno.
Ao trancar não recolhe os espelhos, eles penso que tenham actualizado ou activado funções na minha chave, o vendedor pegou na chave, foi para uma sala e quando saiu foi experimentar no carro e disse-me que o meu não dava para recolher com a chave, apenas dava com a o botão interno.
Quer isto dizer, e já reparei, que tudo é um extra e tudo se paga na BMW, de certeza que existe um módulo extra que irá permitir eu recolher os espelhos ao trancar com a chave, mas para isso tenho de pagar!!.