troca e46 330d touring por 120d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: troca e46 330d touring por 120d

Mensagem por marco pires »

um dos itens que serve como referencia para a valorização é o numero de unidades que foram vendidas em determinado mercado, certamente estamos de acordo que os 330d tiveram muito menos unidades vendidas que um 120d.

aliado a isso tens o facto de ser um carro de uma gama acima e um motor referencial.

actualmente não, mas no futuro a diferença de valor de mercado entre um 330d de 2001 e um 120d de 2008 vai-se esbater completamente, falo a longo prazo, qualquer coisa como 10 anos, e então se tivermos a falar dos 120d com o N47 pior ainda, porque as pessoas cada vez vão sabendo mais o cancro que esse motor é e há-de chegar uma altura que ninguem vai dar nada por esses carros só com o medo do problema da corrente.

agora imaginem alguem pegar num 120d N47 com 10 ou mais anos, devem ter cá um valor de mercado que espectacular :assubiar :assubiar
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

ruifernandes83
Membro Juvenil
Registado: 01 out 2012, 00:50
O meu Carro:: Bmw 330d e46 2001/03

Mensagem por ruifernandes83 »

marco pires Escreveu:já vi que a decisão está tomada, os prós e os contras foram colocados por todos nós aqui no tópico.

portanto é avançares e pronto.

Não tenho decisão tomada, a sério que não, é óbvio que há opiniões variadas, eu estou bastante indeciso, ate porque a 330d tá paga há bastante tempo, e quanto ao 120d iria ter uma prestação, na 330d terei de dar uns retoques em uns riscos e uns amortecedores traseiros, e pouco mais tenho a fazer, mas há sempre a tentação de um carro mais recente, por outro lado existe o receio dos problemas que a 330d possa vir a dar por causa dos anos que tem em cima, o motor está em muito bom estado pois veio para a minha mão completamente revisto, mas existem sempre as electronicas, sensores, transmissões, etc que a idade não perdoa..

marco pires
Moderador do Fórum

problemas estás tu sujeito a ter se por acaso trocares por um 120d com o motor N47.

se for o M47 está-se bem, agora se for um com o N47 esqueçe lá isso pois estás-te a meter num carro com uma alta probabilidade de vir a dar problemas na corrente da distribuição, faz uma pesquisa aqui no forum por; "N47" e ficas logo a saber do que estou a falar.

vai ao google e meter bmw N47 e vais ter paletes de artigos sobre este motor e os problemas que dá na corrente.

portanto se fores para o 120d escolhe um que tenha o motor M47, se for um N47 estás a comprar problemas.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Close2Ground
Membro Juvenil
Registado: 19 dez 2011, 23:31
O meu Carro:: Dassault Falcon 50

Mensagem por Close2Ground »

Marco, tens razão em muitas coisas que dizes. Mas tens o exemplo de outras marcas com motores cheios de problemas (p.e. C220 cdi) e vai lá ver se estão ao preço da uva mijona.. O 120d vai pelo mesmo caminho..

Falas de um 20d como se de um cancro se tratasse, é verdade que o N47 tem esse problema, mas dou-te o exemplo do carro do meu pai (116d 2L 115cv de 2010) que é equipado com esse motor, agora não sei ao certo a kilometragem, mas anda entre os 70 e os 80mil km e zero ruídos/problemas... Acho que apesar de haver muitos reportes, esses reportes não se traduzem em 100% das máquinas certamente.

Quanto à questão da desvalorização mais lenta, vou-te dar outro exemplo... Vai ao standvirtual ou site de auto usados e vê os preços dos e46 320d e 330d... Depois diz-me qualquer coisa.. Vais ver que anda tudo pela mesma casa e certamente saberás que o 320d é muito comum, tão ou mais que o 120d..

EDIT: Poupei-te algum trabalho... Fiz uma pesquisa rápida no standvirtual e tenho estes dados:

330d - Preço mínimo: 9 000€
- Preço máximo: 15 990€

320d - Preço mínimo: 4 600€
- Preço máximo: 19 950€

Basicamente vai "dar ao mesmo". Eu preferiria sempre um 30d a um 20d, mas acho que tu desvalorizas demais os 20d.. Desculpa a sinceridade, mas pareces ter um "ódio" de estimação a esses motores, que não se compreende..

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Esqueçam lá os 5 litros em cidade. Só fazem isso se forem a descer... Eu no meu 18d não consigo fazer isso nem em estrada no dia-a-dia quanto mais em cidade...
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

ruifernandes83
Membro Juvenil

Viagens em EN, consigo consumos de 6.5 ou 7.
Num 3.0...

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Em cidade, motores maiores é ter consumos mais elevados. Se querem poupar em cidade, é ter ou uma mota (aspirador/secador) ou então um carro de cilindrada baixa. Não há volta a dar. ;)

Quanto a isso de desvalorização, essa história da diferença entre 20d e um 30d aconteceria se fossem do mesmo ano.
Sendo de anos/gerações diferentes, quem é que vai querer um 30d por muito bom motor que seja, com mais 5 a 7 anos em cima do que um 20d?...
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Close2Ground Escreveu:

estás a incluir nas pesquisas, anos muito díspares. o 20d mais caro deve ser de 2009 ou posterior, o 30d mais caro deve ser de 2004, ou 2005. Não é comparável...

3.0 em AE ou nacional (que é como quem diz, ritmos de "passeio", 120-130), baixa dos 5L. Numa viagem calma, em AE, faz-se bem 4.8-4.9L de média acumulada em mais de 400Kms. Been there, done that.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Close2Ground
Membro Juvenil
Registado: 19 dez 2011, 23:31
O meu Carro:: Dassault Falcon 50

Mensagem por Close2Ground »

Junglas Escreveu:
Close2Ground Escreveu:

estás a incluir nas pesquisas, anos muito díspares. o 20d mais caro deve ser de 2009 ou posterior, o 30d mais caro deve ser de 2004, ou 2005. Não é comparável...

3.0 em AE ou nacional (que é como quem diz, ritmos de "passeio", 120-130), baixa dos 5L. Numa viagem calma, em AE, faz-se bem 4.8-4.9L de média acumulada em mais de 400Kms. Been there, done that.
Negativo.. Estou só a falar de e46 e frisei isso no meu post.

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Também não me parece que a valorização do carro seja sequer comparável. Quem tem um carro com 10-14 anos sabe que vai desvalorizar muito menos de hoje em diante do que alguém que tenha um carro de 4-6 anos. Isso é óbvio quer seja um 330d ou um 320d. E tanto desvaloriza um 330d dos 4 para os 14 anos como um 20d dos 4 para os 14 anos. Até tenho dúvidas que o 30d desvalorize menos do que o 20d (em percentagem)...
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

marco pires
Moderador do Fórum

em relação aos valores dos carros usados, e sem querer estar a enfantizar mais a questão visto o autor do tópico nem ter referido esse aspecto, gostaria de dizer que os valores que aparecem no standvirtual não tem qualquer fiabilidade, como se sabe o que o standvirtual faz é uma súmula automática da base de dados das viaturas que se encontram à venda no site, e depois faz uma média dos valores para a atribuição do resultado referente à busca que se fez, aliás o principio usado nessa pesquisa está perfeitamente assinalado no site.

sabendo nós que a maioria dos vendedores do standvirtual colocam os carros à venda em valores acima ou muito acima do real valor de mercado, o resultado da pesquisa nunca oferece uma fiabilidade susceptível de ser levada em linha de conta, o máximo que pode servir é para se ter uma ideia muito por alto dos valores, mas sempre tendo em mente que o resultado é quase sempre superior ao real valor da viatura (e isto serve para um 330d como para um 120d ou qualquer outro).

os valores oficiais das viaturas usadas são publicados pelo EuroStat para toda a união europeia, e rectificados nos pormenores pela identidades oficiais de estatistica de cada pais, no nosso caso pelo INE.
são estes valores publicados pelo INE com a referencia do EuroStat que são oficiais, e que são usados pelo Instituto Nacional de Seguros, Seguradoras, Autoridade Tributária e Aduaneira ou qualquer outra identidade oficial, e que depois servem de padrão para o comercio automóvel de usados em PT com as obvias nuances permitidas num mercado liberalizado.

em relação ao assunto própriamente dito e que é o que interessa ao autor do tópico, já referi o erro que é optar por uma troca de um 330d para um 120d com o motor N47.

não se trata de nenhum odio da minha parte, não tenho odios por nada nem por ninguem, mas tambem não tenho duas palas de cada lado que me impeçam de ver as coisas como elas são:

por mais que uma vez aqui no forum tenho referido que o problema que o motor N47 tem não é uma inevitabilidade, quero com isto dizer que não é um facto que todos os 120d venham a ter problemas na corrente.
contudo é um facto que o N47 tem um problema crónico a esse nivel, o numero de unidades um pouco por todo o mundo que deram e continuam a dar problemas a esse nivel é suficiente para falarmos de um problema crónico.
não sendo uma inevitabilidade tal como disse em cima, ainda assim é uma situação em que existe uma alta probabilidade de acontecer, pelo menos quando comparado com outros motores bmw que não o N47.

igualmente grave são dois outros factos que quanto a mim tornam essa troca um absurdo:

uma é o facto de a bmw nunca ter assumido de forma concreta a situação, por isso mesmo vê-se um pouco de tudo quando alguem se vai queixar ao concessionário em relação ao problema.
a bmw ao nunca ter assumido de forma oficial o problema, nunca deu indicações concretas sobre o modo de actuação que cada concessionário deve ter para com o cliente que se apresenta com o dito problema na corrente.
por isso mesmo vêem-se situações para todos os gostos, desde concessionários que assumem por completo o problema e arrajam as viaturas a custo zero para o cliente, e outros que não assumem nada ou assumem de forma parcial e cobrem parte dos custos ficando outra parte a cargo do cliente, ou até mesmo verdadeiras guerras entre o concessionário e o cliente que não consegue ver o problema resolvido nem uma resposta satisfatória para o assunto.

o segundo facto que tambem é ele mesmo preocupante, é a situação de a bmw ainda não ter conseguido resolver o problema de forma eficáz e definitiva, quer isto dizer que não são raros os casos de cliente que viram os seus carros reparados com os ultimos updates de peças da distribuição, e passados alguns milhares de kms voltou tudo ao mesmo.
isto significa que o trabalho feito pela bmw no desenvolvimento de peças de substituição para o problema da corrente nos N47, ainda não surtiu o resultado desejado de uma solução concreta e definitiva para o assunto.
tal facto pode ser verificado até mesmo nos ultimos updates desse motor que agora equipam os 520d F10 por exemplo, e que continuam a não ser fiáveis a esse nivel, havendo já casos relatados do tal problema na corrente, embora em menor numero.
espera-se que o novo motor B47 não sofra do mesmo problema.

portanto e linha de conta tudo isto, considero como um erro colossal avançar para uma troca dessas, se de facto existe uma real vontade de comprar um 120d, então que se opte por um modelo equipado com o motor M47, esse sim é fiável e não sofre do problema na corrente.

a paixão pela marca é muito bonita e de louvar, mas há limites entre paixão e obsessão, e não sou obtuso ao ponto de aconselhar a troca de um 330d com um motor superfiável e de qualidade, por um carro com um motor que pode dar um problema grave e ainda não totalmente resolvido mesmo após a reparação, só porque é um carro mais recente ou que gasta menos.
nessa caso e se o facto consumo é mesmo assim tão importante, sem qualquer problema ou pudor preferiria mil vezes um audi A4 2.0 TDI, do que um 120d N47, afinal de contas os A4 até tem mais qualidade nos materiais e na montagem que os serie 1 E87 que a esse nivel não são flor que se cheire.
mas nisso de uma qualidade menos boa da montagem e materiais corriqueiros eu até dava por barato, e não seria por isso que iria para outra marca ou deixaria de dormir à noite, agora no que toca ao motor deixa-te mais é estar quieto!
[email protected]

ruifernandes83
Membro Juvenil

Marco Pires, obrigado pela disponibilidade sem dúvida que deste uma grande explicação é ajuda..
Visto que o meu 330d já foi aberto e ao todo gasto cerca de 6000euros em arranjo e peças, sei que o motor tão depressa não dê problemas, irei manter o carro e fazer alguns upgrades e manutenções necessárias, muita gente me tem dito isso mesmo que é um grande carro com um dos melhores motores de sempre, e se não tenho prestação mensal do mesmo será mais fácil fazer as manutenções e upgrades.. Por exemplo, tratamento dos bancos (pele), jantes novas, radio GPS, faróis angel eye. Etc

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

ode_joy Escreveu: Sendo de anos/gerações diferentes, quem é que vai querer um 30d por muito bom motor que seja, com mais 5 a 7 anos em cima do que um 20d?...
Eu!!!! :P Não me importo de ter um carro "velho", como pudeste ver pelo "burmelho", que estava á frente da garagem do Pimpão.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Bica
Membro Juvenil
Registado: 19 jun 2012, 18:44
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Bica »

Boas. Eu tenho um 118d de 143cv e tou satisfeito com ele, mas o 330d é outra fruta. Se queres realmente um carro mais recente avança. O que é certo é que ja vi um motor N47 com mais de 400 mil

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Quantos kms tem a 330?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Responder

Voltar para “Série 1”