Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclarecimentos

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Katenga
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 25 mar 2013, 12:11
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2007/06

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Katenga »

Maurinho18 Escreveu:
Katenga Escreveu:Boas tenho um E87 120 d de 177cv de origem

banco de potencia de origem 175cv 370nm

depois de algumas horas e de alguns ensaios no banco de potencia da REPRO4 ficou com 223 cv e 450nm
fumo so acima das 4500rpm

e retirei o FAP .

Boas anulaste eletrónicamente a fap? montas te algum supressor? deu te algum erro?

Sim ficou anulada electronicamente . Nao a única coisa que foi feita foi retira o miolo do FAP. Nada de erros nada de problemas =D

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Vieira_mar »

Boa tarde pessoal,

Já tenho o turbo do 120d LCI de 177cv montado no meu 118d LCI de 143cv.
É tudo Plug and Play.

O carro ficou com um pulmão muito maior. No entanto terei de fazer atualização da reprogramação dado que o turbo está a demorar mais a encher e transmitir mais tardiamente a sensação de impulso. Isto supostamente porque o turbo tem o caracol maior... era previsível...
Fica a dúvida tirada quanto à montagem deste turbo nos 118d. Não sei se foi a opção mais correta mas foi a que decidi nesse dia, dado que sou da Madeira e aqui não é fácil proceder a reparações e hibridar um turbo. Espero ter mais sorte com este, dado que não acho normal, pelo menos com os cuidados que tenho, um turbo ir à vida com 60 mil km...

Questão:
Foi falar com a empresa que me reprogramou o carro e falaram-me que vou sentir sempre este fosso por ter um turbo maior, e que não há volta a dar.
Pelo que tenho lido, isto não me parece a resposta mais correta...
Sei que coloquei um turbo maior, e até nem foi para ter mais potência mas sim para me transmitir mais fiabilidade dado que este vem preparado para 177cv, supostamente irá ter uma longevidade maior.
Quando vamos reprogramar um carro perguntam-nos se queremos mais ponta ou arranque. Aqui na Madeira é mais importante o arranque mais forte, embora danifique mais a embraiagem, mas o carro fica mais agradável. Coloco a questão porque parece que não estão muito interessados em fazer a alteração. Não percebo nada de reprogramações mas acho que é possível fazer avanços e ajustes na entrada de ar para colocar o turbo a disparar mais cedo.

Gostava de saber a vossa opinião.
Agradeço a atenção.

Abraço
MarcoG

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por cap »

É muito provavel que dê para melhorar esse aspecto, via repro.
Imagem

Avatar do Utilizador
castanhas
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 19 out 2009, 20:07
O meu Carro:: is it necessary?
Localização: WHO CARES?

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por castanhas »

então sendo assim, afinal, em quê é que os 118D e 120D são comuns na mecânica?

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Vieira_mar »

Do que eu sei, e que interesse à potência, são injetores e turbo. Daí não perceber qual o problema em configurar o meu carro com o turbo do 120d...

Avatar do Utilizador
castanhas
Membro Iniciado
Mensagens: 33
Registado: 19 out 2009, 20:07
O meu Carro:: is it necessary?
Localização: WHO CARES?

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por castanhas »

não deve haver problema nenhum... um bom reprogramador faz isso... pena seres da Madeira...

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Vieira_mar »

Pois, o problema é estar aqui enfiado...

Avatar do Utilizador
bruno fm
Membro Iniciado
Mensagens: 31
Registado: 02 abr 2013, 00:20
O meu Carro:: BMW SERIE 1 E87 ///M PERFORMANCE

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por bruno fm »

importei meu 118d com 109.000 km fiz repro na vc power (184cv) e depois de 50.000 km rodados ..impec..sem nenhum problema..
redlabel tuning carcept

Avatar do Utilizador
bruno fm
Membro Iniciado
Mensagens: 31
Registado: 02 abr 2013, 00:20
O meu Carro:: BMW SERIE 1 E87 ///M PERFORMANCE

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por bruno fm »

a unica diferença entre um 118d e um 120d esta no mapa electronica ... Os blocos ..injectores...e turbos ...sao iguais
redlabel tuning carcept

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Vieira_mar »

Boas
Estás enganado, bruno fm.
O turbo e os injetores são diferentes. Quanto a isso não há qualquer dúvida.
O turbo que coloquei é maior do que o de origem no 118d. Isso vê-se bem e nota-se bem no andamento do carro. Falta-lhe baixas.

Pesquisa o turbo no 118 e no 120 e verás que é diferente.

http://bmwfans.info/parts/catalog

sccurtido
Membro Senior
Mensagens: 681
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por sccurtido »

o turbo do 118d 143cv é um Garret/honeywell GTB1749vk o 120d 177cv é um mitsubishi TF035 o 123d é um biturbo Borgwarner.
basta irem ao Realoem, e verem os partnumbers.
o 118d tem partnumber diferente do 120d
turbo 118d=116d http://realoem.com/bmw/partxref.do?part=11657810190
rail de injecçao do 116d=118d http://realoem.com/bmw/partxref.do?part=13537809127

o 116d para o 118d é o unico que podem dizer que as diferenças são meramente a electronica.

no motor existem bastantes diferenças, o bloco é o mesmo nos 16d a 20d, mas o 23d é ja N47S provavelmente reforçado.
assim como a nivel de injecção, o 118d e o 120d tem injectores diferentes, por isso os 18d nao conseguem passar dos 210-220cv com injectores de origem, e o 20d conseguem. o 23d utiliza injectores diferentes tb, sendo estes piezo. daí que qnd se pensa em mudar os injectores a um 18d, tenta-se ir buscar 4 aos motores 30d.
um componente que é partilhado entre 18d e 20d é a bomba de alta pressao. http://realoem.com/bmw/partxref.do?part=13517812051

além da diferença nos motores, nao se esquecam que existe tb no intercooler, a nivel de travagem, diferencial... entre outros... que nem me dei ao trabalho de procurar mais.

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Vieira_mar »

Nem mais,
Está tudo dito e resumido.
:fixe sccurtido

Avatar do Utilizador
pedrodcsmartins
Membro Iniciado
Mensagens: 6
Registado: 19 mai 2013, 22:33
O meu Carro:: BMW 318d F30

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por pedrodcsmartins »

Já alguém tem repro num 118d no modelo F30?. Não será que houve alterações de componentes? visto que dá para alternar entre modo eco e sport, não será possivel reprogramar no botão, como opel astra por exemplo?
BMW F30 SPORT LINE 318D 143CV

Avatar do Utilizador
Tiger
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por Tiger »

Vieira_mar

Quem foi a casa que te fez o carro ?

Sempre me questionei o seguinte, após a repro como fazem para levar o carro a inspecção ?

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por marco pires »

se repro for bem feita não hà stresses na inspecção.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 1”