Começando pelo meio, o offset de uma jante define-se pela distância da superfície de aperto da jante/cubo da roda ao eixo vertical que representa o "centro da jante":
Ora, como é fácil de ver pela imagem, quanto maior o offset, maior é a distância da zona de aperto ao eixo, e portanto, mais a jante fica para dentro. Logo, quanto mais pequeno o offset, para uma jante com as mesmas medidas, mais para fora ela fica. :fixe
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Quanto ao ET recomendado, depende da dimensão da jante...uma jante de 16'', como tem uma largura mais pequena, pode ter um offset mais baixo idêntico aos dos série 3 (de 34 a 37), porque tem de largura para aí 6/6,5''.
Já uma jante de 17'' já tem 7/7,5'' (portanto, mais 12 a 16 mm para fora que a jante de 16''), o que para ficar mais ou menos no mesmo sítio, leva um offset maior, para aí de 45 a 50 e que praticamente anula o facto da jante ser mais larga.
Idem para jantes 18'', mas como essa já têm offset muito parecido às de 17'' e são ligeiramente mais largas (8/8,5''), ficam um pouco mais para fora, e praticamente no limite do "aceitável" para um série 1.
Resumidamente, apontava para offsets de 35 a 40 se a jante tiver 6/6,5'' de largura...e offsets de 40 a 50 e pouco, se as jantes tiverem de 7'' a 8,5'' de largura.
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As medidas dos pneus, também são importantes para saber a largura efectiva do conjunto jante/pneu. A jante pode ter uma largura, mas há quem goste de usar pneus um pouco mais largos que a própria jante, para a proteger de danos provocados pelo passeio, estacionamentos e afins.
Portanto, também é importante saber qual a dimensão do pneu a escolher, porque aqueles 10mm a mais, podem fazer a diferença entre ficar ok, ou andar a raspar com a borracha nas cavas.
Embora seja apenas uma referência, têm aqui uma tabela onde estipulam mais ou menos as medidas ideais para cada tamanho de jante:
O IDEAL...diria que é escolher uma medida que respeite (mais 5mm menos 5 mm), aquelas que vêm homologadas para os série 1, de forma a não haver problemas, e não se ter de recorrer ao infame "fender rolling", onde se deformam a zona das cavas mais para fora, por forma a ganhar espaço no interior para um pneu maior e evitar que se ande a raspar com aquilo. :assubiar
MAS, o pneu não influencia o ET da jante...mas influencia naturalmente o quanto mais (ou menos) fica a jante para fora (e para dentro).
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Quanto à curva que o V8Power se está a referir, o ET também influencia aí. Aliás, é a principal razão pela qual algumas jantes a imitar as CSL de 18'' não têm quase concavidade nenhuma, e umas de 19'' já tinham bastante.
Num offset mais pequeno, a zona onde entram os pernes de aperto, está muito afastada das extremidades da jante, portanto os raios vão ser muito côncavos. Num offset grande, essa mesma zona de aperto fica quase à face da extremidade da jante, e portanto, origina raios praticamente direitos.
Aliás, se pensarem nisso, praticamente todas as jantes OEM disponíveis para os série 1 (mas existem algumas excepções), têm os raios muito direitos, muito por culpa da utilização de um offset perto de 50. :fixe
Enfim...muita parra e se calhar, pouca uva...mas espero ter ajudado qualquer coisa. :winner
P.S.: Embora não tenha abordado isso pois não fazia parte das questões colocadas, obviamente que se passa o inverso com o lado de dentro da jante. Algo com que também é preciso ter algum cuidado, por causa do espaço necessário para as travadeiras, e não andar a bater na suspensão e por aí fora... :wall