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FAP, retirar?

Enviado: 19 jul 2010, 21:08
por Pearl_White
Boas pessoal...
Tenho um S1 118d de 2006, acendeu-me a luz que deveria limpar ou substituir ou lá o que é, o FAP.
Estava a pensar mais em tiralo fora, parece que em muitos cassos o fazem...fui a interescapes e eles disem que sim senhor tirão, não se responsabilizão é se depois me acender a luz de motor ou outra qualquer?
Gostaria de saber mais a cerca disto, se existe alguma forma de essa luz não aparecer, se alguem já tirou como fez, se devo tirar ou não...em resumo qual é a vossa opinião a cerca disso!

abraços

Re: FAP, retirar?

Enviado: 19 jul 2010, 22:26
por Metralha
VC Power resolve isso....sem luzes...sem erros...lol...

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 00:13
por futuro
O que é a FAP? E o que se ganha em tirá-la?

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 00:33
por Chelsea
futuro Escreveu:O que é a FAP? E o que se ganha em tirá-la?
Eu já expliquei isso uma vez, mas foi quando o fórum foi abaixo!!! :lol1

A FAP, não é nada mais que o filtro de partículas. Os motores diesel durante o processo de combustão do combustível, tendem a libertar carvão. Quanto mais pobre for a mistura no interior do motor (por ex. no caso de uma repro que aumente o rácio de injecção de combustível vs. ar), maior vai ser a produção de carvão.
Idêntico a um fogão...se a chama for azul (mistura rica), os fundos dos tachos ficam da cor original...se a chama for amarela (mistura pobre) os fundos dos tachos ficam todos pretos!

O filtro de partículas é um filtro tipo favos de mel, que capta as partículas de carvão no seu interior, evitando que saiam para a atmosfera e sejam libertados pelo escape (razão pela qual, carros sem fap, reprogramados "à bruta" e a diesel, são umas locomotivas autênticas como se podem ver muitas vezes por aí).
Ora como é natural, quanto maiores forem os "poros" do filtro, menores serão as perdas de carga induzidas no sistema, mas pior será a filtração dos gases...inversamente, quanto menores forem as dimensões dos poros, mais partículas são captadas pelo filtro, mas maior serão as perdas de carga no sistema. Aqui, tem sempre de haver um compromisso.

Imagem

Ora, se por um lado, este componente permite cumprir as normas Euro de emissões, pelo outro, é um componente que provoca uma maior perda de carga no sistema de escape, o que induz maiores esforços no motor e respectivos componentes.
Quando digo maior, é porque alguma da potência é dispendida para fazer com que os gases de combustão consigam atravessar o filtro e sair "normalmente" pelo escape.

Depois de filtrar por um X tempo, fica cheio, e aí é injectado um pouco mais de combustível adicional, para aumentar a temperatura dos gases de escape, e incinerar os resíduos captados pela FAP.

Em suma, a FAP filtra as partículas que saem juntamente com os gases de combustão, e ganhas mais emissões e poluição a sair do teu carro vs. 2/3 cavalitos adicionais e um ligeiro esforço a menos no motor.
Como a maior parte das pessoas que optam por tirar a FAP, é só para ter um punhadito adicional de cavalos, aquilo que ganham em menor esforço de motor, perdem com as acelerações que depois vão dar ao carro, a frio e a quente.

Enfim, vai do gosto e interesse de cada um. :lovebmw

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 00:37
por AMS
Na minha 5 aconselharam-me a mandar limpar o FAP em vez de o retirar ou meter um novo...

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 15:07
por Grovee
Uma FAP nova são 1500 euros ... por isso a limpeza deve ser a melhor opção do que a retirar

cmps!

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 15:21
por rodrigues81
Mas se retirar so a FAP não vai acender luzes no painel?

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 16:04
por Metralha
rodrigues81 Escreveu:Mas se retirar so a FAP não vai acender luzes no painel?
~

vai parecer uma arvore de natal.... :lol1

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 21:41
por Amarras aka D-4D
E alguém sabe o preço dessas limpezas de FAP?

Ora bem lá para 2014 tenho de pensar nisso...lol

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 21:51
por rodrigues81
Metralha, :lol1 :lol1

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 22:00
por paul01
Off-topic: alguém tem o porta-luvas c fecho (fechar manualmente com a chave)? Já vi uns que têm, se nao estou em erro, mas como o meu n tem e nao me lembro de ter visto isso como um extra...

cumps

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 22:10
por AMS
Amarras aka D-4D Escreveu:E alguém sabe o preço dessas limpezas de FAP?

Ora bem lá para 2014 tenho de pensar nisso...lol
Falaram-me em 30€ ou 50€ consoante o FAP e o nível de sujidade.

Tens de desmontar e montar... levas num dia e no dia seguinte vais buscar...

Re: FAP, retirar?

Enviado: 20 jul 2010, 23:16
por Pearl_White
Metralha Escreveu:VC Power resolve isso....sem luzes...sem erros...lol...

E isso é onde? Retiraste o teu?

Re: FAP, retirar?

Enviado: 21 jul 2010, 00:19
por Amarras aka D-4D
Obrigado AMS...boas noticias sendo assim.

Re: FAP, retirar?

Enviado: 21 jul 2010, 09:31
por Tiger
Pearl_White Escreveu:
Metralha Escreveu:VC Power resolve isso....sem luzes...sem erros...lol...

E isso é onde? Retiraste o teu?
Fica em Vila Real a casa Vilauto Competições.