futuro Escreveu:O que é a FAP? E o que se ganha em tirá-la?
Eu já expliquei isso uma vez, mas foi quando o fórum foi abaixo!!! :lol1
A FAP, não é nada mais que o filtro de partículas. Os motores diesel durante o processo de combustão do combustível, tendem a libertar carvão. Quanto mais pobre for a mistura no interior do motor (por ex. no caso de uma repro que aumente o rácio de injecção de combustível vs. ar), maior vai ser a produção de carvão.
Idêntico a um fogão...se a chama for azul (mistura rica), os fundos dos tachos ficam da cor original...se a chama for amarela (mistura pobre) os fundos dos tachos ficam todos pretos!
O filtro de partículas é um filtro tipo favos de mel, que capta as partículas de carvão no seu interior, evitando que saiam para a atmosfera e sejam libertados pelo escape (razão pela qual, carros sem fap, reprogramados "à bruta" e a diesel, são umas locomotivas autênticas como se podem ver muitas vezes por aí).
Ora como é natural, quanto maiores forem os "poros" do filtro, menores serão as perdas de carga induzidas no sistema, mas pior será a filtração dos gases...inversamente, quanto menores forem as dimensões dos poros, mais partículas são captadas pelo filtro, mas maior serão as perdas de carga no sistema. Aqui, tem sempre de haver um compromisso.
Ora, se por um lado, este componente permite cumprir as normas Euro de emissões, pelo outro, é um componente que provoca uma maior perda de carga no sistema de escape, o que induz maiores esforços no motor e respectivos componentes.
Quando digo maior, é porque alguma da potência é dispendida para fazer com que os gases de combustão consigam atravessar o filtro e sair "normalmente" pelo escape.
Depois de filtrar por um X tempo, fica cheio, e aí é injectado um pouco mais de combustível adicional, para aumentar a temperatura dos gases de escape, e incinerar os resíduos captados pela FAP.
Em suma, a FAP filtra as partículas que saem juntamente com os gases de combustão, e ganhas mais emissões e poluição a sair do teu carro vs. 2/3 cavalitos adicionais e um ligeiro esforço a menos no motor.
Como a maior parte das pessoas que optam por tirar a FAP, é só para ter um punhadito adicional de cavalos, aquilo que ganham em menor esforço de motor, perdem com as acelerações que depois vão dar ao carro, a frio e a quente.
Enfim, vai do gosto e interesse de cada um. :lovebmw