
Ele também é membro aqui no forim.
Moderador: Staff
A desvantagem não é ser mais inseguro. A insegurança da sobreviragem está ligada à forma instintiva de um condutor reagir. Se o carro te fugir de frente, nós temos tendência a tirar o pé do acelerador e, no caso de um tracção dianteira, este é o comportamento correcto. Mas num tracção traseira é preciso agir voluntariamente e não instintivamente, porque se levantares o pé com a traseira a fugir, nunca mais o agarras e potencias a sobreviragem. O que há que fazer é saber dosear o pedal do acelerador e contra-brecar.pedrosousa Escreveu:A maior desvantagem é ser muito menos seguro que o tracção à frente, pois é muito mais imprevisivel...
Isso dos bancos sempre foi uma festa, os TDI acusavam muita potência nos bancos sem freio, porque o motor 8v diesel tem um comportamento em baixas muito bom aliado a turbos pequenos gerava um pico de binário jeitoso e o banco trocavasse todo.Sotnas Escreveu:
Por outro lado, quando os A4 de 130cv acusavam valores acima dos 150cv em banco e os bimmmers de 136cv acusavam 142/143, o 320d, mesmo sendo mais pesado, abafava o TDI em todas as medições relacionadas com aceleração. O que comprova a maior eficiência do tracção traseira em termos de motricidade.
A grande mudança deu-se entre '75 e '90, na altura das crises energéticas. Na realidade, foi porque os FWD eram mais económicos. Espaço e segurança foram bónus em que tropeçaram depois.pedrosousa Escreveu:Um dos grandes motivos pelo qual muitas marcas passaram para tracção dianteira foi a segurança. Embora hoje em dia com o ESP esta diferença não se note, é práticamente igual ao um tracção dianteira em situações de uso normal.
Claro que não é possível treinar todas as pessoas.pedrosousa Escreveu:Isso dos bancos sempre foi uma festa, os TDI acusavam muita potência nos bancos sem freio, porque o motor 8v diesel tem um comportamento em baixas muito bom aliado a turbos pequenos gerava um pico de binário jeitoso e o banco trocavasse todo.Sotnas Escreveu:
Por outro lado, quando os A4 de 130cv acusavam valores acima dos 150cv em banco e os bimmmers de 136cv acusavam 142/143, o 320d, mesmo sendo mais pesado, abafava o TDI em todas as medições relacionadas com aceleração. O que comprova a maior eficiência do tracção traseira em termos de motricidade.
Quanto ao factor motricidade de um tracção traseira é um facto, pois quando aceleramos a dá-se uma transferência de massa para trás, sendo que as rodas motoras estão a trás teremos então extra grip nesses momentos...
Quanto à questão da segurança continuo a dizer o mesmo, não me venham com a história da reacção do condutor, não podemos treinar todas as pessoas para saberem conduzir bem um tracção traseira e embora seja muito mais eficaz requer uma habituação para a qual nem todos estão preparados nem predispostos. Um dos grandes motivos pelo qual muitas marcas passaram para tracção dianteira foi a segurança. Embora hoje em dia com o ESP esta diferença não se note, é práticamente igual ao um tracção dianteira em situações de uso normal.
Não é preciso morrer para ver o carro a sub ou sobrevirar.... :slybmw320d_Nel Escreveu:Não vamos complicar.
Aqui fica a explicação bem simples do Jeremy Clarkson:
“Subviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, não cumpre a trajectória, sai de frente contra uma arvore e você morre.
Sobreviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, atravessa a traseira, sai da estrada contra uma arvore e você morre.
Se quer a minha opinião, acho que a sobreviragem é melhor: pelo menos vamos de costas e não vemos a árvore a chegar.”
Ora aqui está a vantagem da tracção traseira!!! :lol1 :stoked :stoked