Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Mensagem por pedrosousa »

Isso é o artur... :P

Ele também é membro aqui no forim.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

grande kit d'unhas que ele teve... :fixe :driving :driving :driving

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

pedrosousa Escreveu:A maior desvantagem é ser muito menos seguro que o tracção à frente, pois é muito mais imprevisivel...
A desvantagem não é ser mais inseguro. A insegurança da sobreviragem está ligada à forma instintiva de um condutor reagir. Se o carro te fugir de frente, nós temos tendência a tirar o pé do acelerador e, no caso de um tracção dianteira, este é o comportamento correcto. Mas num tracção traseira é preciso agir voluntariamente e não instintivamente, porque se levantares o pé com a traseira a fugir, nunca mais o agarras e potencias a sobreviragem. O que há que fazer é saber dosear o pedal do acelerador e contra-brecar.

Por outro lado, quando os A4 de 130cv acusavam valores acima dos 150cv em banco e os bimmmers de 136cv acusavam 142/143, o 320d, mesmo sendo mais pesado, abafava o TDI em todas as medições relacionadas com aceleração. O que comprova a maior eficiência do tracção traseira em termos de motricidade.

pedrosousa
Membro Gold

Sotnas Escreveu:
Por outro lado, quando os A4 de 130cv acusavam valores acima dos 150cv em banco e os bimmmers de 136cv acusavam 142/143, o 320d, mesmo sendo mais pesado, abafava o TDI em todas as medições relacionadas com aceleração. O que comprova a maior eficiência do tracção traseira em termos de motricidade.
Isso dos bancos sempre foi uma festa, os TDI acusavam muita potência nos bancos sem freio, porque o motor 8v diesel tem um comportamento em baixas muito bom aliado a turbos pequenos gerava um pico de binário jeitoso e o banco trocavasse todo.

Quanto ao factor motricidade de um tracção traseira é um facto, pois quando aceleramos a dá-se uma transferência de massa para trás, sendo que as rodas motoras estão a trás teremos então extra grip nesses momentos...

Quanto à questão da segurança continuo a dizer o mesmo, não me venham com a história da reacção do condutor, não podemos treinar todas as pessoas para saberem conduzir bem um tracção traseira e embora seja muito mais eficaz requer uma habituação para a qual nem todos estão preparados nem predispostos. Um dos grandes motivos pelo qual muitas marcas passaram para tracção dianteira foi a segurança. Embora hoje em dia com o ESP esta diferença não se note, é práticamente igual ao um tracção dianteira em situações de uso normal.

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

desvantagem tempo de chuva é a pior coisa tempo seco é esganar
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

ovokinder
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2009, 05:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 LCI Sedan '04

Mensagem por ovokinder »

pedrosousa Escreveu:Um dos grandes motivos pelo qual muitas marcas passaram para tracção dianteira foi a segurança. Embora hoje em dia com o ESP esta diferença não se note, é práticamente igual ao um tracção dianteira em situações de uso normal.
A grande mudança deu-se entre '75 e '90, na altura das crises energéticas. Na realidade, foi porque os FWD eram mais económicos. Espaço e segurança foram bónus em que tropeçaram depois.

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

pedrosousa Escreveu:
Sotnas Escreveu:
Isso dos bancos sempre foi uma festa, os TDI acusavam muita potência nos bancos sem freio, porque o motor 8v diesel tem um comportamento em baixas muito bom aliado a turbos pequenos gerava um pico de binário jeitoso e o banco trocavasse todo.

Quanto ao factor motricidade de um tracção traseira é um facto, pois quando aceleramos a dá-se uma transferência de massa para trás, sendo que as rodas motoras estão a trás teremos então extra grip nesses momentos...

Quanto à questão da segurança continuo a dizer o mesmo, não me venham com a história da reacção do condutor, não podemos treinar todas as pessoas para saberem conduzir bem um tracção traseira e embora seja muito mais eficaz requer uma habituação para a qual nem todos estão preparados nem predispostos. Um dos grandes motivos pelo qual muitas marcas passaram para tracção dianteira foi a segurança. Embora hoje em dia com o ESP esta diferença não se note, é práticamente igual ao um tracção dianteira em situações de uso normal.
Claro que não é possível treinar todas as pessoas.

Os valores de potencia de que falei, foram publicados pela Autopista espanhola. E havia uma diferença significativa entre A4 e 320d, mas na estrada as medições mostravam um BMW mais eficiente e mais rápido.

A Volvo e a Saab optaram pela tracção dianteira precisamente pelo comportamento na neve.

Mas, nem sempre um tracção traseira é tão sobrevirador como se pensa. Os MB's têm uma distribuição de massa diferente dos BM's. Têm mais peso no eixo dianteiro e isso, em muitas circunstâncias, fá-los sair de frente.

Eu tive uma C220 CDI e para a fazer soltar a traseira, tinha que o fazer em travagem e ser muito brusco para lhe fazer saltar o "rabo".

Na chuva, o BMW exige suavidade por parte do condutor sobre todos os comandos do veículos, mas em especial sobre a direcção. Guinadas vão, seguramente, obrigar-nos a ir buscar a traseira às couves.

Podem-se fazer pequenas experiencias, sem causar perigo para os demais condutores, nos nós de acesso a algumas vias rápidas, em que em travagem, ao meio da curva e com uma ajuda de um angulo de volante mais exagerado, é possivel sentir a traseira a escorregar, mas sem sair do lugar. Não é preciso deslocar-nos a mais 30 km/h para observarmos este fenomeno.

nelsongas
Membro Iniciado
Registado: 24 set 2006, 23:41

Mensagem por nelsongas »

Não vamos complicar.

Aqui fica a explicação bem simples do Jeremy Clarkson:

“Subviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, não cumpre a trajectória, sai de frente contra uma arvore e você morre.
Sobreviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, atravessa a traseira, sai da estrada contra uma arvore e você morre.
Se quer a minha opinião, acho que a sobreviragem é melhor: pelo menos vamos de costas e não vemos a árvore a chegar.”

Ora aqui está a vantagem da tracção traseira!!! :lol1 :stoked :stoked

ovokinder
Membro Iniciado

Mensagem por ovokinder »

ROTFL boa xD :lovebmw

pedrosousa
Membro Gold

bmw320d_Nel Escreveu:Não vamos complicar.

Aqui fica a explicação bem simples do Jeremy Clarkson:

“Subviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, não cumpre a trajectória, sai de frente contra uma arvore e você morre.
Sobreviragem é quando o seu carro, ao entrar na curva, atravessa a traseira, sai da estrada contra uma arvore e você morre.
Se quer a minha opinião, acho que a sobreviragem é melhor: pelo menos vamos de costas e não vemos a árvore a chegar.”

Ora aqui está a vantagem da tracção traseira!!! :lol1 :stoked :stoked
Não é preciso morrer para ver o carro a sub ou sobrevirar.... :sly

Granda maluco... :lol1

Ghost_TDI
Membro Juvenil
Registado: 25 nov 2008, 19:30
O meu Carro:: Bmw 320d Touring E46 ///M

Mensagem por Ghost_TDI »

Como brevemente vou ser (espero eu) dono de um BM, e depois de ler estes post's sobre o assunto da tracção trasseira, e tendo até hoje conduzido carros de tracção a frente gostava de vos perguntar, qual a melhor manera de me preparar a "dominar" um tracção traseira sem apanhar grandes sustos:?::?::?:
Como li mais acima, quando um tração dianteira quando "foge" o instinto é levantar o pé do acelerador(coisa certa), mas se tiver a mema atitude num trasseira arisco me a ter uma pequena surpresa certo? nesse caso é dosear o acelerador :?: mas sem execessos certo senão o resutado é capaz de ser ainda pior :?:
Ao ver videos de tracção trasseira parece muito facil brincar com eles, mas ao vivo deve ser outra treta.
A minha unica "brincadeira" com uma propulsão, foi com um corola de 70 e picos com diferencial soldado, mas como aquilo era para o gozo bater em guias e cair em valetas não custava nada :lol1
New NorthSquad Project /// 17-09-2009
Imagem
Project viewtopic.php?f=59&t=37595&start=0

ovokinder
Membro Iniciado

Mensagem por ovokinder »

Curso de condução na BMW :P

Pena isso em Portugal ser mentira... Um dia destes tenho que ir a Espanha :]

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

boas...

desvantagem é mesmo a chuva k virei o meu ao contrario mas na mesma condiçao tb virei ao contrario o meu antigo carro (opel corsa), e tb é mais façil de ficar enterrado em terra mol ou areia.

de resto pouca diferença faz,tem sempre as diferenças
por isso o melhor inda é 4x4 :D

cumps

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Ghost_TDI, é preciso ver também que se comprares um modelo com ajudas recente, com ajudas electronias DSC não tens que andar constantemente a pensar nisso, podes ter uma condução normal e até mesmo uns exageros por descuido.

Eu andei 9 anos com um 316i de '95 e habituei-me no sendido de perceber onde e como devia dar gas numa condução normal de dia a dia.. nem tou a falar de andar a curtir. --Ex. num cruzamento de empedrado praticamente polido, (e então com chuva...) sabia que por exemplo não podia disparar de 1ª assim que tivesse uma aberta entre 2 carros, senão ficava voltado para de onde vinha :D -- mas agora com o E46 com DSC não me ando a preocupar com isso..

Claro que recomendo a quem tenha acesso a um sitio onde possa "brincar" em segurança e sem infringir nenhuma lei (um parque privado de uma fábrica, um descampado num monte, quinta, etc) ler alguma teoria, desligar o DSC por completo, e praticar/simular situações dessas.

Melhor ainda e para para quem puder, é como o ovokinder diz... um curso de condução da BMW.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H8E9qfmPkVk[/youtube]
Video Promocional

Já exprimentei este do video promocional acima, exactamente nesse mesmo local, e recomendo vivamente. Aprende-se muito!

http://www.youtube.com/watch?v=fHi7U4unJMg - Uma "reportagem" (não é minha, mas é igual)

É pena em PT não haver nada disto.. nem ao menos uma edição por ano! Mas parece que há umas BMW Experience ocasionais que são o que mais se aproxima.
Imagem

Imagem

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

já foi quase tudo dito, resta-me dizer: RWD forever... ;)
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

Responder

Voltar para “Série 3”