E46 Touring - problema instabilidade ao volante

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

cueca
Membro Iniciado
Registado: 25 out 2007, 00:33
O meu Carro:: BMW 320d E46

E46 Touring - problema instabilidade ao volante

Mensagem por cueca »

Olá Malta,
Boas

Tenho uma E46 Touring, e de algum tempo para cá tenho sentido uma sensação muito estranha ao volante, ou seja, vou com a direcção direita e sinto o carro a ir para a esquerda e para a direita, Já fui alinhar a direcção e já levou pneus novos e continua a fazer a mesma coisa, alguém sabe o que poderá ser?...

Será que tem alguma coisa a ver com a caixa de direcção?

Cpts
:lovebmw

Gasolina
Membro Juvenil
Registado: 03 out 2010, 00:57
O meu Carro:: E46 coupé

Re: E46 Touring - problema instabilidade ao volante

Mensagem por Gasolina »

ponteiras de direcção com folga?

rótulas de suspensão com folga?

Penso que se fosse a caixa notarias uma "zona morta" no centro do volante, mas posso estar errado.
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

Silvio Brites
Membro Senior
Registado: 18 jan 2009, 16:10
O meu Carro:: 320d E46/ 318d E90/ 320d e92

Mensagem por Silvio Brites »

deve ser a caixa de direçao...
o meu está com o mesmo problema, já mudei os triangulos e respectivos apoios, as ponteiras de direçao, neti peneus novos, alinhei a direção e continua igual

já houvi falar k dá para tirar a folga da direção, mas o meu mecanico disse k era perigoso mexer nisso...
ImagemImagem
VENDO AIRBAG E46 Redondo 120€ jà com portes
VENDO interior completo pack M e46 coupe em alcantara
Vendo manete do pisca e46 com CB por 30€

pedro_SP
Membro Juvenil
Registado: 02 nov 2012, 17:17
O meu Carro:: BMW 320D E46 2002/09

Mensagem por pedro_SP »

eu vou para pneus ovalizados ou jante empenada, a minha ja aconteceu isso, parecia uma cobra a velocidades baixas

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Silvio Brites Escreveu:deve ser a caixa de direçao...
o meu está com o mesmo problema, já mudei os triangulos e respectivos apoios, as ponteiras de direçao, neti peneus novos, alinhei a direção e continua igual

já houvi falar k dá para tirar a folga da direção, mas o meu mecanico disse k era perigoso mexer nisso...
Não dá para tirar a folga à caixa de direcção....solução caixanova ou recondicionada.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

cueca Escreveu:Olá Malta,
Boas

Tenho uma E46 Touring, e de algum tempo para cá tenho sentido uma sensação muito estranha ao volante, ou seja, vou com a direcção direita e sinto o carro a ir para a esquerda e para a direita, Já fui alinhar a direcção e já levou pneus novos e continua a fazer a mesma coisa, alguém sabe o que poderá ser?...

Será que tem alguma coisa a ver com a caixa de direcção?

Cpts
:lovebmw
Boas o gasolina já te deu umas dicas, vê também o estado do cardã da coluna de direcção.....se já levou isso tudo!!
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

Esse tipo de folgas é indicio da caixa de direção nas lonas.
Basta fazer um teste para ter a certeza - virar levemente para a esquerda e para a direita até sentir a direção fazer força
o espaço intermédio desde que se vira até fazer força indica a folga que tem!
Aproveita a vida!
Imagem

cueca
Membro Iniciado

Mensagem por cueca »

Boas
nunca levou rotulas nem ponteiras..... os amortecedores são novos, os pneus também.... não sei, tenho que levar à oficina para ver o que se passa....

Isto está e mexer com o meu sistema nervoso, vou numa recta com o volante quieto e direito e sinto o carro para a esquerda e a direita.

Eu depois informo qual o problema

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

cueca Escreveu:Boas
nunca levou rotulas nem ponteiras..... os amortecedores são novos, os pneus também.... não sei, tenho que levar à oficina para ver o que se passa....

Isto está e mexer com o meu sistema nervoso, vou numa recta com o volante quieto e direito e sinto o carro para a esquerda e a direita.

Eu depois informo qual o problema
Então vai ver se existem folgas nos terminais de direcção ou cinoblocos dos braços de suspensão.....

bmwtc
Membro Juvenil
Registado: 20 set 2007, 00:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1998/09

Mensagem por bmwtc »

Que marca de pneus metest????

cueca
Membro Iniciado

Mensagem por cueca »

bridgestone potenza... 225 e sempre usei a mesma marca....

Miguel Moreira
Membro Juvenil
Registado: 10 jul 2010, 00:31
O meu Carro:: BMW 525 Tds e39 - 1997

Mensagem por Miguel Moreira »

Muito provavelmente o problema não virá daqui...mas a pressão dos pneus tem uma grande influência.. e revela-se com sintomas muito semelhantes, sempre claro a velocidades mais elevadas, por exemplo a partir dos 90, 100 kmh. A pressão para um e46 320d, 4 pessoas sem carga, como é indicado na tabela na porta do condutor, situa-se por volta dos 2.0 bar, o que de facto parece pouco, mas é o aconselhado (isto com medidas de fábrica). Já experimentei este tipo de instabilidade com pneus a 2.3 bar por exemplo, e sem mais nenhum tipo de problemas em qualquer outra peça. A começar, será sempre pelo mais simples até porque pra já o ar ainda é gratuito.

bmwtc
Membro Juvenil
Registado: 20 set 2007, 00:19
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1998/09

Mensagem por bmwtc »

omeu temum problema parecido fui alinhar e dizem que e as manga de eixo empenada, estranho e que o carro nunca teve um toque pode se confirmar isso pelas soldas de fabrica e mesmo assim com o tempo a manga de eixo empenou, nao consegue dar a afinação que deveria ter ainda nao troquei para dizer se e dai ou naomas a partida será pois ja troquei:
braços de suspenção
pneus novos
Pendorais
Caixa de direcção recondicionada
cinoblocos dai so pode ser das manga de eixo!! os sintomas sao os mesmos amigo ve isso numa casa que saiba alinhar mesmo e ve se consegue alinhar a traseira como manda de fabrica!!! cumps e diz qualquer coisa gostava de saber

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

bmwtc Escreveu:omeu temum problema parecido fui alinhar e dizem que e as manga de eixo empenada, estranho e que o carro nunca teve um toque pode se confirmar isso pelas soldas de fabrica e mesmo assim com o tempo a manga de eixo empenou, nao consegue dar a afinação que deveria ter ainda nao troquei para dizer se e dai ou naomas a partida será pois ja troquei:
braços de suspenção
pneus novos
Pendorais
cinoblocos dai so pode ser das manga de eixo!! os sintomas sao os mesmos amigo ve isso numa casa que saiba alinhar mesmo e ve se consegue alinhar a traseira como manda de fabrica!!! cumps e diz qualquer coisa gostava de saber
Boas amigo as mangas de eixo (cubo da roda) não empenam, podem é ganhar folga nos rolamentos e aí tem de se substituir completa.....

sarrico320
Membro Junior
Registado: 08 jul 2011, 18:14
O meu Carro:: e91 20d

Mensagem por sarrico320 »

JOFIMO Escreveu:
bmwtc Escreveu:omeu temum problema parecido fui alinhar e dizem que e as manga de eixo empenada, estranho e que o carro nunca teve um toque pode se confirmar isso pelas soldas de fabrica e mesmo assim com o tempo a manga de eixo empenou, nao consegue dar a afinação que deveria ter ainda nao troquei para dizer se e dai ou naomas a partida será pois ja troquei:
braços de suspenção
pneus novos
Pendorais
Boas amigo as mangas de eixo (cubo da roda) não empenam, podem é ganhar folga nos rolamentos e aí tem de se substituir completa.....
Isso é brincadeira para quanto? (em material)

Responder

Voltar para “Série 3”