[RESOLVIDO] Carro foge como se houvesse muito vento

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

nandream Escreveu:Boas, tenho uma carrinha e46 320d ja me aconteceu o mesmo e cheguei há conclusão que eram dos pneuse o teu problema deve ser semelhante.
Tinha pirelli p7 nas quatro rodas dom pneus 206/55r16 os de traz ja estavam mamados e meti uns Toyo Proxes com a ideia de o mes seguinte meter igual há frente, mas sai da oficina senti logo a trazeira e baloiçar nas curvas, nessa noite fiz 50klm de auto estrada e tal como tu a partir de 80/90kmh a trazeira andava de um lado para o outro por vontade propria tinha de constantemente fazer correções de volante, a curvar então tal era a falta de confiança na establidade que tinha de tirar o pé antes de entrar nas curvas e so acelerar em recta, coisa que com os pirelli mesmo gastos fazia a quase o dobro da velocidade.
Depois de muitas voltas onde verifiquei a suspenção, cino blocos, varios tipos de preção e de ler alguns foruns Ingleses de pessoal com o mesmo problema, decidi comprar pnues de borracha ais dura com mais apoio lateral do pneu posi os proxes as laterais são bastante moles até com o dedo se via isso em comparação com pirelly da frente e comprei uns Falken 512tr meti a tras e passei os toyo para a frente e a diferença foi notória voltei a ter o carro estavéla pesar de sentir algums adornar no eixo da as laterais dobrarem algo o eixo trazeiro voltou a estar estavel.

à pouco tempo meti por necessidade no eixo trazeiro brigestone turanza er300 e apesar de nada grave no inicio senti algum abanar, mas a mais velocidade a partir dos 140/150kmh mas agora estabilizou com alguma borracha gasta.
Da minha parte cheguei há conclusão que pneus muito desportivos ou de má qualidade chinocas não se daõ com o peso e tração trazeira e as laterais do pneu não tem firmeza suficiente, oscilam em andamente o que origina essa sensação da trazeira a ondolar para os lados parece vento que abana a trazeira.
Só agora tive oportunidade de vir ao fórum e tenho apenas a dizer que a minha história - como sabem pelo historial deste tópico - é igual à deste user. :)

Felizmente para mim, tive a sorte do problema ser precisamente dos pneus e não era garantidamente por serem pneus de fraca qualidade mas sim por terem um rasto novo (S001 ao invés do antigo RE050A) e ter as paredes mais moles.

Agora ando temporariamente com uns Continental que eles me emprestaram até terem lá pneus novos com aquela medida e finalmente tenho o meu carro de volta. :D

Já vai aos 230 sem problema, já dou as "minhas curvas a puxar", resumidamente - o meu carro voltou! :D

PS: Vou alterar o post principal com a resolução para futuros casos.
Última edição por DJ Drum`n em 28 mai 2013, 23:39, editado 1 vez no total.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Forever Alone
Membro Juvenil
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods

Mensagem por Forever Alone »

Finalmente! :palmas

Pqp. :lol:
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

DJ Drum`n Escreveu: Só agora tive oportunidade de vir ao fórum e tenho apenas a dizer que a minha história - como sabem pelo historial deste tópico - é igual à deste user. :)

Felizmente para mim, tive a sorte do problema ser precisamente dos pneus e não era garantidamente por serem pneus de fraca qualidade mas sim por terem um rasto novo (T001 ao invés do antigo RE050A) e ter as paredes mais moles.
Os pneus que tinhas, eram BMW star approved? Podes ver isso com uma "estrelinha" estampada na face do pneu.

Já agora, qual era a medida que tinhas montada no carro?
DJ Drum`n Escreveu: Agora ando temporariamente com uns Continental que eles me emprestaram até terem lá pneus novos com aquela medida e finalmente tenho o meu carro de volta. :D

Já vai aos 230 sem problema, já dou as "minhas curvas a puxar", resumidamente - o meu carro voltou! :D
Não foste nada aos 230. Certamente que não ultrapassaste o limite de velocidade legal de 120Km/h. Erro compreensível, já que os numeros estão mesmo ali coladinhos, uns aos outros! :D
Forever Alone Escreveu:
Junglas Escreveu:Em que é que te baseias para conotar paredes moles/menos rígidas, com pneus de fraca qualidade?
Se é um problema seria expectável que fossem esses que o tivessem. Bitaite, basicamente. :fixe

Estou sempre aberto a mudanças, foi assim que aprendi o que aprendi até aqui.
Mais uma vez, volto a perguntar o que é que te leva a tirar essa elacção e esse mapeamento de "parede mole = problema".

Sabes que uma parede dura obriga a suspensão a ter que estar sujeita a maiores esforços, perdes (muito) conforto e não é por isso que o pneu agarra mais á estrada?
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Forever Alone
Membro Juvenil

Junglas Escreveu:Mais uma vez, volto a perguntar o que é que te leva a tirar essa elacção e esse mapeamento de "parede mole = problema".

Sabes que uma parede dura obriga a suspensão a ter que estar sujeita a maiores esforços, perdes (muito) conforto e não é por isso que o pneu agarra mais á estrada?
Excessivamente mole para mim é um problema, acho que é senso comum, as coisas têm que ter um equilibrio.

Sei disso sim, caso dos Runflat. :fixe

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: [RESOLVIDO] Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por JOFIMO »

INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

Ainda bem que isto ficou resolvido :fixe
Eu bem disse que devias ter trocado logo de pneus ou experimentar outras jantes com outros pneus! Visto que o problema só apareceu depois de mudares de pneus. Apenas seguindo a logica da coisa...

Fica o caso registado para futuros users
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

DJ Drum`n Escreveu:
nandream Escreveu:Boas, tenho uma carrinha e46 320d ja me aconteceu o mesmo e cheguei há conclusão que eram dos pneuse o teu problema deve ser semelhante.
Tinha pirelli p7 nas quatro rodas dom pneus 206/55r16 os de traz ja estavam mamados e meti uns Toyo Proxes com a ideia de o mes seguinte meter igual há frente, mas sai da oficina senti logo a trazeira e baloiçar nas curvas, nessa noite fiz 50klm de auto estrada e tal como tu a partir de 80/90kmh a trazeira andava de um lado para o outro por vontade propria tinha de constantemente fazer correções de volante, a curvar então tal era a falta de confiança na establidade que tinha de tirar o pé antes de entrar nas curvas e so acelerar em recta, coisa que com os pirelli mesmo gastos fazia a quase o dobro da velocidade.
Depois de muitas voltas onde verifiquei a suspenção, cino blocos, varios tipos de preção e de ler alguns foruns Ingleses de pessoal com o mesmo problema, decidi comprar pnues de borracha ais dura com mais apoio lateral do pneu posi os proxes as laterais são bastante moles até com o dedo se via isso em comparação com pirelly da frente e comprei uns Falken 512tr meti a tras e passei os toyo para a frente e a diferença foi notória voltei a ter o carro estavéla pesar de sentir algums adornar no eixo da as laterais dobrarem algo o eixo trazeiro voltou a estar estavel.

à pouco tempo meti por necessidade no eixo trazeiro brigestone turanza er300 e apesar de nada grave no inicio senti algum abanar, mas a mais velocidade a partir dos 140/150kmh mas agora estabilizou com alguma borracha gasta.
Da minha parte cheguei há conclusão que pneus muito desportivos ou de má qualidade chinocas não se daõ com o peso e tração trazeira e as laterais do pneu não tem firmeza suficiente, oscilam em andamente o que origina essa sensação da trazeira a ondolar para os lados parece vento que abana a trazeira.
Só agora tive oportunidade de vir ao fórum e tenho apenas a dizer que a minha história - como sabem pelo historial deste tópico - é igual à deste user. :)

Felizmente para mim, tive a sorte do problema ser precisamente dos pneus e não era garantidamente por serem pneus de fraca qualidade mas sim por terem um rasto novo (T001 ao invés do antigo RE050A) e ter as paredes mais moles.

Agora ando temporariamente com uns Continental que eles me emprestaram até terem lá pneus novos com aquela medida e finalmente tenho o meu carro de volta. :D

PS: Vou alterar o post principal com a resolução para futuros casos.
:fixe

Consegues saber qual era o indice de carga e de velocidade dos pneus que estavam montados?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Ainda bem que já tens o problema despistado / resolvido.

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

Junglas Escreveu:Os pneus que tinhas, eram BMW star approved? Podes ver isso com uma "estrelinha" estampada na face do pneu.

Já agora, qual era a medida que tinhas montada no carro?
Não sei se tinham a tal "estrelinha", mas sabes que isso é mais marketing que outra coisa não sabes? :)

É que isso tem que ver com acordos com marcas pois existem outras marcas sem acordos com a BMW e que são igualmente bons (ou melhores).

Os que eu tinha eram os Bridgestone POTENZA S001 245/40 R17 91Y

Um piso novo que saiu há meses.
Junglas Escreveu:Não foste nada aos 230. Certamente que não ultrapassaste o limite de velocidade legal de 120Km/h. Erro compreensível, já que os numeros estão mesmo ali coladinhos, uns aos outros! :D
Caramba, enganei-me a escrever. E logo eu que estou sempre dentro dos limites! :driving
Miguel000 Escreveu:Ainda bem que isto ficou resolvido :fixe
Eu bem disse que devias ter trocado logo de pneus ou experimentar outras jantes com outros pneus! Visto que o problema só apareceu depois de mudares de pneus. Apenas seguindo a logica da coisa...

Fica o caso registado para futuros users
É verdade. :)

Eu só achava mais estranho é que havia alturas em que parecia que "melhorava" e outras alturas em que parecia que o problema era da frente... comportamento mesmo estranho, péssimo de conduzir e muito perigoso. Irra...
Imagem

http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

Continental é bom.
Uso já à bastantes anos os SportContact e sempre aprovaram ;)
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

Forever Alone
Membro Juvenil

PauloFerreira79 Escreveu:Continental é bom.
Uso já à bastantes anos os SportContact e sempre aprovaram ;)
Basta olhar para os pneus, vê-se que aquilo em grip é das melhores coisinhas que aí andam, qualquer um deles dentro da sua classe.

Por acaso coisa que gostava de saber é se existe algum pneu cujo aspecto engane completamente, que costuma andar a par com o grip porque ambos variam conforme o pneu seja mais borracha ou mais plástico.
Última edição por Forever Alone em 29 mai 2013, 09:28, editado 1 vez no total.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Isso da estrela tem a sua cota parte de marketing, mas existem algumas caracteristicas próprias dos pneus com estrela, eu noto bem as diferenças para os outros que tinha e que não tinham a estrela.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

DJ Drum`n Escreveu: Não sei se tinham a tal "estrelinha", mas sabes que isso é mais marketing que outra coisa não sabes? :)

É que isso tem que ver com acordos com marcas pois existem outras marcas sem acordos com a BMW e que são igualmente bons (ou melhores).
Aí vejo um "nim"... Há muito marketing associado, é verdade, mas nem tudo é falso.

Tenho no meu leque de amigos próximos uma pessoa que esteve durante muitos anos ligada á competição, na área de pneus. Essa pessoa abriu uma casa de pneus há uns anos valentes e trabalha muito com carros exóticos, e gama alta.

Um problema comum com os bmw é ruído vibração e instabilidade, principalmente no eixo traseiro, chegando mesmo a destruir rolamentos. O denominador comum que este meu amigo encontrou foi que os carros que sofrem desse mal utilizam todos pneus que não são star approved, mesmo sendo de boas marcas, como continental ou michelin.

Andámos numa E61 onde o rasto dos pneus estava completamente escamado. A vibração lá dentro era insuportável. Problema resolvido com uns pneus da mesma marca, mas star approved.

Por isso é que eu digo. Há muito marketing, mas nem tudo é marketing.

Atenção que o dizer que todos os carros que tiveram problemas terem pneus sem a estrelinha, não é o mesmo que dizer que todos os pneus sem a aprovação causam problemas.
Última edição por Junglas em 29 mai 2013, 13:12, editado 1 vez no total.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Forever Alone
Membro Juvenil

Sempre a aprender, desconhecia a história rabeta da "estrelinha". :lol: 8)

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

Junglas Escreveu:
DJ Drum`n Escreveu: Não sei se tinham a tal "estrelinha", mas sabes que isso é mais marketing que outra coisa não sabes? :)

Aí vejo um "nim"... Há muito marketing associado, é verdade, mas nem tudo é falso.

Tenho no meu leque de amigos próximos uma pessoa que esteve durante muitos anos ligada á competição, na área de pneus. Essa pessoa abriu uma casa de pneus há uns anos valentes e trabalha muito com carros exóticos, e gama alta.

Um problema comum com os bmw é ruído vibração e instabilidade, principalmente no eixo traseiro, chegando mesmo a destruir rolamentos. O denominador comum que este meu amigo encontrou foi que os carros que sofrem desse mal utilizam todos pneus que não são star approved, mesmo sendo de boas marcas, como continental ou michelin.

Andámos numa E61 onde o rasto dos pneus estava completamente escamado. A vibração lá dentro era insuportável. Problema resolvido com uns pneus da mesma marca, mas star approved.

Por isso é que eu digo. Há muito marketing, mas nem tudo é marketing.

Atenção que o dizer que todos os carros que tiveram problemas terem pneus sem a estrelinha, não é o mesmo que dizer que todos os pneus sem a aprovação causam problemas.
Hum, com esta agora é que me "tramaste". :think

Desconhecia isso! Mas realmente o que dizes e de facto sendo ainda para mais como relatas de alguém com tamanha experiência, leva-me a acreditar que realmente existe de facto diferença. Aliás, vou mandar email de imediato para a casa de pneus a referir o pormenor "star approved". :)
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”